Estas São as Melhores Quintas para Visitar no Douro. Blog

Blog

Estas São as Melhores Quintas para Visitar no Douro

voltar

Deixe-se encantar pelas mais belas Quintas da região duriense!

A região do Douro é conhecida pelo Vinho e pela sua arrebatadora beleza, numa clara demonstração da perfeita comunhão entre Homem e Natureza. O Vale Encantado - como muitos o denominam - esconde, assim, alguns dos mais belos tesouros paisagísticos e vinhateiros.

Assim reunimos as melhores Quintas produtoras de vinho da região, para visitar nos seus passeios pelo Vale do Douro. Todas elas são arrebatadoramente belas e, claro, o destino perfeito se tem um enólogo ou alguma “curiosidade vinícola” dentro de si. Descubra-as e deixe-se encantar. Vai querer, certamente, visitá-las a todas!

 

Quinta da Avessada

Se é fã das paisagens durienses e de Enoturismo no Douro, ou se simplesmente é um amante da região, provavelmente já terá ouvido falar da Quinta da Avessada, localizada na bonita aldeia vinhateira de Favaios. A verdade é que esta Quinta, além de ter uma vista deslumbrante sobre o Vale do Douro e uns encantadores jardins nos quais pode passear, tem uma enoteca maravilhosa onde poderá ver representações dos processos vitivinícolas que são um testemunho das diferentes épocas na região do Douro Vinhateiro. E, claro, tem uma sala de envelhecimento e prova de vinhos selecionados onde, além de poder desfrutar dos maravilhosos vinhos produzidos na Quinta, os enólogos lhe darão todas as informações que sempre quis saber acerca de vinhos e, especificamente, acerca dos vinhos do Douro incluindo, claro, o tão delicioso – quanto precioso – Vinho Moscatel.

Para além disso, esta Quinta proporciona um almoço ou jantar verdadeiramente tradicional, confecionado em potes de ferro. O sabor típico da cozinha portuguesa vai fazê-lo apurar todos os seus sentidos e vai ser acompanhado de uma incrível explicação sobre a história desta Gastronomia. No final, música ao som de concertinas e bombos vai transportá-lo a tempos antigos, divertindo-se muito!

E, como se isto não fosse por si só razão suficiente para visitar a Quinta, na época das Vindimas temos um programa fantástico que vai adorar: poderá vivenciar a experiência das vindimas na primeira pessoa, fazendo parte de todo o processo de produção de vinho, desde o corte das uvas até ao pisar das mesmas. Sim, leu bem, vai mesmo poder participar de uma tradicional vindima duriense. Alertamos apara o facto de, devido ao grande interesse e afluência, ser aconselhado reservar este programa com antecedência. Acredite, vai ser uma experiência única e memorável.

 

Quinta do Tedo

A Quinta do Tedo, localizada entre a Régua e o Pinhão, tem uma vista soberba sobre o Douro onde se cruzam o Rio Douro e o Rio Tedo. Também aqui é possível aprender mais sobre os vinhos produzidos na região e, claro, fazer uma deliciosa prova de vinhos. Para além disso, esta Quinta também produz azeite pelo que, poderá também visitar o lagar. Assim, a nossa sugestão é que marque uma visita guiada e, simplesmente, desfrute!

 

Quinta do Vallado

Construída em 1716, a Quinta do Vallado é uma das mais emblemáticas da região duriense, uma vez que pertenceu à já lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira e sendo atualmente propriedade dos seus descendentes. Localizada muito perto de Peso da Régua, e plantada nas margens do Rio Corgo, tem uma vista fantástica sobre o Vale do Douro.

Para além da produção de vinho, a quinta foi convertida também em Hotel, pelo que aqui poderá ficar alojado, quer na ala antiga, quer na ala nova. Para além de ter oportunidade de pernoitar em pleno contexto vinhateiro, as provas de vinhos, a visita à adega e a paisagem de cortar a respiração, são outras das mais-valias desta Quinta. Poderá, ainda, desfrutar de piqueniques junto ao rio, passeios de barco e tardes na piscina, enquanto desfruta de um cálice de Vinho do Porto e até de workshops sobre vinhos, com experientes enólogos. Ou seja, mesmo que esteja apenas de passagem, não deixe de visitar!

 

Quinta do Pôpa

Localizada em Tabuaço, a Quinta do Pôpa é visita obrigatória, quer para os mais jovens, quer para casais que tenham crianças. Isto porque, a visita guiada é feita de forma bastante informal e próxima dos visitantes, com uma saborosa prova de vinhos que inclui, também, uma explicação detalhada (mas nunca massuda) dos vinhos e das suas diferenças. Para além disso, pode escolher fazer um delicioso piquenique nas vinhas, desfrutando da belíssima região duriense de uma forma tão espetacular, quanto peculiar.

 

Quinta do Crasto

Esta Quinta, que se situa na margem direita do Rio Douro – entre a Régua e o Pinhão –, tem uma vista absolutamente privilegiada sobre o Vale do Douro. Para além disso, tem uma piscina infinita e convidativa a mergulhos nos soalheiros dias de verão, assinada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, tendo já sido cenário de telenovelas, visitas e reportagens. A visita à Quinta é feita em exclusividade, ou seja, é desenhada à sua medida tendo em conta os seus interesses. Assim, esta é uma experiência excelente para incluir um programa muito romântico.

 

Em suma, estas são algumas das melhores Quintas para visitar no Douro, uma região única no Norte de Portugal e à qual apetece sempre voltar, em qualquer estação do ano. Visite-as e aproveite para participar numa Vindima tradicional. Vai adorar a experiência!