10 Dias para Celebrar a Região do Douro! Cruzeiros Blog

Blog

10 Dias para Celebrar a Região do Douro!

voltar

Venha celebrar o 216.º aniversário da Região do Douro!

A Região do Douro está em festa! Afinal comemora o seu 216.º aniversário desde que foi demarcada e regulamentada pelo Marquês de Pombal em 1756. Vão ser 10 dias de festa que iniciam já no dia 1 de setembro e, para além do Douro, estendem-se, ainda, ao Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.

O Douro é a região vitivinícola mais antiga do mundo e tem captado a curiosidade de cada vez mais turistas espalhados pelos quatro cantos do mundo. Assim, e em jeito de celebração de tão prestigiada data, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) está a preparar um programa de atividades únicas dedicadas à Região. Segundo o instituto, a iniciativa permite envolver produtores, enólogos, Caves de Vinho do Porto, Quinta produtoras de vinhos, restaurantes, bares, companhias de barco e todos os que quiserem conhecer melhor o Vinho do Porto.

Uma rota de restaurantes e bares com um desafio único e diferente é só o início de um programa que se antevê bastante criativo e auspicioso. Durante estes dias, e para deleite de quem quiser provar, o objetivo destes espaços será harmonizar um prato, cocktail ou copo juntando o famoso Vinho do Porto, respondendo assim ao desafio “Contagiar a Cidade”.

Para o dia 10 de setembro, data que será o auge das comemorações, está prevista a aula “A Flight of the Sixties”, no luxuoso Hotel Six Senses Douro, local onde serão provados vários vinhos do Porto da década de 60, apresentados pelos enólogos das respetivas Casas. Após esta degustação, o regresso ao Porto será efetuado no comboio histórico “The Presidential”.

Para além disso, a regata de Barcos Rabelos no Rio Douro, que acontecerá entre as 15h30 e as 17h30, promete muita diversão e adrenalina, assim como uma festa ao pôr-do-sol e aberta ao público no Jardim das Oliveiras, na zona dos Clérigos, entre as 17h00 e as 22h00.

Ainda para essa noite está agendada a “Rota de Jantares Vínicos”, na qual os restaurantes irão confecionar um menu especial harmonizado com Vinho do Porto e apresentado por um enólogo.

Este ano, o evento contará, ainda, com a participação de convidados internacionais que serão recebidos para um fim de semana em famosas Quintas no Douro e onde viverão o ambiente, a história e as memórias das famílias e das Casas do Vinho do Porto.

Esta comemoração estender-se-á, ainda, aos Estados Unidos da América, mais propriamente a Nova Iorque, onde haverá uma prova de vinhos, entre outras atividades. Esta é uma boa forma de continuar a promover este delicioso néctar do Douro além-fronteiras, sendo os EUA um mercado em forte expansão. Segundo o IVDP, só no ano passado, foram exportadas para os EUA “408 mil caixas de DOP Porto […] num valor total que ascende aos 34 milhões de euros”.