7 paisagens durienses que tomaram conta do Instagram. Blog

Blog

7 Paisagens Durienses que Tomaram Conta do Instagram

voltar

As fotografias mais populares dos amantes do Douro!

Quem pensa que o paraíso das viagens só se encontra no estrangeiro, está muito enganado. Aqui bem perto, em território nacional, há paisagens que o vão deixar inebriado.

E que tal espreitar as fotos mais popularizadas do Instagram sobre o Douro, agora que as redes sociais constituem o palco de um convite irresistível para nos fazer viajar nesta região?

 

Os Pormenores do Douro

Ora tente imbuir-se do espírito de um explorador e parta à descoberta destes locais inesquecíveis, de cortar o fôlego.

Por vezes, a beleza está mesmo ali, na esquina daquele edifício que beija o Douro, onde ao longe já espreita o Barco Rabelo. Ou nas elegantes vinhas, dispostas nos socalcos, cuja ordenação devolve a serenidade que só a natureza tem o poder de nos insuflar. Ou ainda numa das singelas casinhas que emolduram as orlas do Vale do Douro.

A magia do rio Douro brinda aos vários momentos do dia. Tendo o céu como limite ou, no início da noite, apreciando as luzes das margens, que acenam, numa piscadela cúmplice. O que é certo, é que a simples paisagem do Douro conquistou curiosos nacionais e estrangeiros e fizeram um grande sucesso no Instagram.

 

A Primavera na Quinta da Ventozela

Tropece na candura daquela flor primaveril, que desponta numa Quinta duriense. Rume, por exemplo, até Cinfães pela A4 (em direção a Vila Real/Amarante, para quem vem do Porto), passe pela Barragem do Carrapatelo e mergulhe na tradição da Quinta da Ventozela, datada do séc. XVII.  

Aqui vai deslumbrar-se com a vista sobre o rio, a capela de 1635, a fonte cristalina, os lagares, a horta, a bonita vegetação, mas também com os criativos programas que ela presenteia. Opte pela originalidade e faça uma saída a acompanhar um pastor e os seus animais, enquanto vai tirando fotos destes pormenores bucólicos que a envolvente ainda mais enriquece.

 

O Rio Douro junto à Foz e as Pontes

Aproveite ainda para disfrutar de uma experiência diferente, entrando a bordo de um cruzeiro, a partir do cais de Vila Nova de Gaia, para admirar o recorte da arquitetura das suas magníficas Pontes. Usufrua do gigantismo desta paisagem, devolvendo o olhar ao Rio Douro, para brincar com o reflexo que elas espelham na água.

À boleia de um sucesso cinematográfico, abra os braços em jeito de plenitude e peça para ficar numa fotografia, com a felicidade estampada no rosto.

 

Fotografar um Trilho

E porque não vivenciar o irresistível romantismo dos trilhos do Douro, também muito afamados nas redes sociais?

Um dos mais fáceis e bonitos é o Trilho de São Cristovão do Douro. O passeio inicia-se em Provesende, uma encantadora aldeia situada no Alto do Douro Vinhateiro, a cerca de 9km de Pinhão. O seu património único, com uma Igreja Matriz, um Pelourinho e um Fontanário do séc. XVIII constituem um belo ponto de partida, para se ir enchendo de ar puro, ao longo de cerca de 4 km, sempre a descer, até chegar à ponte romana de Pinhão.

 

Um excelente passeio, ideal também para desfrutar em família!

 

Um Cálice numa Quinta do Douro

Certamente também reparou que uma das fotografias mais acarinhadas no Instagram sobre esta região é… registar para a eternidade o apetecível momento em que experimenta um delicioso cálice de Vinho do Porto ou de outro excelente vinho da região!

O fascínio é sempre total perante estas apreciadas bebidas, produzidas a partir das famosas vinhas dispostas nas íngremes encostas, que conferem à Região Demarcado do Douro o título de Património Imaterial da Humanidade.

Por isso, aproveite para ter uma experiência de prova de vinhos na Quinta do Vallado, uma das mais antigas do Vale do Douro, podendo-a complementar com a visita às caves, um piquenique ou até com umas revigorantes braçadas na piscina.

 

Prepare as suas malas e siga em direção a Peso da Régua até Vilarinho dos Freires, onde o aguardam estas interessantes experiências.

Se os outros gostam tanto, não iremos nós, também, deleitarmo-nos?...

 

Miradouro de São Salvador do Mundo     

Com a sua generosa e magnânima paisagem, consonante com a sua designação, o Miradouro de São Salvador do Mundo ocupa uma das preferências no Instagram. Já várias vezes vos falámos sobre este emblemático lugar duriense, principalmente no nosso artigo Os Miradouros Mais Impressionantes do Douro, e, efetivamente, é um dos lugares mais populares para os apaixonados por esta região. Se compreendemos o fascínio que desperta em quem manifesta o seu gosto pelas vistas que proporciona, ainda mais ficaremos deslumbrados quando lá estivermos, a abraçar o que tem para nos oferecer.

Situado na margem esquerda do Rio Douro, a cerca de 5km de São João da Pesqueira, a sua paisagem é de uma formosura estonteante, com os bastidores polvilhados de vestígios pré-romanos enquanto, diante de nós, se estende um declive até ao Rio Douro, onde as tonalidades azuis e verdes são salpicadas pelas escarpas, vinhas e vegetação local que o emolduram.

Pode não ser original, mas vai seguramente querer também colocar a sua foto no Instagram. Porque sente as suas imagens como diferentes, porque ficam impregnadas das suas emoções, porque quem lá esteve leva consigo a grandiosidade do que recebeu.

Os cliques e “adoros” nas suas fotos serão sinal que isso desperta o mesmo nos outros.

 

Vamos até lá?

 

O Feitiço dos Cais

A Região do Douro encontra-se pintada por acolhedores cais, que tanto nos convocam para aproveitar a preciosidade do Rio Douro, como para desbravar os tesouros das suas margens.

Mais uns apontamentos fotográficos, muito apreciados, que se podem encontrar no Instagram sobre a magia destas paisagens e que nos vão fazer também sonhar.

Os cais são singelos e serenos. Impossível não sentir a paz que emanam, a graciosidade das suas linhas depuradas, o feitiço que até apela a que se fique e se congele aquele instante, não sendo necessariamente obrigatório mover-nos, de imediato.

Não importa, pois, se vamos num cruzeiro até ao Cais da Ferradosa, em S. João da Pesqueira ou do Cais de Pinhão, de onde podemos navegar até à deslumbrante Foz do Rio Tua ou do Cais da Régua até Barca d`Alva.

Afinal, o que fica é a piscadela do convite, a partir de um acolhedor cais, para permanecer, partir ou chegar à descoberta de relíquias durienses.

Não deixe de pegar no telemóvel ou máquina fotográfica para registar todas estas imagens inacreditáveis, criando os seus próprios momentos mágicos em busca de pormenores que podem fazer a diferença! Vai querer guardá-las na memória e partilhar também as suas fotografias no Instagram.

Vamos apostar que vai conseguir imensos likes? Ninguém resiste ao encanto dos momentos felizes, com as paletas do Douro a fazerem perdurar recordações inolvidáveis.

 

Afinal, aquilo que é especial torna maior quem o sabe apreciar…e partilhar!