Rios de Portugal: Do Rio Tejo ao Rio Douro

Blog

Rios de Portugal: Do Rio Tejo ao Rio Douro

voltar

Rios de Portugal: Do Rio Tejo ao Rio Douro

Já parou para pensar no papel que os rios desempenham na nossa vida? Para além de, ao longo da história, terem contribuído para o desenvolvimento das sociedades humanas e de serem a nossa principal fonte de água potável, os rios também fazem parte do cenário de muitos dos nossos momentos de lazer.

Hoje partilhamos algumas curiosidades sobre os principais rios de Portugal. É sempre bom aprender sobre o nosso país, certo? 

 

Principais rios de Portugal

Hoje vamos focar-nos nos 5 maiores rios portugueses - os que têm o maior caudal. O Douro no norte, o Tejo e o Mondego no centro e o Sado e o Guadiana no sul - todos têm as suas peculiaridades e características. Vamos conhecê-los melhor?

 

Rio Tejo

O Tejo é o maior rio de Portugal e um dos maiores da Península Ibérica, com cerca de 1100 quilómetros. Nasce em Espanha, na serra de Albarracin, a 1593 metros de altitude.

Em Lisboa, o estuário do Tejo é atravessado por duas pontes: a Ponte 25 de Abril, uma das maiores pontes suspensas do mundo e a Ponte Vasco da Gama, com cerca de 17 quilómetros de comprimento (a ponte mais longa da União Europeia). 

 

Rio Sado

Nasce no interior do Alentejo, sendo o seu curso inteiramente português. O Sado corre de sul para norte, orientação pouco comum no nosso país. 

Tem um estuário classificado como Reserva Natural há mais de 30 anos, onde podemos observar centenas de peixes, aves e golfinhos roazes, a única comunidade de Portugal e uma das mais raras da Europa.

 

Rio Mondego

O único rio que nasce numa fonte à beira da estrada em Portugal. É desta forma que surge o Mondego, um pequeno fio de água a 1425 metros de altitude, ganhando energia e tornando-se num rio forte e extenso - atravessando três distritos.
Perto da Figueira da Foz o rio conta com a presença de várias espécies de aves como os flamingos e as garças-reais - um ótimo local para os birdwatchers!


Rio Guadiana

Nasce em Espanha, em Campo Montiel, e desagua em Vila Real de Santo António. Aqui, forma uma cascata com 20 metros de altura, o Pulo de Lobo, criando uma paisagem incrível. É neste rio que se encontra o maior lago artificial da Europa, a barragem do Alqueva.

 

Rio Douro

Com cerca de 970 quilómetros de comprimento, o Douro é o terceiro maior rio da Península Ibérica. Nasce na Serra de Urbión, em Espanha, e desagua no Porto. É um dos rios de Portugal com mais história. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre o nosso incrível Douro?

 

Porquê Douro?

Não se sabe ao certo a origem do nome. Há, no entanto, duas teorias que nos dão algumas pistas. Por um lado, acredita-se que venha do antigo celta, uma vez que “dur” ou “dubr” significava água. Por outro lado, existe uma lenda que diz que existiam pedras que rolavam e brilhavam no local, que acreditavam ser “de ouro”.

 

Qual é a sua importância?

O rio foi classificado como Património da Humanidade em 2001 pela UNESCO. 
Antigamente, o rio era o principal elo de ligação entre a região do Douro e o Porto, ligação essa muito usada no transporte do vinho do Porto para o seu processo de envelhecimento em Gaia. Na altura não existiam caminhos de ferro e a via fluvial era a única opção.

É possível circular sobre o rio entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia através de 6 pontes: Luís I, D. Maria Pia, Infante D. Henrique, Freixo, Arrábida e São João. Também pode andar de barco embaixo das pontes e conhecer mais sobre a sua história. Saiba mais aqui!

 

Uma região com história

As suas margens de xisto no norte interior de Portugal proporcionam um microclima propício à plantação de vinhas e produção do Vinho do Porto - região denominada Douro Vinhateiro, com mais de 2000 anos de história. A região também é famosa pela sua beleza. Não é à toa que a estrada que liga o Peso da Régua ao Pinhão tenha sido considerada a “estrada mais bonita do mundo”!

São muitas as razões que podemos citar para visitar a região do Douro. A sua beleza e a sua história estão, certamente, entre elas. Se, como nós, é um apaixonado pela região, convidamo-lo a conhecer o nosso novo Cruzeiro no Douro com saída de Lisboa. Descubra o melhor do Vale do Douro, num programa de 2 dias com tudo incluído e destino ao Pinhão, uma das regiões mais belas do país (e do mundo!)

O nosso país oferece-nos uma variedade paisagística e cultural infinita. De norte a sul, as probabilidades de nos encantarmos com o que nos rodeia é mais que certa. 

Cabe-nos a nós aproveitar cada oportunidade de conhecer e desfrutar das maravilhas portuguesas da melhor forma. Se procura opções de Cruzeiros na Região do Douro, está no sítio certo! Explore o nosso site e encontre a sua próxima experiência única. Até à próxima!