Pratos típicos da Região do Douro. Blog Douro

Blog

Pratos Típicos do Douro Para o Deixar de Água na Boca

voltar

Descubra os Sabores e Aromas da Região do Douro!

Sem dúvida que uma das mais elaboradas e saborosas cozinhas de Portugal se encontra na região do Douro. Terra de excelentes vinhos, famosos enchidos e carnes fumadas e puríssimo azeite, natural é que a sua culinária assente em tais produtos. Destacamos aqui alguns dos mais famosos pratos desta região. Desfrute das excelentes vistas panorâmicas sobre o Douro e as serras à sua volta e delicie-se com a soberba cozinha duriense. Bom apetite!

Junte os amigos e a família e delicie-se com a soberba cozinha duriense.Junte os amigos e a família e delicie-se com a soberba cozinha duriense.
A gastronomia é um dos tesouros mais importantes do Vale do Douro.A gastronomia é um dos tesouros mais importantes do Vale do Douro.

A gastronomia do Douro é um dos tesouros mais importantes da região, que a todos seduz, independentemente dos gostos culinários. Existem muitos e bons restaurantes que servem produtos locais e comida típica duriense. Os sabores da região são intensos, desde os petiscos ao prato principal, com um paladar forte e inesquecível. Como podemos não cair na tentação da gula nesta região, onde existem as bolas de carne recheadas de enchidos, as sopas fartas de feijão vermelho, os milhos com entrecosto, o cabrito ou coelho assado no forno e o biscoito da Teixeira… E como se não bastasse, estamos em terras de bons e grandiosos vinhos, a começar no afamado vinho do Porto e no espumante natural de Lamego (Murganheira e Raposeira). Enfim, não somos nós que pecamos, são os aromas que nos tentam!

 

Eis os pratos mais destacados desta magnífica região:

 

Entradas

Para começar a refeição, recomendamos que se delicie com uma tábua de queijos, a típica Bola de Lamego e os famosos enchidos durienses (chouriço, salpicão, paio...), acompanhados com azeitonas da região. O presunto de Lamego é também muito apreciado como entrada, muitas vezes acompanhado com melão, pão e um bom vinho.

 

Sopas

As sopas tradicionais do Douro são ricas em carnes e gorduras. Afinal, muitas delas serviam de refeição aos trabalhadores do campo que tinham de enfrentar dias duros de trabalho. Estas sopas são verdadeiras bombas energéticas, ideais para aquecer nas noites frias do Inverno. O Caldo de Unto, preparado a partir da banha do porco, e a Sopa de Castanhas Picas de Mesão Frio fazem parte da personalidade culinária do Douro. As Sopas de Tomate de Freixo de Espada à Cinta são também uma receita ancestral, cujas origens são desconhecidas. Se preferir sopas de legumes e de leguminosas poderá optar pelo caldo de cebola, de nabiças, de alface ou de feijão vermelho, comuns em terras de Armamar e S. João da Pesqueira.

 

Carne

Há toda uma variedade de pratos de carne, cheia de bons ingredientes que deliciam qualquer visitante: o cabrito assado no forno com arroz e batatas (um dos mais tradicionais pratos durienses); o Cozido à Portuguesa; a Feijoada; os Torresmos à moda de Cinfães e as carnes de caça do Douro Superior (coelho bravo guisado, perdiz estufada com presunto e ensopado de javali). Refira-se ainda o Anho Assado com Arroz de Forno que era, tradicionalmente, um “prato de festa” e servia-se aos trabalhadores no último dia das vindimas.

Bacalhau, um dos pratos de eleição à mesa no Douro.Bacalhau, um dos pratos de eleição à mesa no Douro.
O Cabrito Assado no forno é um dos mais tradicionais pratos durienses.O Cabrito Assado no forno é um dos mais tradicionais pratos durienses.

Peixe

Aqui pode saborear, durante todo o ano, vários pratos de peixe: a truta ou o sável provêm do rio Douro e seus afluentes e são normalmente preparados fritos ou em escabeche. Em Cinfães é conhecido o arroz de lampreia e a lampreia à bordalesa. As Migas de Peixe do Rio, inicialmente um prato de subsistência, adquiriram fama e constituem hoje uma atração turística da Foz do Sabor, em Torre de Moncorvo. O bacalhau assado, temperado com pimenta, alho e azeite, também se destaca em toda a região como alternativa aos pratos de carne.

 

Doces

A doçaria desta região é muito diversa, destacando-se os Doces Conventuais de Amarante: Papos de Anjo, Foguetes e as Brisas do Tâmega. Deliciosos são também os famosos doces regionais do Marco de Canaveses – Doces do Freixo –, as Cavacas de Resende e as Falachas. Os Doces do Freixo tiveram, provavelmente, origem no século XVII, num convento de freiras. As Cavacas de Resende remontam a tempos ancestrais e são confecionadas com apenas três ingredientes: farinha, açúcar e ovos frescos provenientes das quintas das redondezas. Os Doces de Amêndoa, o Leite Creme e o bolo “Borrachão” são também especialidades locais. Em todo o território é ainda forte a tradição de doçaria vendida em festas e romarias, incluindo o bolo rei de Tabuaço, o incontornável Biscoito da Teixeira, de Baião e o Pão de Ló, do mesmo concelho, confecionado de modo artesanal, batido à mão e cozido em forno de lenha dentro de forma de barro própria. Não deixe de provar também os Rebuçados da Régua, feitos com açúcar e limão e conhecidos a nível nacional.

 

Acompanhamentos

A Broa Caseira (de milho, centeio ou mista) e o pão tradicional acompanha qualquer refeição. Pode ser barrado com mel ou compotas caseiras, também da região, ou regado em azeite. O azeite, delicioso e de sabor bem aprimorado, é também o acompanhante ideal de qualquer prato no Douro.

 

Frutas

Há uma grande variedade de frutas na região, que são colhidas em diferentes épocas do ano. Destaca-se o cultivo de cerejas, amêndoas e maçãs. Durante o Inverno, come-se castanhas assadas, nozes e tangerinas. As azeitonas e as uvas também são frutos da região, embora sejam mais utilizadas para a produção de azeite e vinho do que para o consumo direto. O Tua é uma região famosa pelas suas laranjas e figos.

As cerejas, famosas da Região de Resende, dão mais sabor à primavera no Douro. As cerejas, famosas da Região de Resende, dão mais sabor à primavera no Douro.
Néctar dos Deuses no Vale Douro: O Famoso Vinho do Porto!Néctar dos Deuses no Vale Douro: O Famoso Vinho do Porto!

Vinhos

Ao longo das duas margens do Douro estende-se a região dos vinhos do Douro, ou seja, do famoso vinho do Porto. As características climatéricas da região, a natureza do terreno e o método de tratamento das videiras constituem os principais fatores que fizeram do vinho do Porto o mais célebre de todos os vinhos generosos do mundo. São inúmeras as marcas de vinho do Porto e algumas são já mais que centenárias. Desta região são também conhecidos os vinhos de mesa do Douro e os tão apreciados vinhos espumantes de Lamego.

 

Se a qualidade do vinho é uma evidência, a gastronomia do Douro vinhateiro é pujante! Não deixe de apreciar as excelentes vistas panorâmicas e de experimentar a maravilhosa gastronomia local nos nossos diversos cruzeiros. Podemos sugerir o belíssimo programa Experiências no Douro onde se poderá deliciar com um almoço tipicamente duriense, confecionado em potes de ferro, como no tempo da D. Antónia Ferreira. Se preferirem um programa mais completo, sugerimos o Cruzeiro de 3 Dias Douro Encantado onde terá uma vasta oferta de visitas a Quintas e provas de pratos típicos e Vinhos do Douro nos melhores restaurantes da região.

Deixe que estas iguarias o transportem para a intensa Região Demarcada do Douro, onde os sabores se misturam com as tradições e receitas de tempos ancestrais.