Razões para visitar o Douro em 2017. Cruzeiros Blog

Blog

Razões para visitar o Douro em 2017

voltar

A Região do Douro tem atraído cada vez mais turistas. Não perca a oportunidade de a visitar já em 2017. Nós mostramos-lhe as melhores razões!

Passear à beira-rio nunca é má ideia. Esta é uma frase já bem antiga, fruto da sabedoria popular, passada de boca-em-boca, de geração em geração, pregada em todos os lares portugueses... Mas esta é uma expressão levada ao seu expoente máximo quando se trata do Rio Douro, uma belíssima força da natureza que se estende desde o Porto até território espanhol, rodeado pela beleza estonteante das suas genuínas margens.

De facto, o belo Douro Vinhateiro impressiona. A região desenvolveu-se em torno deste Rio e tornou-se única. E claro que sempre que falamos em Vale do Douro, vem-nos à memória as paisagens de cortar a respiração, a atmosfera calorosa, um bom copo de vinho na mão e a comida farta e bem apetitosa. Impossível de dissociar…

E todos estes momentos têm corrido mundo e despertado o interesse dos mais curiosos. Por isso mesmo, espera-se que milhares e milhares de turistas visitem esta região em 2017. Por terra, água e até pelo ar, o Douro vai estar na moda e nenhum português pode ficar para trás nesta tendência.

Assim, mostramos-lhe seguidamente as melhores razões para visitar o Douro ainda este ano!


As paisagens únicas, protegidas pela UNESCO

A região do Douro, onde predominam vales fundos e escarpados, é um autêntico regalo. O seu rio Douro – limpo e cristalino – serpenteia os montes agrestes, os seus socalcos repletos de videiras – obra resultante da simbiose perfeita entre Homem e Natureza – destacam-se no meio de uma flora e fauna únicas, os seus montes de xisto engrandecem, ainda mais, esta região.

Ladeada pelas montanhas transmontanas e pelas beiras, esta região tem uma paisagem encantadoramente irregular, monumental e sumptuosa. Esta sua geografia confere ao Vale do Douro caraterísticas mesológicas e climáticas únicas, permitindo o seu desenvolvimento e aclamação mundial.

 

Toda esta beleza incrível e invulgar da região demarcada mais antiga do mundo não passou despercebida e, de forma a protege-la, foi classificada pela UNESCO, a 14 de dezembro de 2001, como Património da Humanidade.


As caraterísticas Quintas e seus Excelentes Vinhos

Região de vincada tradição vinícola, o vale do Douro produz alguns dos melhores vinhos portugueses (e do mundo!).

Devido às caraterísticas únicas das castas da região duriense, os vinhos produzidos nas suas margens são de um requinte e qualidade inigualáveis. Por esta razão, os vinhos do Douro e do Porto são apreciados pelos mais exigentes amantes de vinhos e a forma como ainda se produz entusiasma qualquer turista.

Assim, numa visita ao belo Vale do Douro, poderá disfrutar de uma experiência genuína e marcante: delicie-se com os excelentes vinhos à mesa, aprenda e participe no processo de produção vinícola e não se esqueça de incluir uma requintada prova de Vinhos do Porto em famosas Quintas da região, ricas em história vinícola e autenticidade.


Hotelaria de Excelência

Pelas margens do Douro e localidades vizinhas proliferam locais onde pode ficar alojado com todo o conforto, disfrutando das belas paisagens que o rodeiam. Uma atmosfera de pleno relaxamento, garantindo que toda a sua experiência no Douro será maravilhosa, desde o momento em que desperta.

Encontre hotéis luxuosos e belas Quintas, plenas em história. Alojamentos bem localizados, rodeados de belíssimas vinhas e paisagens estonteantes, onde terá todo a comodidade e tranquilidade que deseja.


Gastronomia Típica e Deliciosa

A combinar com os excelentes vinhos produzidos na região do Douro, encontrará uma gastronomia que o surpreenderá em qualidade e variedade.

Os produtos regionais são a grande base da cozinha servida ao longo das margens do Douro e prometem satisfazer todos os apetites. Em muitos locais ainda se cozinha à maneira antiga: em potes de ferro colocados ao lume. E a pastorícia e a agricultura são, ainda, atividades muito praticadas no Douro e refletem-se intensamente nas iguarias que aqui são servidas.

Assim, os pratos de carne, intensos e bem servidos, são os mais famosos, mas também os pratos de peixe, com peixes maioritariamente pescados no Rio Douro e seus afluentes, são igualmente deliciosos petiscos.  E para terminar qualquer refeição, nada melhor do que os doces conventuais da Douro. Neste ponto, a amêndoa ocupa um dos lugares principais, assim como outros frutos secos. Não deixe de provar!


Os seus fantásticos Cruzeiros no Douro

Esta é uma das poucas regiões do nosso país que podem ser exploradas em barco. O Rio Douro em território português é totalmente navegável e proporciona uma experiência duriense ainda mais maravilhosa.   

Antigamente, os típicos e pitorescos Barcos Rabelo cruzavam o rio para transportar o Vinho do Porto das Quintas para as Caves em Vila Nova de Gaia, onde ficava a envelhecer até ser exportado. Hoje em dia, o rio não é a principal artéria do Douro, mas os cruzeiros de recreio tornam-se uma prática aclamada pelo mundo inteira.

Assim, diariamente, dezenas de barcos cruzam o Rio Douro, levando turistas a vaguear pelas vertiginosas encostas durienses, pelos encantadores socalcos que pendem em direção ao rio, pelas magníficas paisagens que já aqui mencionámos, consideradas Património Mundial da Humanidade. Os Cruzeiros no Douro fazem, assim, as delícias de todos os visitantes e nunca deixam de surpreender.


Visite o Douro em 2017!

Por todas estas razões, não se esqueça: o Douro está mais encantador do que nunca e este ano é um local de visita obrigatório. Permita-se ceder a este deslumbramento!