Gastronomia Típica no Douro Para Além do Vinho. Blog do Douro

Blog

Gastronomia Típica no Douro Para Além do Vinho

voltar

A Gastronomia do Douro é uma das melhores do país. Descubra-a!

A região do Douro é conhecida pelas suas maravilhosas paisagens naturais e, claro, pelo Vinho do Porto que já se tornou um ícone mundial para enólogos, turistas e gentes da região. Mas nem só de vistas arrebatadoras e vinhos saborosos se faz o Douro: a gastronomia duriense é das melhores do país, com pratos deliciosos a que dificilmente se consegue resistir.

Por isso mesmo, se anda a pensar fazer umas férias no Douro, embarque num magnífico cruzeiro e navegue pelas águas plácidas deste famoso Rio até parar num dos muitos restaurantes da região para almoçar. Ou, se preferir, vá de carro, descobrindo restaurantes locais enquanto conduz pelas inesquecíveis estradas durienses com paisagens fantásticas. Para o ajudar, contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a Gastronomia típica do Douro.

Entrada: a Típica Bôla de Lamego

Como o próprio nome indica, a Bôla de Lamego é tradicional da região de Lamego e é uma das iguarias mais apreciadas por residentes e turistas. Por esta razão, não é de admirar que já tenha estado nomeada para uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, na categoria de entradas. A bôla nada mais é que uma massa fofa, parecida com pão, que pode levar vários recheios: presunto, salpicão, carne, fiambre ou bacalhau.

Consta que a receita original é a de carne e data de 1139, aquando da aclamação de D. Afonso Henriques como rei. No entanto, é o recheio de presunto a considerada mais típica da região. Assim, há restaurantes que a servem como um bom petisco de entrada, mas pode ser também servida como lanche ou, até, como uma refeição ligeira. A nossa sugestão é que viaje pelo Douro e aproveite uma visita a Lamego para provar a sua deliciosa Bôla. Temos a certeza que o seu paladar irá adorar e chorar por mais.

 

Prato Principal: Apure Bem os Seus Sentidos

Há vários pratos principais típicos na região do Douro e, em comum, todos têm o facto de serem confecionados à base de produtos da região e de serem – claro – muito deliciosos. A carne provém de gado duriense criado de forma natural ou de caça, o peixe é pescado no Rio Douro e seus afluentes e as frutas provêm das muitas árvores de fruto espalhadas pela vastidão do Douro. Ou seja, ao mesmo tempo que contempla as belezas naturais da região, pode deliciar-se com produtos durienses frescos e saborosos, com sabores que o vão deixar nas nuvens.

Assim, para os amantes de carne, o cabrito assado em forno de lenha (um dos pratos mais tradicionais do Douro), acompanhado de arroz e batatas é absolutamente imperdível. Mas, há outros pratos típicos: javali estufado, cozido à portuguesa, perdiz assada no espeto, lebre, coelho bravo com míscaros, torresmos à moda de Cinfães e Posta à Mirandesa. A melhor parte é que é possível experimentar qualquer um destes pratos num dos muitos restaurantes típicos da região o que, podemos assegurar, será uma experiência gastronómica memorável. Se conseguir, experimente todos. Não se irá arrepender.

Mas, se prefere peixe, também será fácil apreciar uma boa refeição típica no Vale do Douro: aconselhamos avidamente que opte pelas trutas pescadas no Rio Douro e seus afluentes. Tipicamente, o peixe na região do Douro é servido de escabeche – o que significa que repousou em vinagre – ou é servido frito. E, é importante frisar, o azeite acompanha a maior parte das refeições durienses. Delicioso e de sabor bem aprimorado, é o acompanhante ideal de qualquer prato no Douro.

 

Sobremesa: a “Cereja” no Topo do Bolo

Como já adiantámos, são muitas as árvores de fruto na região duriense. O que é sinónimo de que, dependendo da altura do ano em que vá viajar pelo Douro, poderá saborear frutos típicos, frescos e deliciosos. As maçãs, pêras, cerejas, amêndoas ou as doces castanhas vão “saber-lhe pela vida”!

Mas se é mais fã de doces, também há muita variedade na Gastronomia duriense. Comecemos pelo doce de amêndoas, tradicional, que tem grande parte da produção em São João da Pesqueira, mesmo no coração do Douro. As bôlas de amêndoa e os biscoitos de Ervedosa (feitos à base de farinha de trigo, ovos e açúcar) assumem, igualmente, um papel de destaque nas sobremesas desta região. Assim como as Cavacas de Resende, feitas à base de ovos e açúcar e tradicionalmente cozidas em forno a lenha, o biscoito da Teixeira, que é um bolo escuro e travo intenso a limão, e o bolo rei de Tabuaço, um ex-libris regional que tem mesmo que experimentar.

 

Agora que já sabe mais sobre a riqueza que esconde a Gastronomia do Douro, acabou de encontrar mais uma (boa e grande) razão para juntar às muitas que já existem para marcar umas férias numa das regiões mais bonitas e apetitosas do país. Divirta-se e coma sem culpas, porque vale muito a pena. E o nosso conselho: deixe as dietas para depois!