Rio Tua: Um cenário Imperioso e Perdido na Natureza. Blog

Blog

Rio Tua: Um Cenário Imperioso e (ainda) Perdido na Natureza

voltar

O Rio Douro tem vários afluentes, mas o Rio Tua é dos mais incríveis. Não acredita?

Viajar pela região do Douro - onde encantadores tesouros estão à espera de serem descobertos - é não só a certeza de encontrar belíssimas paisagens, como uma experiência única repleta de conhecimento e momentos memoráveis.

Contudo, o Douro é muito mais do que o vale sabiamente esculpido pela mão do Homem e em plena comunhão com a Natureza. É muito mais do que, apenas, o Rio Douro serpenteando, sublime, as encostas. É muito mais do que as vinhas, as gentes e o Vinho do Porto. O Douro é um sentimento que se traduz na alegria de conhecer mais da sua paisagem e da sua História.

Por isso, hoje levamo-lo a viajar pelo Rio Tua. Muito provavelmente já terá ouvido falar deste importante curso de água que atravessa as paisagens durienses, mas sabe o quão majestosamente belo é? Venha daí e descubra mais sobre um dos rios mais intimamente ligados ao Vale do Douro para além do, claro, já muito aclamado Rio Douro.

 

O Rio Tua e a sua Importância nas Paisagens Durienses

O Rio Tua é um importante afluente do Rio Douro, resultando da junção de outros dois rios - o Rio Tuela e o Rio Rabaçal - a cerca de 4 km a norte da cidade de Mirandela. Em comum, estes dois rios têm o facto de nascerem em Espanha. O primeiro em Castela - Leão e o segundo na Galiza, entrando ambos em Portugal pelo concelho de Vinhais.

Assim, o Rio Tua corre, selvagem e magnífico, em nome próprio por mais de 40 km. Sendo integrante da Bacia Hidrográfica do Rio Douro, pode dizer-se que é em Mirandela a sua origem. Com efeito, o Rio Tua define algumas fronteiras no seu curso, atravessando dois distritos e cinco concelhos: Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Murça e Alijó. A sua margem esquerda, está sempre em contacto com o distrito de Bragança, onde as belíssimas paisagens são uma constante. Já a sua margem direita corre por Mirandela, seguidamente define a fronteira com o distrito de Vila Real, até chegar ao Douro.

Por tudo isto, o Rio Tua está rodeado de paisagens arrebatadoras que impressionam pela sua beleza natural, sendo o protagonista de um cenário imperioso onde a perfeição da Natureza é uma constante. E é quando desagua na margem direita do Rio Douro, junto da localidade de Foz do Tua, que as palavras do escritor Miguel Torga sobre a região duriense ganham ainda mais sentido:

“O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso da natureza. Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis da visão. Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a refletir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta.”

 

A Construção da Barragem e as Mudanças no Rio Tua

Apesar de controversa, a Barragem do Tua é uma realidade que visa, precisamente, o aproveitamento hidroelétrico do Rio Tua. A verdade é que, para que fosse edificada, foi necessária a submersão dos 16 primeiros km da linha ferroviária do Tua, que muitos consideravam uma das mais belas do país. Assim, atualmente, restam apenas 33 km daquela que foi uma das mais emblemáticas linhas ferroviárias nacionais, tendo a paisagem circundante ao Rio Tua sido irreversivelmente alterada.

No entanto, é ver com os seus próprios olhos: apesar das mudanças, isso não significa que os quadros naturais imponentes tenham desaparecido. Significa apenas que, hoje em dia, a melhor maneira de contemplá-los é, sem dúvida, navegando por este pedaço de Rio.

 

Descubra a Foz do Tua a Bordo de um Barco Rabelo

Contemplar o Douro a partir de um Cruzeiro é, mais do que uma experiência única, a certeza de apreciar paisagens singulares. Isto porque, alguns dos quadros naturais mais bonitos da região duriense não são visíveis a partir de estradas nacionais ou vias férreas. Assim, propomos-lhe um passeio de barco contemplativo, que não só o vai ajudar a apreciar algumas das mais belas paisagens durienses, como o vai, certamente, iniciar numa grande aventura pelo mundo mágico do Rio Tua.

Por isso, vá até ao Pinhão, uma das mais conhecidas freguesias do Douro, e navegue em direção à foz do Tua. Este pequeno passeio de 2 horas num típico Barco Rabelo vai fazer com que se sinta, verdadeiramente, parte do Douro. Sim, leu bem, vai mesmo navegar num dos barcos tradicionais que transportavam o Vinho do Porto desde Alto Douro Vinhateiro até às Caves situadas em Vila Nova de Gaia. Sinta-se parte da tradição. Sinta-se parte da História!

E para além de imperiosas paisagens, irá contemplar a região do Tua e o lugar onde o Rio Tua harmoniosamente se funde com o Rio Douro, enquanto saboreia um delicioso cálice de Vinho do Porto ou de Vinho Moscatel.  É incrível ver a fusão de dois rios tão importantes e perceber o seu papel, predominante, na beleza da região duriense.

Não perca mais tempo. Seja outono, inverno ou tempo quente, este cruzeiro realiza-se todos os dias do ano e é a experiência ideal para recarregar energias e aproveitar a tranquilidade do Douro. Sozinho ou acompanhado, reserve algum tempo para se apaixonar pelo norte do país. E, claro, não se esqueça de levar o telemóvel com a bateria carregada pois irá querer fotografar muito!

 

Afinal, há lá coisa melhor do que conhecer cenários imperiosos dentro do nosso próprio país?