Loading ..

Blog

Estação de São Bento entre as 16 Mais Belas do Mundo

voltar

Para a famosa revista “Travel+Leisure” não há dúvidas: a Estação de São Bento é uma das mais belas do mundo!

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Email

A estação de caminhos de ferro de São Bento, no Porto, foi considerada pela edição online da revista norte-americana "Travel+Leisure", como uma das "16 estações mais bonitas do mundo".

Descubra as razões deste reconhecimento e conheça um pouco mais sobre a história deste monumento icónico da cidade Invicta.

 

A Beleza Incomparável da Estação de São Bento

A “Travel+Leisure”, revista mundialmente famosa de turismo e lazer, considerou a Estação de São Bento como uma das estações de caminho de ferro mais belas do mundo. Para quem conhece este encantador monumento, o destaque na revista não surpreende. Com os seus azulejos históricos e a sua autenticidade, a Estação de São Bento é um dos monumentos mais orgulhosos em Portugal.

A estação de São Bento foi considerada uma das mais belas do mundoA estação de São Bento foi considerada uma das mais belas do mundo
Os seus emblemáticos painéis de azulejos atraem milhares de turistas de todo o mundoOs seus emblemáticos painéis de azulejos atraem milhares de turistas de todo o mundo

Na sua edição, a revista destaca os painéis de azulejos da entrada: "Se o exterior é certamente bonito e traz-nos à memória a arquitetura parisiense do século XIX, com o seu telhado de mansarda e a frontaria de pedra, é o átrio principal que o fará engolir em seco. As paredes estão cobertas por 20.000 esplêndidos azulejos, que levaram 11 anos para o artista Jorge Colaço completar." 

Estes painéis de azulejos em azul e branco – tão caraterísticos em Portugal – ilustram momentos da História de Portugal, como a entrada solene de D. João I no Porto, com sua noiva, D. Filipa de Lencastre, Egas Moniz perante o rei de Leão, a conquista de Ceuta, temas de etnografia do Minho e do Douro, figuras simbólicas e, no friso superior, destaca-se o retrato à evolução dos transportes.

Os azulejos da Estação de São Bento são aclamados por todo o mundoOs azulejos da Estação de São Bento são aclamados por todo o mundo
Neles estão retratados alguns dos momentos mais emblemáticos da História de PortugalNeles estão retratados alguns dos momentos mais emblemáticos da História de Portugal

A Estação de São Bento ficou concluída em 1916 e está classificada como Património da Humanidade. A beleza do edifício de Marques da Silva, enriquecido pelos azulejos de Jorge Colação, tem atraído milhares de turistas de todo o mundo. Este é, inclusivamente, um dos pontos de partida de muitos dos nossos cruzeiros de 1 dia no Douro.

A listagem da “Travel+Leisure” inclui, ainda, outras Estações emblemáticas, como a Gare du Nord (Paris), Atocha (Madrid), as modernas estações de Kanazawa (Japão), a estação de Melbourne (Austrália), o terminal Arte Nova do Expresso do Oriente (Istambul), a estação neogótica de St. Pancras (Londres) ou a estação de Maputo (Moçambique).

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Email