A Festa das Vindimas no Douro. Cruzeiros Douro Blog

Blog

A Festa das Vindimas no Douro

voltar

A festa das Vindimas do Douro é uma das tradições mais famosas de Portugal. Participe!

Atividade típica do Norte de Portugal, as Vindimas tiveram as margens do Douro como berço. Região de estimada e rica história vinhateira, os durienses mantêm viva a tradição das Vindimas.

Na sua origem, a apanha das uvas era um momento de grande celebração para as comunidades cujo principal sustento era a produção de vinho. O Vale do Douro, sempre foi umas das regiões portuguesas com mais forte tradição vinhateira. Assim, em setembro, o fruto que dá origem a um dos vinhos mais conceituados do mundo está pronto para ser colhido e, desde sempre, esta foi uma tarefa árdua em jeito de celebração, onde nunca faltava a boa disposição e alegria.

Na verdade, aqueles que se dedicavam, entre outras atividades agrícolas, à colheita das uvas reuniam-se com familiares e amigos num espírito de entreajuda e forte sentido de comunidade, com comida regional servida à mesa e ao som do rancho folclórico local, conversas animadas e exclamações de felicidade das crianças que adoravam brincar ao redor do lagar.

Hoje em dia, a maior parte dos produtores de vinho em Portugal já modernizou (quase) todo o processo de produção de vinho. Esta produção tornou-se, então, mais fácil, mais mecânica, menos agreste. Contudo, a tradução ainda continua a marcar o Douro. Ainda hoje em dia, durante a altura das Vindimas, se encontra o mesmo espírito de equipa e alegre em redor desta festa. Continuam-se a reunir familiares e amigos sob o pretexto de convívio e fuga à rotina, e pela experiência de aprendizagem e de autêntica celebração da cultura portuguesa em excelente companhia. De facto, a tradição das Vindimas faz parte do ADN português e não deve ficar apenas esquecido na História.

E, atualmente, há ainda uma particularidade incrível na festa das Vindimas: convidam-se os turistas a fazer parte desta tradição, misturando-se saberes e nacionalidades, numa reunião intercultural incrível e que tem captado a atenção do mundo inteiro.

De facto, todos querem fazer parte da Festa das Vindimas e esta tornou-se uma das experiências mais memoráveis de sempre. Por isso, e seguindo o sucesso do nosso programa o ano passado, desenhámos um novo pacote para todos poderem participar nas Vindimas do Douro.

O nosso Cruzeiro das Vindimas é um programa de 2 dias que inicia, como não podia deixar de ser, com um magnífico passeio de barco entre o Porto e a belíssima região do Pinhão. Assim, pode disfrutar de um calmo navegar nas águas do Douro e contemplar as incríveis paisagens que lado a lado se vão perfilando ao longo do seu leito. No Pinhão, ficará alojado num sublime Hotel de 4* da região.

No dia seguinte a Tradição ganha vida! Levamo-lo até uma das mais famosas e importantes Quintas do Douro para participar nas Vindimas. Na Quinta estarão à sua espera com música tradicional e irão recebê-lo com um pequeno lanche e uma visita aos jardins da Quinta. Seguidamente começa o corte e pisa das uvas com vista para o Rio Douro e estas serão tarefas acompanhadas por cantares tradicionais. Depois de levar as uvas para o lagar, irá saborear incríveis vinhos do Douro com a ajuda e ensinamento dos enólogos da Quinta.

Após um maravilhoso e farto almoço duriense confecionado em potes de ferro, irá para o lagar ver e participar na famosa pisa das uvas.  

Será, certamente, um programa repleto de animação, convívio e muita aprendizagem, baseada numa das tradições mais antigas de Portugal: a incomparável festa das Vindimas. Reserve já o seu lugar!