Blog

É Fã de Vinhos? Então estes Vinhos do Porto vão surpreendê-lo!

voltar

Apure os seus sentidos: estes Vinhos do Porto são verdadeiros néctares dos Deuses!

Catarine Martins

Catarine Martins

Email

A região do Douro produz um dos mais famosos vinhos do mundo. Falamos – claro – do renomado Vinho do Porto. E, se é verdade que já o levámos a viajar pelas mais bonitas vilas e aldeias vinhateiras durienses, agora partilhamos consigo dez Vinhos do Porto que vão surpreendê-lo.

São vinhos únicos, com um travo sem igual e que, certamente, vai adorar. Veja, então, abaixo a nossa seleção.

Ramos Pinto Vintage Bom Retiro Porto

O Vinho do Porto Vintage é conhecido como o “rei” dos Vinhos do Porto, uma vez que o envelhecimento, lento, lhe dá um paladar especial. Por ter um travo intenso é um dos preferidos de enólogos e anónimos. Assim, o Ramos Pinto Vintage é considerado um dos melhores vinhos do Porto, dentro da categoria vintage. Uma categoria que se distingue pelo facto do vinho ser delicioso em todas as suas três fases, após o engarrafamento.

O Vinho do Porto Vintage é conhecido como o “rei” dos Vinhos do PortoO Vinho do Porto Vintage é conhecido como o “rei” dos Vinhos do Porto
Nas vinhas da Ramos Pinto produzem-se alguns dos mais conhecidos Vinhos do PortoNas vinhas da Ramos Pinto produzem-se alguns dos mais conhecidos Vinhos do Porto

Uma nota, apenas, para referir que a Casa Ramos Pinto nasceu em 1880 pelas mãos de Adriano Ramos Pinto. Conhecido por ter uma mente vanguardista, a estratégia de Ramos Pinto conduziu a empresa ao sucesso, apostando na inovação dos circuitos de produção e na forma como os vinhos eram embalados e divulgados. Um vinho surpreendente, portanto.

1997 Warre's Vintage Porto

Ainda dentro dos Porto Vintage, importa falar do Warre's Vintage Porto. A companhia inglesa que foi a primeira a estabelecer-se em Portugal, ficou conhecida por, no final do século XVIII, liderar o mercado das exportações. Os enólogos estão de acordo quando se diz que este é um dos melhores Porto Vintage.

Com uma cor púrpura a puxar para o azul, é um vinho complexo, com notas de frutas vermelhas maduras e sabores adjacentes. Por se tratar dum clássico, é um vinho que irá, sem dúvida, surpreendê-lo.

A Warre's foi a primeira companhia inglesa a estabelecer-se em PortugalA Warre's foi a primeira companhia inglesa a estabelecer-se em Portugal
O seu vinho é complexo, com notas de frutas vermelhas maduras e sabores adjacentesO seu vinho é complexo, com notas de frutas vermelhas maduras e sabores adjacentes

Noval Vintage Porto

Conhecida por ser uma das mais antigas marcas produtoras de Vinho do Porto, a Quinta do Noval produziu um Porto Vintage que foi classificado por João Paulo Martins como o melhor do ano, em 2016. Vale, portanto, experimentar.

Graham's 10 anos Porto

Muito provavelmente já ouviu falar da Graham's, a marca pertencente à família Symington e proprietária de duas emblemáticas Quintas na região do Douro. Assim, a Graham's é uma marca de referência quando se fala de Vinho do Porto, e o seu Vintage de 2007 ganhou um prémio internacional atribuído pelo famoso crítico de vinhos Robert Parker, tendo adquirido 97 pontos em 100 possíveis.

Desta forma, o Graham's 10 anos, que é um vinho Tawny (produzido, portanto, a partir de uvas tintas e ficando armazenado em pipas de carvalho durante dois ou três anos, seguindo depois para cascos ou tonéis de carvalho, potenciado a sua ligação à madeira e ao oxigénio), é também ele um vinho de excelência que vai querer provar. Com um paladar frutado e exuberante vai, com toda a certeza, surpreendê-lo!

Na Quinta do Noval são produzidos alguns dos melhores vinhos do PortoNa Quinta do Noval são produzidos alguns dos melhores vinhos do Porto
Na Graham's são produzidos vinhos de excelência que vai querer provarNa Graham's são produzidos vinhos de excelência que vai querer provar

1965 Kopte Colheita Porto

A história do Vinho do Porto entrelaça-se, inevitavelmente, com a história das empresas e Quintas produtoras. Com efeito, a C.N. Kopke é uma das mais antigas empresas produtoras de Vinho do Porto. Fundada em 1638, desde cedo se destacou e hoje mantém-se uma referência, sobretudo nos Vinhos Colheita. Destacamos o vinho 1965 Kopte Colheita, uma vez que foi eleito pela revista Wine & Spirits como melhor vinho do Porto, tendo conseguido 98 pontos em 100. Ou seja, é um vinho maravilhoso com qualidade certificada e cujo aroma transborda a prestígio.

1961 Cálem Colheita Porto

Falando em Vinhos do Porto Colheita, a Calém é uma das mais conhecidas e emblemáticas marcas quando o assunto é Vinho do Porto. Assim, a empresa fundada por António Alves Cálem, em 1859, é atualmente reconhecida pelo prestígio e qualidade de excelência. A gama “Velhotes” é uma das mais famosas da casa e, por isso, vale muito a pena experimentar.

Taylor’s

Criada em 1692, a Taylor’s faz parte da história de sucesso do vinho do Porto. Por ser uma das mais antigas marcas a produzi-lo em exclusivo, com foco na produção dos seus melhores estilos, a Taylor’s ganhou reconhecimento nacional e internacional, afirmando-se como uma das melhores marcas de Vinho do Porto.

O vinho 1965 Kopte Colheita foi eleito pela revista Wine & Spirits como melhor vinho do PortoO vinho 1965 Kopte Colheita foi eleito pela revista Wine & Spirits como melhor vinho do Porto
A Calém é uma das produtoras de Vinho do Porto mais conhecidaA Calém é uma das produtoras de Vinho do Porto mais conhecida

De realçar que a produtora aposta numa viticultura sustentável e amiga do ambiente, contribuindo para preservar a belíssima região do Douro. Assim, qualquer vinho do Porto Taylor's é uma excelente escolha, mas sugerimos-lhe um delicioso LBV, um vinho de um vermelho atraente e de qualidade ímpar.

Sandeman 40 anos Porto

Se é apreciador de vinho do Porto, estamos certos de que já ouviu falar da Sandeman. Esta empresa, fundada em Londres em 1790 por George Sandeman, um escocês que se atreveu a investir as 300 libras que o pai lhe emprestou na comercialização de Vinho do Porto, é uma das mais conhecidas. Isto porque a empresa apostou, desde cedo, na inovação e, prova disso, é o facto de ter sido a primeira companhia a marcar, com o seu nome, uma pipa a fogo. E foi, também, uma das primeiras empresas a fazer publicidade ao Vinho do Porto.

Assim sugerimos-lhe que prove o Sandeman 40 anos Porto, um vinho corpulento e muito agradável.

Borges White Porto

Embora seja a categoria de Vinho do Porto menos conhecida – afinal quando pensamos em Vinho do Porto pensamos, automaticamente, num vinho robusto, forte e tinto – a verdade é que o Vinho do Porto Branco é uma realidade.

Produzido a partir de uvas brancas, amadurece em carvalho durante cerca de dois ou três anos. A sua principal característica é ser um vinho bastante suave e frutado. Assim, o Vinho do Porto Branco pode ser extrasseco, seco, doce e lágrima. E, claro, também no Vinho Branco há a categoria Reserva, que ganha uma tonalidade dourada por amadurecer durante cerca de sete anos em madeira.

Ao visitar o Douro é impossível não se deparar com a famosa imagem da SandemanAo visitar o Douro é impossível não se deparar com a famosa imagem da Sandeman
Embora pouco conhecido, o Vinho do Porto branco é outra das delícias produzidas pela casa BorgesEmbora pouco conhecido, o Vinho do Porto branco é outra das delícias produzidas pela casa Borges

Com efeito, e porque a casa Borges, nascida em 1884 pela vontade dos irmãos António e Francisco, foi a primeira a compreender a importância de ter um vinho de excelência (exportando, atualmente, para mais de 50 países), sugerimos-lhe que prove o Vinho Branco desta marca. É um Vinho do Porto diferente, mas nem por isso menos delicioso.

E agora que já conhece as nossas sugestões, deixe-se surpreender por estes Vinhos do Porto!

Catarine Martins

Catarine Martins

Email
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui