5 Sugestões Incríveis para uma Visita ao Porto. Cruzeiros Blog

Blog

5 Sugestões Incríveis para uma Visita ao Porto

voltar

Descubra as 5 atividades/experiências mais incríveis para fazer na Invicta

Pronto para uma viagem pelo Porto? Então não vai querer perder as 5 sugestões de experiências incríveis que lhe apresentamos. Desde o Rio Douro, ao encontro da História e dos sabores típicos, consulte a nossa lista e usufrua da melhor viagem à cidade Invicta de sempre!


Faça um pequeno cruzeiro a bordo de um magnífico Barco Rabelo!

Em cerca de 50 minutos ficará a conhecer o limite onde o rio encontra o mar, as vistas incomparáveis das margens do Porto e Vila Nova de Gaia, a vila piscatória da Afurada, a desconhecida Reserva Natural e as pontes que ligam as duas cidades que ladeiam o culminar deste Rio. Tudo isto, a bordo de um Barco Rabelo, o meio de transporte mais icónico da cidade Invicta.

Se antigamente os típicos Barcos Rabelos faziam o perigoso transporte do Vinho do Porto desde o Douro até à Foz, hoje em dia têm uma função meramente decorativa. Atracados às margens do Rio Douro, embelezam ainda mais a paisagem das suas margens. Mas convictas de que a História do Douro poderia ser trazida de volta, as empresas de cruzeiros ergueram bonitas embarcações ao estilo dos antigos Barcos Rabelos que realizam, hoje em dia, o tão famoso Cruzeiro das Pontes.

Este é um passeio de barco que aconselhamos vivamente. Com partida da Ribeira ou do Cais de Gaia, inicia o seu trajeto com vistas para a emblemática Ponte Luís I, que ficou concluída em 1886 e é da autoria do engenheiro belga Teófilo Seyrig, aluno de Gustave Eiffel. Segue-se a Ponte do Infante, a Ponte D. Maria Pia e a Ponte S. João. E, ainda antes de inverter o sentido da marcha, verá a famosa Ponte do Freixo.

De volta ao ponto de partida, recua até à “boca” do rio, para admirar a Reserva Natural e as inúmeras construções de elevado interesse histórico. E a última ponte que cruzas será a Ponte Arrábida, a enorme ponte de arco de betão armado, também da autoria do engenheiro português Edgar Cardoso.

Um cruzeiro único que já se tornou o mais famoso do Douro e é realizado, diariamente, por centenas de turistas nacionais e estrangeiros. Não perca!


Prove o delicioso Vinho do Porto e descubra a História do Douro!

Antes ou depois de se encantar no famoso Cruzeiro das Pontes, dê um saltinho às não menos célebres Caves de Vinho do Porto que estão localizadas no Cais de Gaia. São 15 as Caves que se perfilam mesmo à frente do Rio Douro e, ao aventurar-se por aqui, vai sentir-se como transportado para o passado.

Apesar de muitas pessoas desconhecerem este facto, certo é que o Vinho do Porto é produzido em plenas vinhas do Douro. Só após a sua produção é que é trazido para o litoral, para descansar e envelhecer nas famosas Caves de Vinho do Porto. Estas têm, por isso, uma função importantíssima na dignificação deste néctar que é mundialmente apreciado.

Assim, numa visita pelas Caves de Vinho do Porto vai perder-se na História do Douro, nas heranças históricas e culturais de cada marca de Vinhos associada a uma família, na aprendizagem ímpar sobre o Vinho do Porto e os seus diferentes estilos, sabores e texturas e vai, indubitavelmente, deliciar-se numa fantástica prova de vinhos.

Esta visita é já considerada uma das experiências mais típicas da Invicta, na qual todos os seus sentidos vão estar em alerta!


Admire a Estação de S. Bento!

Este edifício merece uma visita. Apreciada mundialmente, esta estação de comboios já foi muitas vezes reconhecida com uma das mais bonitas do mundo! Aqui param os comboios regionais e a linha do Norte e, por isso, não se admire se as pessoas que passam nesta Estação diariamente nem sequer olhem em seu redor para apreciar este magnífico monumento.

Sim, porque ao entrar nesta estação o mínimo é ficar boquiaberto com tanta beleza e não perceber a razão dos transeuntes permanecem indiferentes a tanta beleza. É normal: para quem vai stressado ou atraso para o trabalho não tem tempo para usufruir. Mas, se está em passeio, então pare e leve o tempo que quiser a contemplar a magnífica Estação de São Bento.  

Localizada em pleno centro histórico portuense, a arquitetura destaca-se. Erguida sobre o antigo convento de São Bento de Avé-Maria e inaugurada em 1916, a estação depressa se afirmou como um dos principais monumentos da cidade. E é especialmente célebre pelos seus painéis de azulejo: o átrio está revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço, que ilustram a evolução dos transportes e cena da História de Portugal.

Nestes azulejos, que apresentam um estilo típico de Arte Nova, utilizando cores muito claras, conhecidas como cores-pastel, poderemos apreciar a representação de momentos marcantes, como a Conquista de Ceuta em 1415, a entrada de D. João I e de D. Filipa de Lencastre no Porto em 1387, entre outros acontecimentos.


Prove uma autêntica francesinha!

A típica sandwich caraterística da cidade do Porto anda nas bocas do mundo. E até o conceituado Chefe Anthony Bourdain, numa passagem pela cidade onde até gravou um dos seus programas, provou e se rendeu à complexidade e sabor incomparável da Francesinha portuense.

Dizem que o segredo está no molho e que, acompanhada por uma boa cervejinha, constitui uma das melhores refeições da sua vida.  Quer-se com muito molho, com carne bem tenrinha, picante quanto baste e com ovo estrelado a completar tamanha obra de arte.  Batatas fritas também convém que não faltem!

Foi num final de tarde algures na década de 60 que Daniel Silva, cozinheiro no Regaleira, levou à mesa pela primeira vez a francesinha. Na altura, este prato foi adorado e passou de geração em geração, tornando-se num dos ícones da cidade. Hoje em dia já tem inúmeras interpretações: com pão de forma ou biju, feita na chapa ou em forno de lenha, com bife de lombo ou carne assada, coberta de molho mais ou menos picante. Até já há as francesinhas vegetarianas para ninguém fica de fora e o upgrade para francesinhas de massa folhada. Para todos os gostos, portanto!

Muitos são os restaurantes onde pode provar esta delícia. O que nós aconselhamos? Juntar a esta experiência um Cruzeiro no Douro. E como? Embarcando no nosso Cruzeiro à Moda do Porto, onde poderá disfrutar de um magnífico passeio de barco entre as margens do Porto e Vila Nova de Gaia, enquanto aprecia um fantástico jantar de Francesinha.


Não perca a oportunidade de andar de Elétrico!

O Elétrico marcou a história dos transportes urbanos sobre carris. Por isso mesmo, a cidade do Porto não hesitou em trazê-lo, novamente, à vida, abrilhantando a baixa portuense e a zona da Foz.

Apanhe uma das três linhas existentes, aprecie os tradicionais tons amarelo torrado, suba a estreitas escadas de metal, sinta o cheiro tão caraterístico da madeira pintada e dos estofos e sente-se, preferencialmente num lugar à beira da janela. Acabou de entrar num magnífico Elétrico e vai visitar a cidade num transporte repleto de História e Tradição.

A Linha 1, denominada Linha da Marginal, faz o percurso entre o centro histórico e o Jardim do Passeio Alegre. Neste troço consegue desfrutar das vistas únicas do Rio Douro, com chegada a um dos jardins mais bonitos da cidade. A Linha 18, Linha da Restauração, realiza o percurso entre Massarelos e o Carmo num só trajeto, onde pode apreciar alguns dos mais emblemáticos monumentos da cidade como a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello, o Museu do Carro Elétrico, o Jardim da Cordoaria. Finalmente, a Linha 22, Linha da Baixa, percorre o centro histórico da cidade e efetua um percurso circular entre o Carmo e a Batalha/Guindais.

Com a primeira linha de “carros americanos” inaugurada em 1872, a rede de carros elétricos da STCP, com frota constituída por restaurados elétricos da década de 20 e 30, torna qualquer passeio numa agradável experiência tradicional. Uma viagem aprazível e de cortar a respiração!