Blog

A Estação de São Bento

voltar

Descubra a famosa Estação de São Bento, no Porto, a sua História, caraterísticas e linhas que aqui se cruzam!

Marta Afonso

Marta Afonso

Email

Situada em pleno coração da cidade do Porto, encontra-se a famosa Estação Ferroviária de São Bento, eleita em 2011 uma das mais belas estações ferroviárias do mundo pela revista Travel and Leisure. Distinção idêntica foi partilhada pela Condé Nast Traveller, ao lado de estações como a Metro Station Komsomolskaya em Moscovo ou a Gare do Nord em Paris.

Localizada na Praça de Almeida Garrett, foi inaugurada em 1916, no mesmo local onde anteriormente existira o Mosteiro de São Bento de Ave Maria.

A famosa Estação de São Bento é um dos ícones mais emblemáticos da InvictaA famosa Estação de São Bento é um dos ícones mais emblemáticos da Invicta
Os seus painéis de azulejos contam importantes marcos da História de Portugal e são mundialmente apreciadosOs seus painéis de azulejos contam importantes marcos da História de Portugal e são mundialmente apreciados

E se o seu exterior é lindíssimo e traz à memória a arquitetura parisiense do século XIX, o seu interior é de cortar a respiração. No seu átrio, as paredes estão cobertas por 20.000 azulejos pintados que ilustram a evolução dos transportes e cenários da história e vida dos portugueses, entre os quais se destaca a conquista de Ceuta, a Batalha de Arcos de Valdevez e a entrada solene de D. João I no Porto, com a sua noiva, D. Filipa de Lencastre.


Do Porto para o restante Norte do país

As linhas que findam ou partem da Estação de São Bento levam locais e transeuntes para o Norte do país. Aqui, existem, assim, várias linhas que permitem explorar alguns dos mais genuínos ícones do Património do país:


Linha do Minho

Com passagem pelas magnificas cidades de Valença do Minho, Braga e Guimarães.

Braga é uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, onde predomina fortemente o barroco. Outrora cidade romana e mais tarde cidades dos arcebispos, conta com mais de 2000 anos de História.

Guimarães, o berço de Portugal, oferece um magnífico centro histórico classificado Património Mundial pela UNESCO, em 2001. Conheça a cidade Capital Europeia da Cultura em 2012, onde se aprecia o desenvolvimento de uma cidade medieval, que mantém a sua autenticidade.

As linhas que findam ou partem da Estação de São Bento levam levam locais a turistas ao Norte do paísAs linhas que findam ou partem da Estação de São Bento levam levam locais a turistas ao Norte do país
Passeie pela Linha do Minho ou pela Linha do Douro e não se vai arrepender Passeie pela Linha do Minho ou pela Linha do Douro e não se vai arrepender

Por sua vez, Valença é cidade de fronteira com histórias próprias. A Fortaleza, monumento de valor mundial, o comércio tradicional e os milhares de visitantes que aqui pode encontrar, oferecem uma experiência única, misturando monumentos, comércio, gastronomia e multiculturalidade.


Linha do Douro

Esta linha realiza o percurso turístico entre o Porto e Pocinho, percorrendo o Douro Vinhateiro e desfrutando das melhores e mais imponentes paisagens que o Douro tem para lhe oferecer. Por entre montes, socalcos, túneis e percursos à beira rio, esta linha proporciona uma das mais famosas e belíssimas viagens de comboio que se podem explorar em Portugal.

Esta linha é utilizada nalguns dos programas dos nossos Cruzeiros no Douro, e completa o percurso de forma autêntica e maravilhosa. É, verdadeiramente, imperdível!

Em suma, e entre partidas e chegadas, pare um momento para contemplar os espaços da Estação de São Bento e recorde a nossa História pincelada nos azulejos do seu interior.

Marta Afonso

Marta Afonso

Email