Visita às Caves do Vinho do Porto. Cruzeiros Douro Blog

Blog

Uma Visita às Caves do Vinho do Porto

voltar

Caves de Vinho do Porto: uma experiência enriquecedora e fascinante!

Quem visita o Porto, não pode deixar de visitar as famosas Caves de Vinho do Porto, que se localizam na outra margem do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia. São 15 opções perfiladas à beira-rio e todas as marcas de Vinho do Porto têm tão refinada qualidade que chamam a atenção de qualquer turista.

Apesar do Vinho do Porto ser produzido no Vale do Douro, acabou por tomar o nome da cidade portuense, mas é na margem esquerda do Rio que envelhece e ganha o sabor que é mundialmente apreciado. Assim, atravesse a emblemática ponte Luís I e, antes de se aventurar numa visita pelo lugar onde o Vinho do Porto sossegadamente aguarda, usufrua de uma das mais maravilhosas vistas sobre o Porto.

E há, ainda a presença pitoresca dos Barcos Rabelos que, até 1965, transportavam o vinho desde as Quintas no Douro até estes armazéns. Hoje em dia têm, apenas, a função de embelezar ainda mais o Cais de Gaia, imbuindo desde logo o visitante na história deste néctar dos Deuses e enquadrando impecavelmente qualquer fotografia que dali seja tirada.  

De facto, uma visita às Caves de Vinho do Porto não é só uma rajada de conhecimento da nossa história e cultura, como se apresenta como uma das experiências sinestésicas mais típicas da cidade Invicta. E quem não gosta de aprender mais sobre o Vale do Douro, o seu vinho e apreciar este néctar por entre pipas e tonéis, sob as explicações de um guia experiente?

Por isso mesmo, depois de apreciar a bela paisagens, aventure-se numa das Caves de Vinho do Porto. Todas têm a mesma fama e função: são o local onde, há pelos menos três séculos, este elixir de Baco estagia antes da trasfega para as garrafas. No entanto, todas têm caraterísticas bem diferentes, consoante a história da Família, a evolução dos seus vinhos, as influências que foram adquirindo com épocas de experiência.   

Quando entramos numa das Caves de Vinho do Porto, somos calorosamente recebidos por uma guia que começará por nos contar tudo sobre a Região duriense, a história do Vinho do Porto e da Família que começou a produzir os vinhos desta casa. E a História, que tão orgulhosamente faz parte do ADN português, é imensa. Só para termos uma noção, os primeiros indícios da cultura da vinha disponíveis remontam a épocas anteriores à romanização.

De qualquer forma, o guia sabe que não está perante alunos de História ou Cultura, pelo que a sua intervenção não é exaustiva, mas sim uma conversa animada e enriquecedora sobre como o Vinho do Porto começou e encantou o mundo.

Seguidamente, somos encaminhados por túneis húmidos e antigos onde encontramos as pipas e os tonéis que guardam o delicioso Vinho do Porto. A humidade é a ideal, assim como a (fraca) luminosidade. Estão, então, reunidas as condições perfeitas para o envelhecimento saudável do Vinho do Porto. Tudo é explicado pelo guia, inclusivamente o processo de produção vinícola que ainda é bastante tradicional.  

Aqui, ficamos a saber mais sobre as incríveis castas do Douro que (misturadas ou não) dão vida ao famoso Vinho do Porto, conhecemos as diferenças entre um tawny e um ruby, ou entre o famoso vintage e um LBV e somos aconselhados sobre o melhor modo de guardar e consumir as diferentes declinações deste aveludado néctar.

E não se surpreenda quando o guia lhe mostrar algumas garrafas com anos e anos de envelhecimento, que serão vendidas por várias centenas de euros. Não poderá provar aquele maravilhoso elixir, mas vai, seguramente, conseguir imaginar o seu paladar.

No final da visita está pronto para uma deliciosa prova de Vinhos do Porto. Com um bilhete normal, poderá provar dois Vinhos do Porto, um branco e um tinto, capazes de repor as energias necessárias para continuar a sua visita pela cidade.

É, então, o culminar perfeito de uma visita, uma vez que esta prova é ainda acompanhada pelas sábias explicações de um enólogo. Vai conseguir distinguir os diferentes sabores e intensidades e vai, certamente, querer levar (pelo menos) uma garrafa consigo, para mais tarde desfrutar.

A experiência será, assim, deslumbrante e memorável e, se quer ainda mais um conselho da nossa parte, junte a esta visita um passeio de barco pelo Rio Douro. O nosso Cruzeiros das Pontes é o passeio mais famoso do Douro e é um magnífico cruzeiro de 50 minutos para conhecer as margens do Porto e Vila Nova de Gaia e as seis pontes que as ligam.

Embarque já!