Blog

Lugares no Douro que já Inspiraram Telenovelas e Filmes

voltar

Descubra as paisagens e locais do Douro que já protagonizaram grandes produções!

Catarine Martins

Catarine Martins

Email

Arrebatador e indiscutivelmente belo, o Douro já “emprestou” as suas maravilhosas paisagens a telenovelas e filmes. É fácil perceber porquê: às suas vistas de cortar a respiração – paisagens do Rio Douro a serpentear as encostas ou este vale encantado a fundir-se com o horizonte – somam-se os seus lugares históricos, as suas aldeias vinhateiras e os seus incríveis miradouros. O Douro é mágico na sua natural perfeição e, por isso, não é de estranhar que já tenha inspirado as mais românticas produções de televisão e da sétima arte.

Assim, reunimos os 3 lugares no Douro que já serviram como pano de fundo a telenovelas e filmes. São lugares incríveis que vai querer visitar, tamanha é a sua beleza natural.

Régua e Pinhão

Se é fã de telenovelas provavelmente lembrar-se-á de Coração D’ Ouro, uma produção da SIC, ou de Santa Bárbara, da TVI. Ambas as tramas se desenrolavam na Região do Douro, com especial destaque para as maravilhosas paisagens entre a Régua e Pinhão.

As paisagens da Régua e do Pinhão são simplesmente encantadorasAs paisagens da Régua e do Pinhão são simplesmente encantadoras
A piscina da Quinta do Crasto permite uma vista única sobre o Vale do DouroA piscina da Quinta do Crasto permite uma vista única sobre o Vale do Douro

Aliás, um dos cenários mais emblemáticos da trama exibida pela estação de Carnaxide foi a piscina desenhada por Souto Moura, localizada em Gouvinhas, na Quinta do Castro, e que tem uma vista absolutamente deslumbrante sobre o Vale do Douro. A boa notícia é que pode visitar esta Quinta e ainda participar numa deliciosa prova de vinhos. Não se irá arrepender!

Quinta de Malvedos

Uma das Quintas mais emblemáticas da Região do Douro, a Quinta de Malvedos, foi palco de algumas importantes cenas do filme “A Gaiola Dourada”, de Ruben Alves. Este filme que encantou Portugal escolheu uma Quinta bem tradicional e que espelha na perfeição a essência da Região do Douro. A má notícia é que esta Quinta, propriedade da famosa família Symington, não está aberta ao público, pelo que não pode ser visitada.

A Quinta de Malvedos foi o cenário de eleição para o filme "A Gaiola Dourada"A Quinta de Malvedos foi o cenário de eleição para o filme "A Gaiola Dourada"
Apesar da visita à Quinta não ser permitida, Alijó oferece lindas paisagens com os seus antigos miradourosApesar da visita à Quinta não ser permitida, Alijó oferece lindas paisagens com os seus antigos miradouros

Contudo, na região de Alijó, onde se localiza, há vários miradouros onde pode contemplar a vista arrebatadora sobre o Vale do Douro. A nossa sugestão é que, após um Cruzeiro no Douro, percorra a região e visite os mais impressionantes miradouros durienses.

Parque Natural do Douro Internacional

No filme “O Ornitólogo”, uma produção menos conhecida mas de igual valor, de João Pedro Rodrigues, muitas das suas principais cenas foram gravadas no deslumbrante Parque Natural do Douro Internacional. As aves e as vistas incríveis de uma Natureza praticamente intocável tornaram ainda mais especial um filme onde não faltou inspiração na busca pelas paisagens mais notáveis. 

A fauna presente no Parque Natural do Douro Internacional é única A fauna presente no Parque Natural do Douro Internacional é única
O Parque Natural do Douro Internacional é simplesmente arrebatadorO Parque Natural do Douro Internacional é simplesmente arrebatador

Catarine Martins

Catarine Martins

Email