Blog

Menus de Carne, Peixe ou Vegan: o Douro que Agrada a Todos

voltar

Apure bem o paladar: no Douro há sabor a Tradição, misturado com originalidade!

Catarine Martins

Catarine Martins

Email

Conhecida pelas belíssimas paisagens eleitas Património da UNESCO e pelo delicioso Vinho do Porto, qual néctar dos deuses, a região do Douro esconde um segredo delicioso: a Gastronomia.

Pois é! Se nunca provou as iguarias durienses, com as magníficas aldeias vinhateiras ou o Vale do Douro como pano de fundo, não sabe mesmo o que está a perder. Há menus para todos os paladares e preços, que lhe vão permitir uma experiência cinestésica memorável. E não há desculpas! Nem o facto de ser vegetariano o impedirá de saborear bons pratos durienses. Afinal, o Douro é de todos e para todos, e o que não falta nesta região são opções de nos “deixar com água na boca”, com sabor a Tradição.

Desde a Carne ao Peixe, a Cozinha Duriense é uma Arte

Nada do que começar mesmo pelo início: as entradas! Uma das entradas mais famosas na região Duriense é a deliciosa Bôla de Lamego. Original da elegante cidade de Lamego, já se tornou uma das estrelas da Gastronomia do Douro. Confecionada com uma massa fofa parecida à do pão, o segredo da bôla é o se recheio, que pode ser ter diversos ingredientes, desde carne (a mais típica) a bacalhau, não esquecendo o salpicão ou, numa versão vegetariana, legumes. Na próxima visita ao Douro, não deixe de provar esta iguaria porque vale mesmo a pena!

A típica Bôla de Lamego é uma ótma opção para dar início a uma refeição durienseA típica Bôla de Lamego é uma ótma opção para dar início a uma refeição duriense
E atualmente já se fazem opções vegetarianas desta delícia!E atualmente já se fazem opções vegetarianas desta delícia!

E por falar em pratos deliciosos, os amantes de sopa vão encontrar no Douro várias opções apetecíveis. Numa sabedoria passada de geração em geração, há a sopa de cebola com feijão vermelho ou troncha e – claro! – há também o caldo de nabiças e o caldo verde. E para os amantes de novos sabores, nada como provar o caldo de papas ou a sopa de castanhas piladas.

Passando ao prato principal, são várias as refeições bem tradicionais que pode experimentar. Em comum todos têm o facto de serem muito saborosas e de serem preparadas à base de produtos da região. E, em alguns lugares, ainda se cozinha à moda antiga, em potes de ferro colocados ao lume. Se nunca experimentou os sabores apurados desta maneira de cozinhar, então não sabe o que está a perder!

A nível de produtos utilizados, a carne é de gado duriense ou de caça e o peixe é pescado no Rio Douro e seus afluentes. Já os legumes são cultivados nas hortas e até as frutas provêm das mais diversas árvores de espalhadas pelo Douro. Ou seja, todos os pratos são preparados à base de ingredientes frescos e típicos o que, não só os torna mais saborosos e únicos, como permite alavancar um pouco a economia local.

E porque uma refeição duriense é repleta de sabores quentes, não pode faltar uma tradicional sopa de feijão vermelhoE porque uma refeição duriense é repleta de sabores quentes, não pode faltar uma tradicional sopa de feijão vermelho
Conhecida pelas suas carnes, os pratos de peixe regados em azeite são também muito típicos da regiãoConhecida pelas suas carnes, os pratos de peixe regados em azeite são também muito típicos da região

Assim, para quem provar deliciosos pratos de carne, aconselhamos vivamente o cabrito assado em forno de lenha com arroz e batatas, o javali estufado, o bom Cozido à Portuguesa, a perdiz assada no espeto, a lebre, o coelho bravo com míscaros, a excelente Posta à Mirandesa ou os Torresmos à moda de Cinfães. E se os seus gostos são mais de peixe, há várias iguarias deliciosas, principalmente o peixe que é servido de escabeche (tendo, portanto, repousado em vinagre) ou frito.

E quanto à sobremesa, saiba que o Douro é um excelente exemplo da deliciosa doçaria Portuguesa. Porque não provar as bôlas de amêndoa, os biscoitos de Ervedosa, as Cavacas de Resende ou o bolo rei de Tabuaço? A verdade é que ir ao Douro e não provar uma destas sobremesas é um erro quase tão grave como partir à descoberta da região sem fazer um Cruzeiro no Douro: simplesmente impossível!

Menus “Vegan” de “Comer e Chorar por Mais”

Como região do interior de Portugal, a carne é o expoente máximo da Gastronomia duriense, fazendo jus à História da região. Se, antigamente, era muito difícil chegar ao litoral do país para provar uma deliciosa e diversificada palete de peixes, mais difícil ainda era acompanhar os laivos da mudança. Mas, hoje em dia, tudo é diferente e, apesar da Tradição se manter bem viva, também o Douro se foi modernizando, conseguindo atualmente responder às necessidades de todos. Assim, e ao contrário do que muita gente pode pensar, no Douro também encontramos saborosas refeições “vegan”, que conseguem agradar a todos.

E para sobremesa, porque não uns tradicionais doces? O Bolo-Rei de Tabuaço leva a coroa da mesa!E para sobremesa, porque não uns tradicionais doces? O Bolo-Rei de Tabuaço leva a coroa da mesa!
Para os Vegetarianos, no restaurante Manjar do Douro são várias as opções (saudáveis e deliciosas)!Para os Vegetarianos, no restaurante Manjar do Douro são várias as opções (saudáveis e deliciosas)!

No restaurante Manjar do Douro – um dos restaurantes típicos que visitamos nosso muito aclamado Douro Encantado – há um delicioso menu vegetarianos que inclui opções como penne salteada com legumes, vegetais agridoces, legumes mediterrâneos salteados, caril de legumes, salada de batata com gengibre picante ou omelete de vegetais.

Também o conhecido restaurante Castas e Pratos, em Peso da Régua, tem excelentes opções como o risotto de espargos verdes e os raviolis de abóbora com molho de tomate e legumes, ambos extremamente deliciosos.

Mas as opções não ficam por aqui! Na Quinta do Portal, em Sabrosa, terá a oportunidade de degustar um jantar vegetariano de 5 pratos regado – claro está – a bom vinho (quando fizer a sua reserva, é importante mencionar que pretende o jantar vegetariano). E a esta celebre Quinta juntam-se muitos outros restaurantes, mais ou menos conhecidos, que dispõe de várias opções gastronómicas à base de legumes e fruta. Ou seja, mesmo que não aprecie carne ou peixe, no Douro não faltarão oportunidades de comer bem.

Um Risotto de Espargos no Castas & Pratos é também uma das melhores opções vegetarianas da regiãoUm Risotto de Espargos no Castas & Pratos é também uma das melhores opções vegetarianas da região
E claro, em região do Douro, não pode faltar um bom vinho a acompanhar!E claro, em região do Douro, não pode faltar um bom vinho a acompanhar!

Assim, seja qual for a sua dieta alimentar ou os seus gostos, saiba que será muito bem-vindo à região duriense, onde as paisagens de cortar a respiração são uma constante, onde as suas gentes lhe sorrirão sempre e onde a Gastronomia que conseguirá preencher o estômago e o coração.

Em suma, deixe-se de desculpas… do que está à espera para marcar a próxima escapadinha à região mais bonita do Norte do país?

Catarine Martins

Catarine Martins

Email
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui