5 Passeios de Barco Imperdíveis este Ano. Blog do Douro

Blog

5 Passeios de Barco Imperdíveis este Ano

voltar

As melhores e mais típicas experiências a não perder!

Fazer um cruzeiro no Douro é das atividades mais típicas que podemos experimentar por terras durienses. Toda a extensão do Rio Douro em território português é navegável, e com variados Cais espalhados por todo o seu leito, várias embarcações cruzam diariamente o Douro rumo aos mais variados destinos: Porto, Régua, Pinhão, Pocinho, Barca d’Alva, entre outros.

E de todos os passeios de barco que temos disponíveis agora que a época de Cruzeiros já arrancou a toda a força, estes são os passeios que destacamos para 2018. Prepara-se porque sugerimos avidamente que se aventure em (pelo menos) um destes programas!

 

Cruzeiro das Pontes

Se não tem muito tempo para descomprimir, aproveite os seus 50 minutos mais criativos, nesta experiência náutica, embarcando num Barco Rabelo, com partida do Cais de Vila Nova de Gaia. Enquanto vai apreciando a paisagem que ladeia as margens, proporcionando-lhe uma vista diferente da cidade Invicta, não há como evitar o deslumbramento arquitetónico que as pontes oferecerem.

Neste cruzeiro, irá cruzeiro 5 magníficas pontes: a Ponte Maria Pia, a Ponte Luís I, a Ponte de São João, a Ponte do Infante e a Ponte da Arrábida. Ainda ao sabor das boas energias do Douro, não deixe de repousar o olhar no horizonte ao avistar a Ponte do Freixo.

Vai confirmar que, apesar de curto, o Cruzeiro das Pontes é grandioso!

 

Cruzeiro entre Pinhão e Tua

Este fantástico cruzeiro dá-lhe a incrível oportunidade de fazer uma viagem pelo Rio Douro, num Barco Rabelo, uma embarcação típica do Rio Douro que tradicionalmente transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro.

Trata-se de um incrível passeio, com a duração de 2 horas, a partir de Pinhão e com rumo à Foz do Rio Tua. Este é um percurso é muito especial, pois não se encontra nos itinerários dos cruzeiros habituais e, para além disso, é inacessível a partir de estradas. É um cruzeiro único, sem dúvida!

E para aprimorar ainda mais a experiência, a bordo é servido um cálice de Vinho do Porto para que possa desfrutar desta experiência o melhor possível. Sente-se nos sofás colocados na proa do barco e descanse!

 

Cruzeiro entre Porto e Pinhão

Já tem programa para um enérgico e espetacular sábado? Entre a bordo deste cruzeiro, que lhe oferece uma experiência única duriense. Comece por desfrutar de um delicioso pequeno-almoço, enquanto navega pelas margens do Rio Douro. Entretanto surgem as Barragens de Crestuma-Lever e do Carrapatelo, nas quais podemos admirar o processo de eclusagem, muito atrativa para todos os turistas.

O almoço, servido a bordo pela nossa equipa, é de “comer e chorar por mais”, enquanto continuamos a navegar rumo ao Pinhão. A meio do caminho entre a Régua e Pinhão ainda passamos mais uma imponente barragem, a Barragem da Valeira, e prevemos atracar por volta das 17h00. Após o desembarque, seguiremos caminhos para uma Quinta da região, onde visitaremos a sua História e provaremos os seus vinhos durienses.

 

E após este passeio incrível, é hora de regressar ao Porto!

 

Cruzeiro com Visita a uma Aldeia Vinhateira

Desbrave alguns lugares secretos! Este cruzeiro irá revelar-lhe todos os segredos e locais pouco conhecidos desta região. Desfrute de um belo pequeno-almoço a bordo e, de seguida, prepare porque vai passar pela Barragem de Bagaúste com um desnível de 27m e pela Barragem da Valeira, com desnível de 32m.

Celebre o passeio com um cálice de Vinho do Porto, ainda a bordo. Após desembarcar, seguimos em direção a São João da Pesqueira, uma das mais famosas Aldeias Vinhateira, na qual iremos saborear um almoço bem típico, num restaurante tradicional.  

Após a refeição, é altura de descobrir o que esta bela região tem para oferecer: surpreenda-se com uma visita ao Museu do Vinho, admire a paisagem do alto do Santuário São Salvador do Mundo – onde também se encontra um Miradouro que oferece uma das vistas mais bonitas sobre o Douro – e encante-se com uma passagem pelas Caves do Vinho do Porto.

 

E, num abrir e fechar de olhos, já estamos de regresso à Régua, pela belíssima Linha de Douro.

 

Cruzeiro das Vindimas

As Vindimas acontecem em setembro e outubro e este Cruzeiro procura proporciona-lhe a experiência mais típica e original, permitindo-lhe vivenciar esta tradição que ainda se mantém no Douro. Embarque nesta aventura!

Este programa espetacular tem a duração de dois dias, pelo que se figura como a escapadinha perfeita após os meses de Verão. Com partida do Porto, realizamos o cruzeiro até ao Pinhão, observando as mais magníficas paisagens.

No segundo dia de viagem, e após uma noite bem dormida num Hotel 4* da região, visitaremos uma das mais famosas Quintas do Douro. Seremos recebidos com alegres músicas tradicionais e visitaremos os bonitos jardins repletos de vinhas.

De seguida, começamos as Vindimas: início do corte das uvas, transporte para o lagar, pisa das uvas até formar um tinto rio, seguindo-se uma prova de vinhos assistida por enólogos da Quinta. E depois de tanto trabalho, vai saber bem descansar e almoçar uma refeição típica do Douro, confecionada em potes de ferro. Os anfitriões da Quinta fazem as honras da Casa e contam-nos a História do Douro, enquanto regalamos o estômago com alguns dos melhores produtos da região!

Finalmente, segue-se a prova documentada de vinhos licorosos e lanche tradicional, acompanhado com Vinhos do Douro. O dia e a visita terminam com o regresso de comboio com destino ao Porto, tendo este belo passeio e experiência no coração.