Qual a diferença entre um Tawny e um Ruby? Blog do Douro

Blog

Qual a Diferença entre um Porto Tawny e um Porto Ruby?

voltar

Se pensa que o Vinho do Porto é todo igual está muito enganado!

Em todos os quatro cantos do mundo já se ouviu falar do Vinho do Porto. E não é para menos! O Vinho do Porto - produzido na região demarcada do Douro, uma das mais belas do país - é um vinho único que guarda em si duas características que fazem dele especial: a doçura e o teor alcoólico (compreendido entre os 19 e os 22%).

Mas, embora seja conhecido como um vinho doce, a verdade é que o Vinho do Porto tem diversos aromas, tonalidades e formas de amadurecimento. E leva, ainda, a alguma das seguintes designações: Ruby, Tawny, Vintage e LBV. Já aqui lhe explicámos o quão famoso e encorpado o Porto Vintage pode ser e, por isso, hoje vamos mostrar-lhe qual é a diferença entre um saboroso Tawny e um delicioso Ruby. E, acredite, um cálice de qualquer um deles saber-lhe-á melhor se o desfrutar contemplando o belíssimo quadro natural do Douro. Afinal, não é por acaso que artistas das mais diversas áreas se abrigaram na região duriense para ali encontrarem, de novo, a inspiração.

Quando falamos de um Porto Ruby, falamos de um vinho justamente da tonalidade de um precioso rubi, avermelhado. Este vinho envelhece, apenas, entre 2 a 3 anos em pipas de carvalho. Uma vez que não há um grande contacto com a madeira e a oxidação é baixa, o vinho do Porto Ruby preserva, precisamente, o paladar original. Este é, assim, um vinho frutado e jovem, com travo a frutos silvestres e de sabor intenso. Como a sua capacidade evolutiva não é muito grande, deve ser aberto entre 3 a 5 anos depois de engarrafado.

Já o vinho do Porto Tawny, após o envelhecimento nas pipas de carvalho (entre 2 a 3 anos) é transferido para barricas de carvalho francês. Consequentemente, e por ter um maior contacto com a madeira, envelhece mais rapidamente. E, ao contrário do que acontece com o Ruby, sofre uma elevada oxidação pelo que apresenta um sabor mais complexo a frutos secos, como figos ou nozes. Também a sua cor é bastante mais clara do que a do Ruby. Assim, este é um vinho menos intenso e mais doce, onde se nota a presença da madeira. Também opostamente ao Ruby, a capacidade evolutiva do Tawny é elevada, podendo envelhecer em garrafa durante décadas. Este é um vinho mais doce e aquele que reúne mais fãs dentro do público jovem.

Independentemente de qual seja o seu favorito, a verdade é que não há nada como conhecer o Douro para compreender toda a beleza do Vinho do Porto e das gentes que fazem dele um vinho tão especial. Assim, o Vinho do Porto é a desculpa perfeita para visitar o Douro, sobretudo se for fã de Enoturismo. Pense em quão delicioso seria contemplar a região duriense, qual quadro natural pintado a verde e a azul, com os socalcos no horizonte, enquanto beberica, lentamente, o seu cálice de Vinho do Porto. Maravilhoso, não é? Ou, então, saborear este néctar dos Deuses em plena Quinta que o produziu, aconselhado pelos mais experientes enólogos. Uma experiência sublimar, não acha?

E como de experiências vive o Douro – e se, tal como nós, também adora juntar as experiências mais típicas da região – aproveite o seu passeio para navegar pelas magníficas águas do Rio Douro. No nosso cruzeiro entre Pinhão e Tua, pode desfrutar de um percurso pelo Douro que não é visível a partir de estradas nacionais. Num magnífico passeio de duas horas em Barco Rabelo, sente-se nos pequenos sofás colocados na proa da embarcação e, enquanto aprecia a Natureza no seu máximo esplendor, saboreie um delicioso cálice de Porto Tawny que a nossa tripulação lhe oferece. Vai saber-lhe pela vida!

E agora que já sabe a diferença entre estas duas referências dos vinhos nacionais, do que está à espera para comprar uma garrafa e surpreender os seus amigos? Estes vinhos ficam incrivelmente bem após as refeições e será um momento de convívio inesquecível.

 

Se Portugal é mundialmente conhecido pelas suas paisagens, história, cultura e gastronomia… o que dizer dos seus deliciosos e orgulhosos vinhos?