Blog

Qual a melhor altura para viajar pelo Vale do Douro?

voltar

Revelamos-lhe qual a melhor altura para desfrutar das experiências do Vale do Douro!

Catarine Martins

Catarine Martins

Email

O Douro, é um destino único e arrebatador. As paisagens, os sabores, o vinho, as gentes, o Rio Douro que placidamente serpenteia os socalcos, prova da comunhão entre Homem e Natureza, e a paz que por se lá vive são elementos que fazem da região uma das mais belas do país e do mundo que convidam a passeios demorados, regados a bom vinho que enchem a alma e o coração.

Se está na dúvida sobre qual será a melhor altura para viajar pelo Vale Encantado, continue a ler. Contamos-lhe tudo o que precisa de saber.

O Douro é dono e senhor de um microclima

Com a chegada dos dias soalheiros, a primavera assume-se como uma das estações mais favoráveis para visitar a região duriense. Isto porque, e vale a pena realçar, o Douro é dono e senhor do seu próprio microclima, o que está diretamente relacionado quer com a qualidade, quer com o estilo dos vinhos produzidos na região.

Entre as vinhas do Vale do Douro em PortugalEntre as vinhas do Vale do Douro em Portugal
O Vale do Douro é uma das mais antigas regiões vinícolas demarcadas da EuropaO Vale do Douro é uma das mais antigas regiões vinícolas demarcadas da Europa

O facto de haver uma cadeia montanhosa que protege a região da influência do Oceano Atlântico, oferece-lhe um clima continental, o que se reflete em verões quentes e secos e invernos onde a chuva se faz sentir com regularidade.

O Douro enche-se de encanto com os ares primaveris

Consequentemente, a Primavera chega cedo ao Douro. Não é por isso de estranhar que os Cruzeiros no Douro voltem à navegação nos fins de março, e que passear pelo Vale Encantado com os dias maiores seja bastante apelativo.

Esta é uma das alturas do ano ideais para fazer um Cruzeiro no Pinhão e desfrutar de algumas experiências tipicamente durienses. É que, com o tempo ameno, navegar pelo leito do rio e contemplar as magníficas paisagens que apenas podem ser vistas a partir do Rio Douro é uma experiência absolutamente inesquecível.

As maravilhosas paisagens do Vale do DouroAs maravilhosas paisagens do Vale do Douro
Os tradicionais barcos Rabelo que navegam no DouroOs tradicionais barcos Rabelo que navegam no Douro

Esta é também uma boa altura para desfrutar dos nossos programas, sendo o “Experiências no Douro” absolutamente imperdível. Para além de um maravilhoso Cruzeiro em barco tradicional rabelo irá ainda ter a oportunidade de visitar uma quinta duriense e aprender tudo o que sempre quis saber sobre vinhos e, claro, prová-los.

Tire férias estivais na região duriense

O Douro no verão é um destino de excelência para quem procura relaxar nas férias. Se for fã de calor e de piscinas, visitar o Douro no verão será uma excelente ideia. Existem programas de cruzeiros de vários dias que lhe permitem conjugar ambos os planos. É, também, nesta altura que os vinhedos estão mais verdes e o Rio parece mais azul.

A explosão de cores outonais e as vindimas no Douro

Contudo, é no outono que, apesar de o clima ainda ser ameno, o Douro volta a respirar calma e tranquilidade. E, é também nesta altura do ano que acontece um dos eventos mais esperados: as vindimas. Colher as uvas, pisá-las e vivenciar o que é produzir o vinho é uma experiência única, repleta de alegria e tradição. Por isso, são muitas as Quintas durienses que abrem as suas portas para que possam vivenciar, na primeira pessoa, esta inesquecível experiência.

Colheita de uvas na época das vindimas nas Quintas do DouroColheita de uvas na época das vindimas nas Quintas do Douro
Prova de vinhos na altura das vindimasProva de vinhos na altura das vindimas

Se sempre quis fazer parte da festa das vindimas embarque connosco no nosso programa Cruzeiro das Vindimas e, para além de poder participar no processo de cortar e pisar as uvas, terá ainda a oportunidade de subir a bordo de um Cruzeiro até à bonita região do Pinhão, fazer prova de vinhos com enólogos e deliciar-se com refeições típicas do Douro.

A melhor altura para visitar o Douro

Com efeito, todas as alturas são boas para visitar o Vale Encantado, uma vez que todas as estações do ano oferecem paisagens com cores únicas e experiências diversas, próprias de cada estação. Pelo que, a nossa sugestão é que comece por uma época com menos multidões como a primavera ou outono. E depois de se apaixonar, rume ao Douro também no verão para umas merecidas e relaxantes férias. Viverá momentos que levará para sempre na memória e no coração.

Contamos consigo a bordo?

Catarine Martins

Catarine Martins

Email
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui