Blog

7 Ideias Românticas no Douro para uma Escapadinha de Páscoa

voltar

Páscoa, romantismo e Douro… sim, rimam na perfeição!

Catarine Martins

Catarine Martins

Email

O Douro é um destino mágico que esconde recantos de inigualável beleza. Assim, o quadro paisagístico duriense, em que o Rio Douro e o seu vale em tons de verde são protagonistas, não só é maravilhoso como absolutamente romântico.

Por isso, se ainda não sabe o que fazer nesta Páscoa, prepare uma surpresa à sua cara metade e rume ao Douro. Serão dias de pura e inesquecível felicidade. Para o ajudar, reunimos os destinos mais românticos no Douro para uma escapadinha a dois neste período de férias. Com o tempo a ficar mais ameno e os dias mais longos, esta é a altura ideal para recarregar energias até ao verão que se vai avizinhando…

Dormir Olhando Para a Natureza de Cenários Encantadores

Já imaginou ficar alojado num Hotel de Charme no qual, mal acorda, é brindado com uma espetacular vista sobre as paisagens mais fantásticas do Douro? Se pensa que não é possível, está redondamente enganado. São muitos os hotéis ao longo de todo o vale duriense, que além de oferecerem uma vista extraordinária, ainda incluem tratamentos de SPA na sua oferta. O mais famoso é o Hotel Six Senses Douro Valley que, pela sua privilegiada localização, merece a nossa referência.

Nesta Páscoa, aproveite para fazer uma Escapadinha Romântica ao DouroNesta Páscoa, aproveite para fazer uma Escapadinha Romântica ao Douro
Já imaginou, receber uma relaxante massagem, enquanto aprecia as privilegiadas vistas do Vale do Douro?Já imaginou, receber uma relaxante massagem, enquanto aprecia as privilegiadas vistas do Vale do Douro?

Mas há mais. Muitos mais Hotéis no Douro que farão a diferença nas suas férias.  E o que melhor pode haver no mundo do que relaxar com uma massagem e, seguidamente, ir beber um delicioso copo de Vinho do Porto com vista panorâmica sobre o Rio Douro com a cara metade? Aproveite, porque serão dias de pura felicidade.

Peso da Régua e o Seu Encantador Miradouro

Uma boa opção para uma escapadinha romântica no Douro é a cidade de Peso da Régua, considerada a capital da região duriense. É que toda a paisagem que envolve a cidade é de cortar a respiração, de tão bonita que se apresenta. Mas não são só as paisagens que se destacam nesta pacata localidade, por muitos considerada o motor duriense: contam-se inúmeras atrações que valem a visita, como o Museu do Douro, a Igreja Matriz, as “Quintas” onde poderá provar os célebres vinhos do Porto e Douro e, claro, o Miradouro de São Leonardo de Galafura. Prepare um piquenique no miradouro e surpreenda o amor da sua vida com uma vista arrebatadora e em (muito) boa companhia. Prometemos que viverão momentos inesquecíveis. Apreciam os simples momentos da vida!

O Miradouro de São Leonardo de Galafura é simplesmente impressionanteO Miradouro de São Leonardo de Galafura é simplesmente impressionante
O Peso da Régua é uma região incrível, repleta de paisagens encantadoras!O Peso da Régua é uma região incrível, repleta de paisagens encantadoras!

Praia Fluvial de Porto Rei

Na Páscoa habitualmente o tempo já começa a aquecer pelo que, se é corajoso e a cara metade também, aproveitem a escapadinha ao Douro para se aventurarem até à praia fluvial de Porto Rei na freguesia de São João de Fontoura. A praia é bastante sossegada e convidativa a mergulhos a dois e a conversas cúmplices, com vista para uma paisagem natural estupenda. Há por lá um bar de apoio onde podem fazer refeições quando a fome apertar, assim como um passadiço, uma piscina flutuante e um solário. E, mesmo para quem não pretende ir a água nesta altura, é sempre uma ótima zona para umas boas caminhadas, rodeado da mais bela Natureza.

A Praia Fluvial de Porto Rei é um pequeno paraíso no DouroA Praia Fluvial de Porto Rei é um pequeno paraíso no Douro
Toda a paisagem envolvente da Praia Fluvial é deslumbranteToda a paisagem envolvente da Praia Fluvial é deslumbrante

Aldeia de Favaios

Poucas experiências são mais românticas do que se perder com quem mais ama numa aldeia vinhateira do Douro. Por isso, aproveitem a estadia na região duriense para rumarem até à pacata aldeia de Favaios, no concelho de Alijó, onde é produzido o famoso Vinho Moscatel. Nesta terra, para além podermos encontrar vários monumentos e Igrejas, vão testemunhar um silêncio único e deleitoso, que convida a passeios sem pressa pelas ruas apertadas da aldeia. Dê a mão ao amor da sua vida e deixe-se levar rumo a uma qualquer taberna local onde poderão desfrutar, a dois, de um cálice do delicioso Moscatel.

Pinhão

Outro destino romântico que lhe sugerimos para uma escapadinha a dois na Páscoa é, claro, a vila de Pinhão. Famosa pela sua belíssima estação ferroviária – onde os azulejos pintados à mão formam uma fantástica ilustração de toda a História da zona e da produção de Vinho do Porto – a herança cultural da vila entrelaça-se com a riqueza do vinho que dá fama à região.

Favaios é uma aldeia encantadora no Douro para descobrir a 2Favaios é uma aldeia encantadora no Douro para descobrir a 2
Desfrute de um copo do delicioso Vinho do Porto no PinhãoDesfrute de um copo do delicioso Vinho do Porto no Pinhão

Aproveite para embarcar num Cruzeiro no Douro no Pinhão com destino à Foz do Tua, levando a cara metade a navegar pelo incrível Rio Douro. A paisagem arrebatadora, e apenas acessível por barco, deixar-vos-á maravilhados, e será, com toda a certeza, uma boa memória que vos unirá eternamente. Sentem-se nos pequenos sofás estrategicamente colocados na proa do barco, respirem o ar puro da Natureza e deixem-se embalar por algumas das mais belas paisagens durienses.

A Mais Bela Estrada do País: N222

O que pode ser mais romântico do que viajar de carro pela estrada que serpenteia o Douro, ligando a Régua ao Pinhão, com o amor da sua vida? Desfrutem da paisagem enquanto, lado a lado, apreciam a companhia um do outro. Esta já foi considerada a estrada mais bonita do mundo e não é de estranhar: todo o seu percurso é ladeado pelo Rio Douro e até conseguimos ver a linha de comboio no outro lado da margem.

A N222 foi considerada a Melhor Estrada do MundoA N222 foi considerada a Melhor Estrada do Mundo
As suas curvas acompanham as encostas do Douro e permitem viver a beleza da regiãoAs suas curvas acompanham as encostas do Douro e permitem viver a beleza da região

Sugerimos um desvio até Armamar, uma sossegada vila na margem esquerda do Douro, onde poderão encontrar vários edifícios centenários ligados ao vinho, uma igreja românica, ruas que parecem saídas da época medieval e o Castro de Goujoim, uma estância arqueológica, que fica a mais de 800 metros de altitude. Caminhem até ao Miradouro de São Domingos e deixem-se arrebatar pela beleza do quadro natural que se estende para além do olhar. Não se esqueçam da máquina fotográfica e de levar uma merenda para se poderem deliciar com a vista arrebatadora enquanto trocam beijos apaixonados.

Barcos

Outra aldeia vinhateira que vale a pena visitar numa escapadinha romântica à região duriense é a aldeia de Barcos. Para além do sossego típico das aldeias do Douro, Barcos tem uma Igreja Matriz e um troço da Vila Romana pelo qual é possível caminhar de mão dada com o amor da sua vida. E sugerimos é que se deixem ir, sem pressa, até aos Miradouros do Pedregal e de Nossa Senhora da Conceição, onde poderão avistar Tabuaço, as famosas vinhas do Douro e as montanhas que fazem da região duriense um quadro natural único. E depois de regalar os olhos, também faz falta consolar o estômago. Assim, não se esqueçam de parar para almoçar na Quinta dos Magusteiros e saboreiem o tradicional cabrito, prato típico da região.

A Igreja Matriz de Barcos é um dos exemplos de arquitetura romântica da regiãoA Igreja Matriz de Barcos é um dos exemplos de arquitetura romântica da região
As suas pitorescas ruas são perfeitas para uma caminhada a doisAs suas pitorescas ruas são perfeitas para uma caminhada a dois

Agora que já conhece os destinos mais românticos do Douro, do que está à espera para planear uma escapadinha na Páscoa com o amor da sua vida?

Catarine Martins

Catarine Martins

Email