Se anda a pensar numa fuga a dois para relaxar e namorar mas ainda não escolheu o destino, o Douro pode mesmo ser aquilo que procura. Envolta num idílico manto de paz, a região do Douro é conhecida não só pela sua História, mas, acima de tudo, pela beleza que encerra. Afinal, a região duriense é dotada de um verde que mais parece saído de um qualquer quadro e, o Rio Douro, plácido e azul, facilmente nos conquista, enamorando-nos na sua beleza.
Repleto de refúgios incríveis para passar bons momentos, lado a lado com quem mais ama, fomos à procura dos três melhores lugares para uma Escapadinha romântica. Não foi fácil selecionar uma lista tão pequena, mas estes lugares vão, certamente, surpreendê-lo e proporcionar-lhe a calma e sossego que tanto procura.
Lamego: Um Destino Cultural que o Vai Surpreender
Lamego, uma cidade histórica localizada na margem esquerda do Rio Douro, é visita obrigatória para quem, além de paisagens naturais, gosta de explorar Cultura e História. Se é o seu caso, inclua esta sublime cidade nos seus planos para umas miniférias no Douro, com a sua cara metade. Por aqui, poderão desfrutar de incríveis passeios em ruas que parecem que nos transportam no tempo e que nos preenchem o coração, de tanta beleza que encerram.
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, com uma arquitetura belíssima, de estilo barroco e rococó, é o edifício mais conhecido de Lamego e vale a pena ser visitado. Para além da escadaria e da fachada, no seu interior é possível observar uma parede coberta de azulejos, que representam a vida da Virgem Maria, e vitrais que nos prendem o olhar. A sua escadaria é enorme, e muitos são os que a ousam descer, desafiando as suas energias. Na verdade, são 686 degraus, que se desenvolvem em nove lances, ornamentados com capelas, estátuas, fontes e obeliscos. Sugerimos uma demorada atenção no Pátio dos Reis e na sua Fonte dos Gigantes.
Ainda nesta pacata cidade, vale também a pena visitar a Sé Catedral que, além da inegável beleza, desperta em quem a visita um sentimento de paz interior indescritível, o emblemático Castelo, a Avenida Alfredo de Sousa, entre outros monumentos singulares.
E após estas visitas mais culturais, aproveite que está nesta terra duriense para provar a culinária da região. Os pratos, deliciosos, são um convite irrecusável ao relaxamento e não deixe de se deliciar com a típica bôla de Lamego.
Peso da Régua: Uma Viagem ao Coração Económico do Douro
A Régua é uma das mais conhecidas cidades do Douro e um excelente destino para uma escapadinha a dois pela região. Esta cidade ribeirinha foi, desde sempre, um importante centro na produção e comercialização dos Vinhos do Porto e Douro. Local de paragem de inúmeros barcos de cruzeiro, também antigamente daqui partiam os Barcos Rabelos carregados de pipas em direção às Caves, em Vila Nova de Gaia. A estação ferroviária, um pouco acima da avenida principal, que agora leva os turistas numa emblemática viagem pela Linha do Douro, também assumiu desde os seus primórdios um importante fator para o desenvolvimento desta magnífica cidade.
Toda a História que envolve a Régua cria já, por si só, um ambiente enigmático e carismático, e o Rio Douro e as suas pontes conferem-lhe uma riqueza paisagística ainda mais monumental. Para além das paisagens de cortar a respiração, encontramos belos monumentos, como a Igreja Matriz de São Faustino, o Museu do Douro, o Solar do Vinho do Porto e a Capela do Cruzeiro.
E se ainda lhe sobrar tempo depois de uma visita a uma Quinta próxima desta localidade, leve a pessoa que mais ama até ao Miradouro de São Leonardo da Galafura (a sensivelmente 1 km da Régua). A vista lá de cima é absolutamente arrebatadora!
Pinhão: Aventurando-nos pelo Douro Desconhecido
Numa fuga a dois pelo Douro não pode faltar uma visita ao Pinhão. A nossa sugestão é que viaje para lá, calma e sossegadamente, pela Estrada Nacional 222 que liga a Régua a esta bonita e pequena localidade perdida no meio da região duriense. É considerada uma das estradas mais belas do país, na margem direita do Rio Douro, com este magnífico curso de água sempre a acompanhar a viagem. E até já foi considerada a melhor do planeta para conduzir. Maravilhe-se com a excelente paisagem que vai desfilando à sua frente.
Já no belo e escondido Pinhão, aproveite para admirar um dos tesouros de Portugal. Esta vila guarda a herança de uma das mais bonitas estações ferroviárias do país. Os painéis de azulejo sucedem-se nas paredes da estação formando um quadro bonito e agradável aos olhos. Nestes murais eterniza-se a vida árdua do campo e da produção de vinhos.
Deixe-se ficar por ali, com o amor da sua vida bem aconchegado, apenas a apreciar. Por estes lados, também se situam algumas das mais famosas Quintas da região, e por isso, aconselhamos uma emblemática visita aos seus jardins, lagares e adegas, com uma derradeira prova de vinhos. E – porque não? – aproveitar a escapadinha para um cruzeiro no Douro? A bordo de um tradicional Barco Rabelo desfrute de um passeio incrível até à foz do Rio Tua, num percurso que não é acessível através de estradas nacionais, e até lhe dão um cálice de Vinho de Porto e audio guias para aproveitar melhor a viagem!
Depois, caminhe de mãos dadas com a pessoa que o completa até ao fantástico Miradouro de Casal de Loivos. Deixem-se ficar por lá a relaxar e a apreciar uma paisagem única que mais parece arrancada de uma qualquer cena de cinema. Não se esqueça de tirar uma fotografia, principalmente ao por-do-sol.
Agora que já conhece alguns dos mais bonitos e relaxantes destinos do Douro, do que está à espera para marcar as suas miniférias a dois? Viajar pelo Douro é uma experiência inesquecível… eternize os bons momentos!