Os 5 miradouros mais impressionantes do Douro. Blog Douro

Blog

Os 5 Miradouros mais Impressionantes do Douro

voltar

Descobrir os miradouros do Douro, é conhecer lugares de sonho e de cortar a respiração!

Há quem chame ao Douro o “Vale Encantado”. E não é por acaso. O Vale do Douro que se estende, em tons de verde manchado pelo azul do rio, pelas encostas a perder de vista no horizonte, é uma das regiões mais bonitas do país.

Para além do Vinho do Porto que é produzido na região, ir ao Douro é como entrar num conto de fadas onde se escondem paisagens idílicas. A Natureza, o famoso Rio Douro e as paisagens tornam a experiência única e arrebatadora. A sensação é de liberdade e, aliada a tamanha beleza natural, levou a que a Região do Douro fosse considerado Património Mundial da Humanidade. Isto, claro, para não falar da total comunhão entre Homem e Natureza que se vive na região do Douro: afinal, foi o Homem que transformou o xisto das margens do rio em terreno fértil, e fez dele berço de um dos vinhos mais célebres do mundo.

Assim, quer vá visitar a região duriense de carro ou de comboio, há alguns miradouros a não perder no Vale do Douro se quiser experienciar paisagens de cortar a respiração. Pegue já na sua máquina fotográfica ou smartphone porque nós reunimos os cinco miradouros mais impressionantes do Douro que não vai mesmo querer perder!

 
 

Miradouro São Leonardo de Galafura

Localizado a poucos quilómetros da Régua, o Miradouro São Leonardo da Galafura é um dos mais conhecidos na Região do Douro. O escritor Miguel Torga descreveu-o como um “excesso da natureza” e a verdade é que é isso e muito, muito mais. Do alto dos seus 620 metros, determinados pelo marco geodésico, este miradouro proporciona uma vista arrebatadora sobre o Vale do Douro, com as suas encostas maravilhosas e o rio mais abaixo.

Deste ponto é possível ver-se, também, a grande Serra do Marão. Há quem diga que a altura do dia em que a vista é mais bonita é ao pôr-do-sol, mas independentemente da hora, é impossível não adorar esta amável paisagem.

 

Miradouro Casal de Loivos

O miradouro Casal de Loivos foi considerado pela prestigiada BBC como uma das seis vistas mais bonitas do mundo. É incrível, arrebatador, intenso. Situado a sensivelmente 5 quilómetros do Pinhão, tem uma das paisagens mais incríveis sobre o Rio Douro e uma das suas mais belas e caraterísticas curvas. E, claro, uma vista primordial sobre o Vale do Douro. É de fácil acesso e permite fotografias lindíssimas, pelo que será um marco obrigatório no seu roteiro pelo Douro.

 

Miradouro do Alto de Vargelas

Este Miradouro, que se situa entre Vale de Figueira e Ôlas, na estrada nacional EM 541, tem uma vista privilegiada sobre o Vale do Douro permitindo demoradamente apreciar não só a paisagem como, também, a forma como as encostas foram esculpidas pelo Homem. Francisco Moita Flores descreveu-o de uma forma espetacular e incólume: “quem subir ao alto de Vargelas ficará com a certeza de que chegou ao ponto mais belo do céu. O Douro visto daquele píncaro é o Paraíso prometido em todas as lições de catequese. É grandiosamente belo! As montanhas entrelaçam-se, magníficas, para, de repente, se escancararem em vales matizados com toda a paleta de verdes e castanhos que Deus inventou. E pelas encostas as quintas vão pintalgando de branco o silêncio majestoso por onde o Rio serpenteia”.

Um miradouro imperdível e de uma beleza tão ímpar, que nem o maior dos pintores lhe conseguiria fazer juz.

 

Miradouro São Salvador do Mundo

Situado na margem esquerda do Douro, em São João da Pesqueira, este miradouro não só alberga uma das vistas mais bonitas sobre o Douro como é, igualmente, um peculiar local de peregrinação, uma vez que é lá que se situa o santuário de São Salvador do Mundo, palco da fé. No topo dos seus 493 metros, avista-se a barragem de Valeira e, claro, o Rio Douro bem lá ao fundo. Daqui consegue ver-se a magnífica Linha do Douro e, com alguma sorte, o comboio que por lá passeia.

 
 

Miradouro de Santo António

O último, mas não menos importante, miradouro da nossa lista é um miradouro localizado na cidade de Peso da Régua. Por aqui há bancos para conseguir apreciar a paisagem delongadamente. Deste majestoso ponto avistamos não só o encantador Rio Douro e as suas típicas encostas, como também nos oferece uma perspetiva única sobre a própria cidade da Régua que se estende aos seus pés. Se observar com atenção vai conseguir admirar as três pontes da cidade e, até, a enorme Barragem de Bagaúste. Sente-se, aprecie e relaxe. Até porque, não há melhor lugar no mundo que o Douro para momentos relaxantes de outono.

E agora que já lhe apresentamos os melhores e mais impressionantes miradouros do Douro, só falta assinalá-los no seu roteiro de viagem, marcar a data para a sua visita ao Vale do Douro e perder-se nos seus encantos.