5 Lugares no Douro que Não Estão na Moda mas são um Encanto!

Blog

5 Lugares no Douro que Não Estão na Moda mas são um Encanto!

voltar

Parta à descoberta de locais maravilhosos e enigmáticos no Douro!

O Douro é, atualmente, uma das regiões mais visitadas (e aclamadas) em Portugal. Contudo, há sempre locais mais secretos que permanecem ainda um pouco desconhecidos, mesmo para os Portugueses.

Num passeio pelo Douro, opte por afastar-se das rotas mais populares e descobrir um “Douro” diferente e menos turístico. A sua essência continua lá: lugares pitorescos, repletos de gente sorridente, história incontornável e beleza sem igual.

Este é um Douro desconhecido… mas o Douro no seu melhor!

 

Conhecendo Uma das Mais Belas Estações de Comboio

Organize um passeio com um grupo de amigos e vá à descoberta de alguns pitorescos apeadeiros ou da história da produção do Vinho do Porto, espelhada nos bonitos azulejos de algumas estações de comboio da Linha do Douro. Estas são das melhores caminhadas que se pode fazer em pleno Douro, onde se cruza a herança cultural com algumas das mais bonitas paisagens do país.

Não perca. Também, a maravilhosa moldura que elas oferecem, com o rio a acompanhar e a abrilhantar este périplo, onde até pode aproveitar para visitar alguma delas, a partir de um magnífico Cruzeiro no Douro.

 

Folga em Folgosa

Muitos de nós nunca ouvimos falar de Folgosa. Mas é uma freguesia encantadora, ainda pouco conhecida, e que merece que lhe dediquemos algum do nosso tempo.

Situada na margem esquerda do Rio Douro, foi-lhe atribuído floral no séc. XII, pelo rei D. Sancho I. Se aproveitar para fazer um cruzeiro no Douro, pode desembarcar no cais e admirar as quintas onde se produz o precioso vinho. E, nesta zona, as paisagens são de cortar a respiração!

Folgosa possui, também, um atrativo património para visitar, como a Igreja Paroquial da Sra. da Graça, de estilo barroco. E num passeio pelas suas típicas ruas, pegue na sua máquina ou telemóvel e registe algumas imagens deste local cativante para partilhar com os seus amigos.

Uma pintura onde o verde e o azul se cruzam encantadoramente. Vai querer regressar!

 

Um Salto até ao Pocinho

Pocinho é uma acolhedora aldeia, situada perto da Barragem com o mesmo nome, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, já no distrito da Guarda.

Deixe-se conquistar pela singelas casas e boa receção dos seus habitantes, enquanto contempla a paisagem, numa paleta de cores incríveis, onde o magnífico azul do Douro predomina.

Pode aproveitar para saber um pouco da sua História, tal como os fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento, como a construção da estação ferroviária, então palco de transporte de mercadorias, em especial de produtos agrícolas e minério.

E porque não aproveitar para pegar num livro do famoso escritor Francisco José Viegas, nascido nesta pacata terra, enquanto vai preparando o seu passeio por esta região?

 

A Beleza de Peso da Régua

Situada junto ao Rio Douro, Peso da Régua é conhecida por ser a capital da região demarcada que produz o aclamado vinho do Porto.

Mereceu um grande desenvolvimento por ação do Marquês de Pombal que, no século XVIII, ali criou a Real Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Daqui partiam então os famosos Barcos Rabelo, transportando os barris de vinho até Vila Nova de Gaia, onde envelhecia nas suas famosas caves.

Hoje em dia, a cidade convida a admirar as suas deslumbrantes paisagens, com o belo Rio Douro como companhia, através dos seus magníficos miradouros, como o Miradouro de Santo António ou Miradouro de São Leonardo de Galafura. De visita obrigatória é, também, a emblemática Igreja Matriz de São Faustino ou o Museu do Douro.

A sua envolvente é tão intensa e deslumbrante que nos preenche o coração: pintada pelas suas vinhas que emprestam o seu encanto às encostas, por aqui encontramos algumas das paisagens mais caraterísticas do Douro!

 

São João da Pesqueira

Pertencente ao distrito de Viseu, São João da Pesqueira localiza-se na margem esquerda do Rio Douro, enquadrada pelos regulares socalcos que polvilham as encostas com as suas vinhas e as serranias ásperas, mas belas.

É o concelho com maior área classificada, inserida no Alto Douro Vinhateiro, como Património Mundial. E para além do património natural, há monumentos nesta vila que constituem, também, mais um atrativo a merecer visita.

No centro, o formato retangular irregular da Praça da República convida a uma visita ao museu, a admirar a bonita Torre do Relógio ou as elegantes arcadas de pedra. E o concelho é, ainda, enriquecido por palácios brasonados, pinturas rupestres e, até, necrópoles megalíticas!

Aproveite para admirar, também, uma das melhores paisagens de tirar o fôlego, no Miradouro de São Salvador do Mundo. A beleza é tão deslumbrante que vai sentir uma felicidade plena, compreendendo a dimensão da sua designação!

Se optar por um acesso diferente do habitual, suba a bordo de um incrível passeio de barco e desembarque no Cais da Ferradosa, para partir à descoberta de São João da Pesqueira. Repleto de experiências típicas, vai conhecer uma das zonas mais emocionantes do Douro e, também, das menos conhecidas. Não se esqueça das fotografias. Vão fazer sucesso nas redes sociais!