Douro: Património Mundial da UNESCO. Cruzeiros no Douro Blog

Blog

Douro, Património Mundial da Humanidade

voltar

A Região do Douro, destino europeu cada vez mais emergente, foi considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2001

A Região do Douro já era considerada a Região Demarcada de Vinho mais antiga do mundo (desde o decreto de Marquês de Pombal, em 1756). Digna do meritoso reconhecimento de que é alvo a nível mundial, esta paisagem de tal beleza única e natural foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

A classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial obedeceu a vários critérios, entre os quais o facto de ser uma região que produz vinho há cerca de 2000 anos e cuja paisagem reflete a evolução tecnológica, social e económica da região. Desta área classificada fazem parte 13 municípios que, para além dos vinhedos, fornecem o contexto cultural e histórico que se sente em cada recanto do Douro.

De facto, o Douro é um exemplo excecional de uma região tradicional que vive em torno da produção vinícola, seja do célebre Vinho do Porto, seja dos seus mais recentes vinhos de mesa de grande qualidade. Todos esses vinhos provêm de socalcos que rodeiam o Rio Douro e seus afluentes, onde muros de xistos suportam alas de videias carregadas com cachos de uva branca e tinta.

Esta paisagem espelha a simples e bela naturalidade da região que, com o tempo, se foi moldando ao Homem e ao trabalho na terra tão caraterístico da zona.

A produção de vinho neste território é, na verdade, uma lição sobre a capacidade e determinação do ser humano na otimização dos recursos naturais. As vinhas foram construídas num território marcado por declives acentuados que se debruçam sobre as águas do rio e diretamente virados para o sol.

Os vinhedos que os cobrem levantam-se, assim, do Rio Douro e configuram um imenso escadório de socalcos e patamares. Uma paisagem incomparável, a nível mundial!

 

Descubra o Douro a bordo dos nossos cruzeiros

Uma boa forma de apreciar a magnífica paisagem do Douro é a bordo de um cruzeiro. Serpenteando as águas deste rio dourado, consegue admirar-se toda esta peculiaridade da Região que tem vindo a merecer os mais rasgados elogios vindos dos quatro cantos do mundo.

Para sentir (e admirar) a verdadeira essência do Douro, aconselhamos um passeio que penetre bem os seus encantos. Se partir do Porto, sugerimos um fabuloso cruzeiro até à zona do Pinhão. Se preferir partir da Régua, então navegue um pouco mais, até à região do Pocinho.

Embarque connosco e descubra por si mesmo os incontestáveis motivos que levaram a Região do Douro a ser considerada Património Mundial da Humanidade!