Loading ..

Blog

Pontes do Douro: Ponte da Arrábida

voltar

Descubra a história e curiosidades da Ponte da Arrábida, a infraestrutura que marcou a história da cidade do Porto

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Email

Com um aumento exponencial do trânsito na Ponte Luís I, sentiu-se a necessidade de construir uma nova ponte sobre o Rio Douro.

A Ponte da Arrábida foi a segunda a ser construída para a circulação rodoviária. Esta obra complexa de engenharia não só deu à Invicta um novo centro na Boavista, como ficou intimamente ligada à construção da autoestrada que faz a ligação entre o Norte e o Sul de Portugal, constituindo-se, assim, como uma das obras de maior importância para o desenvolvimento de todo o país.

A Ponte da Arrábida, icónica e autêntica obra de arte, é destinada à circulação rodoviária.A Ponte da Arrábida, icónica e autêntica obra de arte, é destinada à circulação rodoviária.
A Ponte da Arrábida foi inaugurada em 1963A Ponte da Arrábida foi inaugurada em 1963

A Ponte da Arrábida é uma das obras-primas do engenheiro Edgar Cardoso. Foi inaugurada em 1963 e tinha, na altura, o maior arco de betão armado do mundo. Atualmente, é uma obra classificada como monumento nacional.

O comprimento total do tabuleiro é de cerca de 615 metros, tem uma largura de 27 metros, um vão de 270 metros e atinge 70 metros acima do nível médio das águas. Os quatro grandes pilares que rematam a zona central da ponte apresentam esculturas em bronze, integradas no espírito inovador e na estética modernista da Ponte.

Na data da inauguração, era a ponte com maior arco de betão armado do mundoNa data da inauguração, era a ponte com maior arco de betão armado do mundo
As notícias sobre este arco de betão armado correram mundoAs notícias sobre este arco de betão armado correram mundo

Na sua inauguração, cheia a pompa e circunstância, está documentada a presença do Presidente da República Américo Tomás, a quem coube o “momento crucial” da obra, carregando nos botões que retiravam a “primeira costela da ponte” o cimbre (estrutura metálica provisória) que suportara a sua construção. Há quem diga que este foi um momento de muita tensão e receio para o então Presidente.

Atualmente, algumas caraterísticas funcionais da ponte já se alteraram. No início, o tabuleiro possuía dois viadutos de acesso, duas faixas de rodagem, duas pistas para ciclistas, dois passeios, um separador central e quatro elevadores. Hoje em dia, e devido ao forte tráfego rodoviário que se faz sentir diariamente nesta ponte, o número de faixas de rodagem foi alargado para três de cada lado, desaparecendo as pistas para ciclistas. Os dois passeios pedonais também ainda existem.

O aumento do volume de trânsito nesta ponte levou à alteração de certas caraterísticas originaisO aumento do volume de trânsito nesta ponte levou à alteração de certas caraterísticas originais
É a ponte mais próxima do mar e a paisagem que proporciona é incrivelmente belaÉ a ponte mais próxima do mar e a paisagem que proporciona é incrivelmente bela

Um Cruzeiro no Douro para apreciar a Ponte da Arrábida

A ponte da Arrábida é a ponte mais próxima da foz. Imponente e bela, é um monumento encantador. No nosso Cruzeiro das Pontes, um passeio de barco de 50 minutos pelas margens de Porto e Gaia, é possível passar pela Ponte e admirar a sua magnificência. O nosso guia contar-lhe-á a história e curiosidades desta enquanto, enquanto admira as fantásticas paisagens que vão desfilando para margem do Rio Douro. 

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Email