3 Lugares Secretos no Douro. Cruzeiros Douro Blog

Blog

3 Lugares no Douro que são Verdadeiros Segredos (até para os Portugueses)

voltar

Descubra os mais impressionantes e desconhecidos lugares do Douro.

A região do Douro, uma das mais belas do país, impressiona sobretudo pela sua beleza natural. Muitos são os lugares mágicos onde se pode admirar o Vale do Douro e absorver a magia da região.

Contudo, se gosta de lugares menos turísticos e mais desconhecidos, reunimos os três que são verdadeiros segredos (até para os portugueses) e que, por isso, não vai querer perder na próxima visita ao Douro!

 

Ucanha

Esta aldeia vinhateira do Douro situa-se numa encosta onde passa o Rio Varosa. O enquadramento paisagístico é lindíssimo, ou não se localizasse na mais antiga Região demarcada do mundo. Para além da paisagem bucólica e incrivelmente verde, as duas principais atrações desta pequena povoação são a Ponte e a Torre de Ucanha, esta última classificada como monumento nacional. Durante a época medieval, esta Torre foi usada como ponto primordial da defesa da aldeia, controlo de pessoas e cobrança de portagens. Hoje em dia, apenas embeleza ainda mais esta aldeia que é possível visitar no nosso programa Douro Encantado, o nosso best-seller em 2017.

 
 

Salzedas

Ainda seguindo o curso do Rio Varosa, mas já na sua margem direita, encontramos outra incrível (mas ainda desconhecida) aldeia vinhateira: Salzedas. O seu imponente Mosteiro é o monumento mais importante desta povoação e foi mandado edificar por D. Teresa, mulher de Egas Moniz. Consta que foi dos mais emblemáticos mosteiros do país, albergando uma biblioteca impressionante. Deixe-se levar pela magia de outros tempos e percorra a aldeia pelos olhos dos seus antepassados. A experiência vale a pena!

 
 

Aldeia de Barcos

A aldeia vinhateira de Barcos surpreende. Uma visita pelas suas estreitas e antigas ruas impressiona sobretudo pelo património, sendo possível admirar vestígios romanos e outros monumentos da época medieval. A principal atração desta povoação é a sua Igreja Matiz e todas as pequenas e pitorescas casas que se localizam à sua volta. E para além da História cravada em todos os recantos, a paisagem é de cortar a respiração, principalmente a partir do Miradouro do Pedregal, distando pouco mais de 700 metros da aldeia. Do ponto mais alto deste miradouro é possível observar o verde maravilhoso das vinhas da região do Douro e adivinhar o Rio Douro ao fundo.

A magnífica Região do Douro não se faz, apenas, dos seus lugares mais turísticos e já explorados. A verdadeira riqueza do Douro é que, por cada estrada ou troço que sigamos, encontramos um tesouro cultural e paisagístico desconhecido e impressionante. O Douro faz-se de história, de gente, de locais quase intocável pelos laivos da modernidade. Por isso, só nos resta descobri-lo um pouco mais!