Os Pais Escolhem o Douro para Viajar com Crianças. Porquê?

Blog

Os Pais Escolhem cada vez mais o Douro para Viajar com Crianças. Porquê?

voltar

Douro: um destino que produz boas memórias… em família!

Viajar em família, e principalmente com crianças, não tem que ser complicado. O truque é mesmo esse: descomplique! A região do Douro oferece as condições ideias para fazer uma escapadinha incrível em família inesquecível, pelo que não é muito custoso – nem implica grandes orçamentos – conhecer o paraíso.

E para o convencer a colocar o Douro na lista de férias da sua família para 2018, apresentamos-lhe algumas (boas) razões que lhe provam que a região duriense é o lugar ideal para uma viagem em família.

 

Passeios pelo Vale do Douro

A pé, de carro, de barco ou de comboio. Quatro possibilidades que proporcionarão uma experiência incrível, pois ninguém fica indiferente à beleza do Douro, nem mesmo os mais novos.

De carro, percorra calmamente as estradas sinuosas da região, por entre socalcos magníficos e montes majestosos. A pé, as caminhadas por percursos belíssimos e bem demarcados ganham cada vez mais adeptos e são uma excelente opção para os mais aventureiros e se já tiver crianças mais jovens. E não se esqueça que, seja qual for o lugar onde pare, é sempre um sítio ideal para um animado piquenique, repleto de produtos locais.

Outra forma de passear pela região é a bordo de um sublime Cruzeiro. Um passeio de barco pelo Rio Douro pode ser uma boa solução para quem tem crianças mais pequenas e ainda não conseguem fazer grandes percursos a pé. Há vários cruzeiros disponíveis – uns com itinerários maiores, outros de curta duração – e, se viajar entre abril e outubro, até partem diariamente. Esta é, sem dúvida, uma das formas mais emblemáticas de conhecer o Douro.

E se prefere algo mais privado e tranquilo, então um passeio pelo Rio Douro a bordo de um magnífico Barco à Vela, vai encantá-lo eternamente. Numa viagem perfeitamente segura, as crianças poderão ver um barco a ser velejado e apreciar de forma mais genuína a paisagem que se desenrola nas margens.

Para além de todas estas hipóteses, resta, ainda, o comboio. A Linha do Douro é conhecida pela sua antiguidade e beleza, uma vez que o percurso é realizado quase sempre à beira-rio e por entre túneis cravados em grotescos penhascos. A viagem é sempre sublime e tradicional e percorra quase toda a extensão do Rio em território português, do Porto ao Pocinho. E, se viajar no Verão, a CP (Comboios de Portugal) tem disponíveis viagens em Comboio Histórico, tendo a possibilidade de viajar na antiga locomotiva a vapor (percurso entre a Régua e Tua). Uma viagem diferente mas muito tradicional, que as suas crianças irão adorar!

 

Hóteis a Pensar nos Mais Novos

A Região do Douro oferece várias opções em termos de hotelaria a pensar em crianças. Existem já vários estabelecimentos que tem disponíveis equipamentos e instalações que facilitam e melhoram a estadia dos seus filhos, como a existência de berços, quartos comunicantes e com jogos e brinquedos, espaços livres para correr e, claro, piscina. Tudo coisas que as crianças adoram, certo?

 

Visitar “Quintas” e (se for a altura do ano) Fazer a Vindima

Sim, leu bem: quem disse que as adegas eram so lugares para adultos? No Douro misturam-se experiências com a Cultura mais típica que temos em Portugal e, por isso, nada melhor do que um pouco de História na viagem das suas crianças. As Quintas durienses são famosas pela produção dos célebres Vinhos do Porto e do Douro, e aqui aprende-se com os melhores: os conhecedores guias de cada Quinta falará sobre a história do Douro, a história da família daquela Casa e explicará o processo (ainda bastante antigo) da produção de vinhos do Douro. Sendo uma pessoa local, vão conseguir sentir o orgulho com que transmite cada ensinamento e as crianças ficarão, certamente, deslumbradas. A prova de vinhos que acontece sempre no final da visita, acompanhada pelos Enólogos, ficará só para os pais.

Para além disso, e se viajar para o Douro em setembro ou outubro, poderão participar todos nas tradicionais Vindimas que decorrem na região duriense. E se aprender sobre o processo de produção de vinho pode ser uma experiência bastante divertida, imagine irem todos para as vinhas cortar as uvas e acompanhar os cestos até às adegas, com música tradicional portuguesa…. Umas férias diferentes, que nem os mais novos esquecerão.

 

Natur Waterpark

Diversão é o que não falta no Douro. Entre vários espaços ao ar livre para a prática de desportos e atividades infantis, parques de aventuras onde se desenrolam as atividades mais radicais, quintas pedagógicas e algumas praias fluviais onde é possível dar um refrescante mergulho e passar uma boa tarde, a animação será uma constante.

Aliado a tudo isto, o parque de Diversões do Douro é o paraíso para famílias, principalmente para crianças. Chama-se Natur Waterpark e é o primeiro parque ecológico nacional que reúne todas as diversões possíveis e imagináveis para entreter os mais novos. No mesmo espaço, dispõe de um parque de campismo onde há a possibilidade de ficar em bungalows, mobile-homes e, claro, um espaço onde pode montar a sua tenda ou estacionar a sua autocaravana

Por isso mesmo, já sabe: se ainda não tem um destino definido para as suas próximas férias em família já sabe: economize no orçamento e no tempo de viagem e aventure-se pelo Douro. Certamente que não o vai desiludir!