Loading ..

Blog

Noite de São João no Porto

voltar

Celebre a noite mais longa do ano no Porto: entre programas e cruzeiros, conheça as nossas sugestões para o São João!

Marta Afonso

Marta Afonso

Email

Uma das festas populares mais famosas e icónicas de Portugal realiza-se no Porto. Sim, estamos a falar da noite portuense mais longa do ano. Aquela em que ricos e pobres, novos e velhos saem à rua para se juntarem à festa. Sim, estamos a falar da magnífica noite de São João!

Com sardinhas, pimentos, fogos de artifício, martelinhos, balões e muita música, estes são os pontos fortes de uma programação que marca a noite de 23 para 24 de junho, dia dedicado a São João.

O São João é a festa mais emblemática da cidade InvictaO São João é a festa mais emblemática da cidade Invicta
Com festas até de madrugada, toda a gente sai à rua e a diversão está garantidaCom festas até de madrugada, toda a gente sai à rua e a diversão está garantida

A Festa de São João no Porto

O dia 24 de junho foi consagrado a São João, uma vez que se crê que foi nesta data que o santo nasceu. Apesar de ser o padroeiro de muitas terras – principalmente no Norte do país – a cidade do Porto é a que mais festeja.

No entanto, a dedicação popular a São João nem sempre foi do agrado da Igreja, visto ser um evento demasiado alegre para um santo que viveu tão afastado das coisas mundanas. Segundo os registos do Cancioneiro Português, dos três santos populares (Santo António, São Pedro e São João), o padroeiro da Invicta seria o santo menos confiável para sua fama de sedutor.

À semelhança de outras festas dedicadas a santos padroeiros, o majerico é tradição no São João À semelhança de outras festas dedicadas a santos padroeiros, o majerico é tradição no São João
O fogo de artifício no Rio Douro é a maior atração da noiteO fogo de artifício no Rio Douro é a maior atração da noite

Contudo, a festa generalizou-se, passou de geração em geração e, hoje em dia, nenhum portuense consegue ficar indiferente a esta data. Em cada canto da cidade há festa, em cada rua se pode comer uma boa sardinha assada com batata cozida e pão, a qualquer momento que olhe para o céu conseguem ver-se os típicos e coloridos balões de São João a voarem em direção ao infinito. E, claro, não se esqueça do seu martelinho. Os inofensivos e divertidos martelinhos de São João animam, ainda mais, a festa que é feita por todos… para todos. 

Deixe-se seduzir pelos encantos do São João e… festeje!

A noite do dia 23 é a altura em que a festa está mais rija e animada mas, mesmo assim, e se tiver oportunidade, não deixe de participar nas atividades diurnas que vão decorrendo pela cidade:

  • a tradicional corrida de São João
  • os concursos de cascatas de São João
  • os concursos de montras de São João
  • o concurso de quadras populares alusivas ao São João

Durante a noite, os palcos das principais avenidas da cidade enchem-se de luz e som com a atuação de conhecidas badas portuguesas. Mas, em cada canto portuense, consegue encontrar muita música, muita dança e muita animação. Deixe-se imbuir pelo espírito festivaleiro que rodeia a Invicta por estes dias e divirta-se.

Na noite de São João há festas em todas as ruas da cidadeNa noite de São João há festas em todas as ruas da cidade
E vários concertos que juntam centenas de pessoas. O maior palco está na principal avenida da cidadeE vários concertos que juntam centenas de pessoas. O maior palco está na principal avenida da cidade

E lembre-se: quando o relógio bater as doze badaladas certifique-se que está num bom local com vista para o Rio Douro, onde decorrerá o mundialmente famoso Fogo de Artifício. Este espetáculo é impressionante pela sua peculiaridade e beleza: pequenos barcos espalhados pelo Rio lançam os foguetes que iluminam os céus, as duas margens do Douro e as suas águas cristalinas, culminando com um fascinante fogo posto lançado a partir da célebre Ponte D. Luís I. Este é, sem dúvida, o ponto mais alto da festa e um dos espetáculos mais bonitos de sempre!

O fogo de artifício de São João, no Porto, é um dos mais famosos da EuropaO fogo de artifício de São João, no Porto, é um dos mais famosos da Europa
Um espetáculo que acontece em pleno Rio Douro, com a Ponte D. Luís a ser a estrela principalUm espetáculo que acontece em pleno Rio Douro, com a Ponte D. Luís a ser a estrela principal

Outra alternativa de programa – e não menos cativante – é embarcar nos nossos cruzeiros especialmente dedicados à festa de São João. Com embarque por volta das 19h00 e em vários Cais espalhados pela cidade, a nossa festa faz-se a bordo: jantar tradicional de São João com música ao vivo, enquanto passeia pelas belas margens de Porto e Vila Nova de Gaia a bordo dos nossos cruzeiros. E, pouco antes da meia-noite, atracamos num ponto estratégico das margens para assistir ao inigualável e já descrito Fogo de Artifício de São João.

Consulte os cruzeiros de São João que temos disponíveis e boa festa!

Marta Afonso

Marta Afonso

Email