Estação de São Bento: a mais bela do mundo. Douro Blog

Blog

Estação de São Bento entre as 16 Mais Belas do Mundo

voltar

Para a famosa revista “Travel+Leisure” não há dúvidas: a Estação de São Bento é uma das mais belas do mundo!

A estação de caminhos de ferro de São Bento, no Porto, foi considerada pela edição online da revista norte-americana "Travel+Leisure", como uma das "16 estações mais bonitas do mundo".

Descubra as razões deste reconhecimento e conheça um pouco mais sobre a história deste monumento icónico da cidade Invicta.

 

A Beleza Incomparável da Estação de São Bento

A “Travel+Leisure”, revista mundialmente famosa de turismo e lazer, considerou a Estação de São Bento como uma das estações de caminho de ferro mais belas do mundo. Para quem conhece este encantador monumento, o destaque na revista não surpreende. Com os seus azulejos históricos e a sua autenticidade, a Estação de São Bento é um dos monumentos mais orgulhosos em Portugal e a sua visita é obrigatória para garantir a melhor experiência no Porto.

Na sua edição, a revista destaca os painéis de azulejos da entrada: "Se o exterior é certamente bonito e traz-nos à memória a arquitetura parisiense do século XIX, com o seu telhado de mansarda e a frontaria de pedra, é o átrio principal que o fará engolir em seco. As paredes estão cobertas por 20.000 esplêndidos azulejos, que levaram 11 anos para o artista Jorge Colaço completar." 

Estes painéis de azulejos em azul e branco – tão caraterísticos em Portugal – ilustram momentos da História de Portugal, como a entrada solene de D. João I no Porto, com sua noiva, D. Filipa de Lencastre, Egas Moniz perante o rei de Leão, a conquista de Ceuta, temas de etnografia do Minho e do Douro, figuras simbólicas e, no friso superior, destaca-se o retrato à evolução dos transportes.

A Estação de São Bento ficou concluída em 1916 e está classificada como Património da Humanidade. A beleza do edifício de Marques da Silva, enriquecido pelos azulejos de Jorge Colação, tem atraído milhares de turistas de todo o mundo. Este é, inclusivamente, um dos pontos de partida de muitos dos nossos cruzeiros de 1 dia no Douro.

A listagem da “Travel+Leisure” inclui, ainda, outras Estações emblemáticas, como a Gare du Nord (Paris), Atocha (Madrid), as modernas estações de Kanazawa (Japão), a estação de Melbourne (Austrália), o terminal Arte Nova do Expresso do Oriente (Istambul), a estação neogótica de St. Pancras (Londres) ou a estação de Maputo (Moçambique).

Venha visitar connosco este maravilhoso Monumento da cidade do Porto. Contacte-nos.