Blog

Desvendando Mistérios: Todos Deveríamos Visitar São João da Pesqueira!

voltar

Não conhece São João da Pesqueira? Então não sabe o que está a perder!

Sofia Ferreirinho

Sofia Ferreirinho

Email

São João da Pesqueira é uma pacata vila da região Norte de Portugal, escondida nos vales durienses e plantada na margem esquerda do Rio Douro, destaca-se pela sua beleza natural. É composta por casas típicas e rurais e, ao seu redor, avistam-se socalcos de vinhas verdes e robustos olivais. Este é, sem dúvida, um lugar paradisíaco e típico para fugir à confusão da cidade e refugiar-se na calma e beleza do Douro.

Um refúgio no Douro ainda por descobrirUm refúgio no Douro ainda por descobrir
São João da Pesqueira destaca-se pela sua beleza naturalSão João da Pesqueira destaca-se pela sua beleza natural

Uma das suas mais requintadas caraterísticas é o miradouro. Apesar do Douro oferecer vários e espetaculares miradouros em vários pontos desta região, em São João da Pesqueira encontramos um dos que, indubitavelmente, se destaca: o imperioso miradouro São Salvador do Mundo. Tem uma vista incrível para o rio Douro e os seus afluentes, rodeado pelas suas magníficas encostas.

Para além de vistas incríveis sobre socalcos imensos e famosos que vão agradar aos mais contemplativos, São João da Pesqueira também consegue atrair os amantes da aventura. Por aqui vai conseguir descontrair participante em várias atividades físicas (mais ou menos radicais), como lugar BTT, orientação, birdwatching e passeios pedestres.

O Miradouro de São Salvador do Mundo oferece as mais incríveis vistas sobre o DouroO Miradouro de São Salvador do Mundo oferece as mais incríveis vistas sobre o Douro
Os seus socalcos são perfeitos para desportos radicaisOs seus socalcos são perfeitos para desportos radicais

O Museu do Vinho constitui outro ponto de interesse a visitar em São João da Pesqueira. Neste museu, existe uma exposição permanente dedicada ao vinho, sala de provas, loja de vinhos e ainda um wine-bar. É um espaço de passagem obrigatória, principalmente para quem deseja obter mais informações sobre a produção deste néctar tão célebre e sobre a notável região do Douro!

E se é adepto da Natureza, não se esqueça de a apreciar da forma mais caraterística e bela: embarque num agradável passeio de barco. Aproveite para descansar e aproveitar o ar puro, enquanto aprecia a bela paisagem ao atravessar as margens do rio Douro.

O seu Museu do Vinho é um espaço de passagem obrigatóriaO seu Museu do Vinho é um espaço de passagem obrigatória
E nada melhor para relaxar que um cruzeiro pelas águas do DouroE nada melhor para relaxar que um cruzeiro pelas águas do Douro

Para além disso, e como é tradição nesta zona do país, boa comida não falta. Os pratos típicos desta região são cordeiro assado no forno com arroz, bola de carne e enchidos. Os doces mais apreciados são os biscoitos, o pão-de-ló e o arroz doce. Um autêntico manjar dos Deuses, completamente irresistível.

E aliada a toda a riqueza patrimonial e artística que por aqui se encontra, podemos, ainda, visitar monumentos emblemáticos, como o Palácio de Cidrô, a Igreja Matriz de S. João da Pesqueira e a Casa do Cabo. A Praça da República, em pleno centro histórico de S. João da Pesqueira, foi totalmente recuperada e também merece um sossegado passeio, assim como a Capela da Misericórdia, com fachada barroca revestida com dois painéis de azulejos, que se constitui como mais um atrativo para conhecer esta vila.

O cordeiro assado é uma das iguarias da regiãoO cordeiro assado é uma das iguarias da região
A Casa do Cabo é um dos marcos de São João da Pesqueira!A Casa do Cabo é um dos marcos de São João da Pesqueira!

São João da Pesqueira oferece o melhor de dois mundos: um património histórico impressionante e paisagens com uma enorme beleza natural. É, sim dúvida, um lugar a visitar já este ano. Apresse-se… antes que fique demasiado popular!

Sofia Ferreirinho

Sofia Ferreirinho

Email