8 Razões para Descobrir o Douro em 2018. Douro Blog.

Blog

8 Razões para Descobrir o Douro em 2018

voltar

O Douro vai continuar na moda em 2018. Descubra porquê!

Lugar de eleição de poetas, escritores e pintores – Miguel Torga estava horas a fio a observar esta maravilhosa e inspiradora paisagem – a região do Douro é dona e senhora de uma beleza arrebatadora que conquista quem por lá passa. Se está a planear umas férias no Douro, ou gostava de viajar pela região, este artigo é para si: reunimos as 8 melhores razões para conhecer o Douro em 2018!

1 – Os Seus Maravilhosos Miradouros

A região do Douro está repleta de Miradouros onde a vista é de cortar a respiração. Lá do alto, o vale verdejante com a mancha azul do rio, estende-se orgulhoso sob o olhar de quem o observa, num descarado convite a que se aprecie a mais bonita paisagem do norte do país. Não se esqueça da máquina fotográfica, porque não vai resistir a tirar fotos. Perca-se pelos melhores miradouros durienses e registe o momento!

 

2 – O Famosíssimo Rio Douro

O Rio Douro é um dos mais importantes rios do nosso país e navegar nele é simplesmente mágico. Aproveite as suas férias para uma visita no Douro e embarque num memorável cruzeiro. A bordo de um maravilhoso passeio de barco, vai conseguir desfrutar de toda a paisagem que a Região do Douro tem para oferecer, numa perspetiva diferente e emblemática. Os guias irão contar-lhe tudo sobre a região, enquanto admira os imensos socalcos erguidos na margem e deixa que e a brisa do suave vento deste microclima lhe beija suavemente o rosto. Uma experiência inesquecível. E não se esqueça que os primeiros raios de sol quente estão mesmo a chegar!

 

3 – As Tradicionais Quintas da Região

É fã de vinho? Principalmente do nosso célebre Vinho do Porto? Então este é o local que vai querer visitar. São muitas as Quintas típicas onde pode ver – e aprender – todo o processo de produção vinícola, ainda tão tradicional e maravilhoso. E, claro, todas as visitas terminam com uma deliciosa degustação dos vários tipos de vinho aí produzidos, enquanto se deixa embebedar pelas maravilhosas paisagens vinhateiras. Se estiver de férias no Douro, este é um programa obrigatório. Afinal, o Vinho do Porto e os Vinhos do Douro são dos mais famosos (e apreciados!) do mundo inteiro.

 

4 – A Belíssima Zona do Pinhão

A Vila do Pinhão é uma das mais emblemáticas vilas vinhateiras da região do Douro. Lugar historicamente estratégico para o Vinho do Porto, é aqui que se localizam algumas das mais importantes Quintas de Produção do Vinho do Porto e dos famosos Vinhos do Douro. Para além disso, aqui se ergueu uma das mais bonitas estações ferroviárias do país. A Estação do Pinhão está emblematicamente coberta por 24 painéis, compostos por 3047 azulejos pintados à mão, numa clara homenagem ao vinho, ao trabalho no campo e às gentes do Douro. Vai mesmo resistir e rejeitar esta viagem pelo Douro?

 

5 – Parque Natural do Douro Internacional

Já lhe falámos bastantes vezes deste lugar maravilhoso localizado bem na fronteira entre Portugal e Espanha: o maravilhoso Parque Natural do Douro Internacional onde a Natureza, na sua quietude, nos arrebata por completo. É lá que se encontra Barca D’Alva, um ponto de passagem e paragem dos nossos Cruzeiros no Douro e lugar onde as amendoeiras em flor pintam a paisagem com enternecedora beleza. O quadro natural é tão único quanto belo e permanece para sempre na memória de quem o vê. Barca D’Alva é uma excelente desculpa para começar já a planear as suas férias no Douro!

 

6 – Peso da Régua: o Coração do Douro

A Régua é dona de algumas das mais bonitas paisagens sobre o Douro e é considerada a capital da região que produz o famoso Vinho do Porto. Aqui poderá não só contemplar a paisagem, como visitar Quintas, o Museu do Douro, o Solar do Vinho do Porto e muito mais. O cais, com os barcos atracados e a caraterística azáfama dos viajantes a embarcar e desembarcar, tornam o cenário perfeito e, à noite as luzes espelhadas no Rio Douro inspiram até o mais rigoroso viajante!

 

7 – Barcos Rabelo, Mantendo a Tradição

Se nunca viajou num Barco Rabelo, então não sabe o que está a perder. Tradicionalmente, os Barcos Rabelo foram construídos para transportar o Vinho do Porto até às caves, em Vila Nova de Gaia, para ser posteriormente exportado para o mudo. Foram tão importantes para a História do Douro que se fez questão de os preservar, mantendo a Tradição viva e proporcionando uma experiência típica incrível. Sim, porque hoje em dia, pode viajar tranquilamente numa destas tradicionais embarcações, enquanto aprecia a beleza das margens do Rio Douro e recorda os seus tempos de glória. Efetivamente, o encantador Cruzeiro entre Pinhão e Tua é um programa obrigatório numas férias no Douro!

 

8- Gastronomia

Por fim, e não menos importante, apresentamos um delicioso motivo para conhecer o Douro em 2018: a espetacular Gastronomia duriense. As iguarias da região são imensas e saborosas, a grande maioria confecionada com os bons produtos retirados diretamente destas terras. São muitos os restaurantes locais e até Quintas que, respeitando a tradição, servem os melhores pratos regados a vinho e boa disposição. E com música tradicional à mistura. Até porque, por aqui, as mesas são fartas, a forma de cozinhar ainda tradicional e nunca se esquece que uma boa refeição só fica completa com um bom Vinho a acompanhar. E seja qual for o seu gosto, vai certamente encontrar um prato e um vinho do seu agrado, que lhe vai apurar todos os sentidos!

 

Agora que já apontou as 8 razões para visitar o Douro ainda este ano, comece já a planear as suas férias. Prometemos-lhe que serão dias inesquecíveis, de pura felicidade e em estreito contacto com a mais bela Natureza!