Quer visitar o Douro? Não se Esqueça de Parar em Lamego!

Blog

Quer visitar o Douro? Não se Esqueça de Parar em Lamego!

voltar

Lamego: terra da História, da tradição e da Gastronomia!

Se está a passear pelo Douro, tire umas horinhas da sua viagem para conhecer Lamego. Lamego é uma cidade cheia de História e com muito para contar: tem uma grande quantidade de monumentos, igrejas e construções medievais prontas a serem descobertas. Perca-se pelas suas ruas e explore os segredos desta cidade, que data do tempo dos romanos e foi reconquistada definitivamente em 1057.

Um dos lugares que se destaca e é de visita obrigatória é o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que tem uma vista incrível e uma famosa escadaria que nos permite um belíssimo e enérgico passeio por entre os seus nove lances, ornamentados com capelas, estátuas, fontes e obeliscos. 

Terra de costumes bem genuínos, uma das tradições desta região são as “festas de Lamego”, que atraem turistas portugueses e, até, internacionais. O dia principal das celebrações é dia 8 de setembro, numa data dedicada à padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Remédios.

A Catedral de Lamego, situada no largo da Sé, é outro local que vela a pena conhecer. Trata-se de uma catedral gótica fundada em 1129 e se entrar neste emblemático monumento vai conseguir admirar os maravilhosos detalhes do seu teto e claustros.

Outro lugar icónico a visitar é o Castelo de Lamego. Do topo do castelo, obtém uma vista arrebatadora de toda a cidade e poderá desfrutar de um incrível passeio nos seus arredores.

E como estamos em plena região vinhateira, não pode sair da região sem provar os maravilhosos vinhos que aqui são produzidos. Uma boa sugestão é a visita à Quinta da Pacheca, na qual poderá conhecer um pouco a história do Douro e do Vinho do Porto, passear pelos seus sublimes jardins e fazer uma saborosa degustação dos melhores vinhos desta casa. Para além disso, pode ficar hospedado neste local, de forma a conhecer o espírito desta região, ou almoçar e jantar no seu restaurante que, com toques de Cozinha típica e Gourmet, é considerado um dos melhores do Douro.

Para além de todos estes tesouros, Lamego destaca-se, ainda, pela sua maravilhosa Gastronomia, nomeadamente pelos presuntos, o cabrito assado com arroz no forno e – claro – pela sua deliciosa “bôla de Lamego”. Numa visita pela cidade, não se esqueça de se sentar descansadamente numa esplanada, absorvendo a incrível paisagem à sua frente e a apreciar esta espécie de pão tão caraterística e tão saborosa.

 

Venha passar um dia na cidade de Lamego e não se vai arrepender. Ou, em alternativa, opte pela nossa escapadinha de 2 dias entre Porto e Régua, na qual reservámos o segundo dia da viagem para descobrir o melhor desta cidade!