Barragem de Crestuma-Lever. Cruzeiros no Douro Blog

Blog

A Barragem de Crestuma-Lever

voltar

A primeira porta a abrir-se na sua descoberta pela Região do Douro!

Num cruzeiro pelo Rio Douro vai sentir a experiência de subir ou descer as famosas Barragens que se localizam ao longo de toda a extensão do rio em território português. E a Barragem de Crestuma-Lever é a última Barragem no Douro antes de atingir a foz. Ou, se embarcar num cruzeiro com partida do Porto, é a primeira porta a abrir-se na sua descoberta pela Região!

A Barragem de Crestuma-Lever é, assim, a Barragem que se situa mais a jusante do Rio Douro, no extremo leste do concelho de Vila Nova de Gaia. Entrou em funcionamento em 1986. Além do armazenamento de águas e produção elétrica, serve de travessia pedonal e rodoviária para o concelho de Gondomar e na outra margem do rio.

Esta barragem do tio móvel é constituída por nove pilares de 25,5 metros de altura, nos quais se apoiam oito comportas descarregadoras. A albufeira estende-se por cerca de 44km e tem uma capacidade de 110 milhões de m3 de água, dos quais apenas são utilizáveis 16 milhões de m3.

A Barragem inclui no encontro esquerdo uma eclusa do canal de navegação do Douro, que vence um desnível máximo de 14m. É por esta zona que se faz a passagem de barcos de cruzeiro, proporcionando uma experiência única e memorável a todos os turistas. Embarque num dos nossos cruzeiros com partida ou chegada à cidade do Porto e divirta-se!