Não gosta do Outono? Então é porque ainda não conhece o Douro!

Blog

Não gosta do Outono? Isso é porque ainda não conhece o Douro!

voltar

Conheça o local ideal para apreciar o melhor do Outono

A praia, o sol, a luz, o calor são as principais razões que levam a escolhermos o verão para as nossas férias. Associamos esta época a dias mais alegres e inspiradores, continuando a ter alguma resistência à estação que lhe sucede. Efetivamente, tendemos a olhar para o outono como um tempo cinzento e pesaroso, mas a verdade é que ele trás consigo uma beleza tão genuína e bela que acabamos por (injustamente) nos esquecer de a apreciar.

No outono respira-se calma e tranquilidade. Os dias têm, ainda, um clima ameno e é a época ideal para apreciar a natureza, as suas cores, aromas e sabores, sendo perfeito para a renovação de forças, energia e motivação.  E uma das melhores escolhas que pode fazer para aproveitar o esplendor máximo desta época é visitar a belíssima Região do Douro. Explicamos-lhe porquê!


Os Outonos Encantadores do Douro

Quem lá vive, bem sabe: o Douro é um dos lugares mais bonitos do mundo para viajar no Outono. À mesma conclusão chegou, já em 2015, a prestigiada revista de viagens Traveler (do grupo Condé Nast), que elegeu a região duriense como uma das 8 mais bonitas em todo o mundo para ver as folhas cair.

De facto, se ainda não viajou pelo Douro nesta altura do ano, definitivamente não conhece o Outono. Resultado da harmónica obra entre o Homem e a Natureza que, durante décadas, juntaram esforços para formar uma das paisagens mais incólumes e incríveis do planeta. Se as magníficas margens do Rio Douro são já consideradas Património Mundial da Humanidade, no Outono elas ganham o seu expoente máximo.

É uma autêntica explosão de cores, aquilo que os nossos olhos contemplam. O rio vai serpenteando no vale, acarinhando as encostas das colinas agora cobertas de mil e um tons de vermelhos, laranjas e violetas. Estamos na altura de pós-vindimas, época em que as uvas já foram colhidas, não antes de tingirem os seus vinhedos com as suas cores. E toda esta palete de cores está refletida num espetacular Rio d’Ouro, que agora faz jus ao nome que tão amavelmente lhe colocaram. Qual quadro impossível de pintar ou imaginar, é uma realidade que está tão perto e que nem parece nossa.

E o tempo ameno que se sente nesta região, abrigada pelas serras do Marão e de Montemuro, faz com que qualquer viagem seja inesquecível. Conseguimos passear calmamente pelas suas encostas, sentir o silêncio apenas rasgado pelo correr do Rio e pelo canto dos pássaros mais resistentes, tirar fotografias ímpares e dignas de muitas partilhas em qualquer rede social (experimente captar o belíssimo por-do-sol que se reflete no Rio). As multidões que, cada vez mais, acorrem a esta região vindas dos quatro cantos do mundo já desapareceram e, agora, tudo é tranquilo e aprazível no Vale do Douro.


Como Aproveitar o Outono no Douro?

Outono e uma ligeira descida de temperatura combinam bem com um delicioso copo de vinho na mão. E não podia estar em melhor lugar: o Vinho do Porto é produzido no Douro, assim como os já muito aclamados Vinhos do Douro.

E porque é difícil vislumbrar uma imensidão de belas vinhas sem provar o forte paladar do seu néctar, liberte os sentidos com uma degustação dos melhores vinhos da Região. As famosas Quintas Vinícolas estão abertas e ansiosas para o receber, podendo, assim, fazer uma prova vinícola enquanto aprende mais sobre a Região do Douro, a sua História, caraterísticas e sobre a tradicional produção de vinho.

Uma escapadinha ao Douro é tão perto, que significa um orçamento mais reduzido, se compararmos com viagens além-fronteiras. Assim, terá maior margem financeira para vivenciar as experiências mais genuínas do Douro. Para além da prova de vinhos, um passeio de barco é obrigatório e é uma das melhores formas de apreciar a beleza das margens que crescem em autênticas varandas de vinhas.

Se, em tempos, as viagens pelo Rio Douro eram feitas pelos míticos Barcos Rabelos, que transportavam as pipas de vinho do Douro até ao Porto, hoje em dia ainda pode experimentar esta viagem, num barco de recreio seguro e muito confortável. O cruzeiro entre o Pinhão e Tua é um agradável passeio de duas horas, a bordo destas típicas embarcações, onde poderá apreciar paisagens inacessíveis através de estradas nacionais. Sente-se num dos pequenos sofás colocados na proa do barco ou instale-se comodamente no convés interior, e aprecie as margens que desfilam à sua frente, as explicações do áudio-guia e um excelente cálice de Vinho do Porto servido no momento certo. 

Mas seja de barco, de carro ou de comboio, o importante é viajar pelo Douro porque vai conseguir deslumbrar-se de qualquer forma. A Linha do Douro, com caminhos-de-ferro dispostos maioritariamente à beira-rio e túneis escuros cravados nas rochas, proporciona uma viagem agradável, até por zonas onde o carro não chega. E as tradicionais estradas estreitas de curvas e contracurvas pelo meio do vale são encantadoras. A estrada nacional 222, por exemplo, que acompanha o Rio Douro, foi considerada uma das melhores estradas do mundo para conduzir, num cenário perfeito e de cortar a respiração.

Não viaje com pressa. Aqui os minutos conseguem tornar-se horas, se vividos intensamente. Quebre a rotina e permita um pouco de calma à sua vida. Está no Douro para descansar e – acredite – não há melhor local para o fazer.  

E para completar um itinerário deslumbrante, reserve tempo para outros momentos plenos e encantadores: a visita ao célebre Museu do Douro vai valer a pena, assim como ao Museu do Pão e do Vinho, já na zona de Favaios; suba a emblemática escadaria do Santuário de Nossa Senhora das Necessidades, em Lamego, e visite os belos locais culturais que se podem encontrar nesta zona; descubra aldeias e vilas mais remotas como Ucanha ou saboreie uma degustação dos produtos mais típicos da Região; relaxe num dos SPA’s com vista para as encostas ou leia um livro num terraço com vistas infinitas para o Douro.

Porque o Douro é espetacular em qualquer altura do ano, porque em nenhum outro lugar o Outono tem tanto encanto, porque uma escapadinha nesta época faz sempre bem ao corpo e à mente, trace o seu roteiro pela Região do Douro e deslumbre-se!