A História do Fado Português: um Símbolo e

Blog

A História do Fado Português: um Símbolo e Património Nacional

voltar
A História do Fado Português: um Símbolo e Património Nacional

A História do Fado Português: um Símbolo e Património Nacional

O fado sente-se, não se compreende, nem se explica” já dizia Amália Rodrigues.
Mesmo assim, hoje vamos tentar perceber de onde surgiu este ícone cultural. Venha connosco conhecer alguns factos e curiosidades sobre o fado!

 

O que é o Fado?

Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra “fado” pode significar:

  1. Força superior que se crê controlar todos os acontecimentos;
  2. Aquilo que tem de acontecer, independentemente da vontade humana;
  3. Canção popular portuguesa, geralmente interpretada por um vocalista (fadista), acompanhado por guitarra portuguesa e guitarra clássica.

 

 

A origem do Fado em Portugal

A palavra “Fado” vem do latim e significa "destino", o que diz muito da sua profundidade. No fado encontramos uma grande variedade de emoções fortes: amor e desamor, desgraças, nostalgia, saudade… mas também alegria e humor. 

No que diz respeito à sua origem, há quem diga que nasceu dos cânticos mouros. Por outro lado, há quem defenda que seja um descendente da canção de gesta medieval. E como não há duas sem três, também se especula que poderá ter origens na modinha (popular dos séculos XVIII e XIX), e que tenha resultado numa fusão com o lundu, proveniente de Angola.

Teorias à parte, de uma coisa não há dúvida: o fado nasceu no coração de Lisboa. A atmosfera multicultural da cidade favoreceu a proliferação deste estilo musical. O mais curioso é que o fado surgiu de uma forma espontânea, quando os lisboetas começaram a cantar sobre o seu quotidiano, de uma forma improvisada.

O fado mais antigo é o “Fado do Marinheiro”, de cerca de 1850. Nesta altura, o fado pulsava essencialmente nas ruas lisboetas, pela voz de artistas amadores. Foi só a partir dos anos 30 que as casas de fado surgiram em grande, principalmente no Bairro Alto, altura em que surgiram também os compositores de fado.

Os primeiros registos discográficos de fado produzidos em Portugal são do século XX. O tempo de ouro do fado começa nos anos 40, sendo que até aos anos 60 foram surgindo muitos talentos, como é o exemplo de Amália, que levou o fado aos quatro cantos do mundo.

 

 

Lugares do Fado em Portugal

  • Bairro Alfama: muito se debate de onde terá nascido realmente o fado. Será que foi em Alfama? Na Mouraria? No Bairro Alto? Uma coisa é certa: o fado ecoa por este bairro, dia e noite, graças às muitas Casas de Fado aqui localizadas;
  • Museu do Fado: “Um museu para ver, ouvir e sentir o Fado”. Aqui pode conhecer os protagonistas desta história que une todos os portugueses;
  • A Casa do Fado: no Porto também há Fado! Localizada num edifício histórico, o lugar transporta-nos para o Porto antigo. Além de concertos, também se realizam conversas sobre a história do fado;
  • Concerto de Fado nas Caves: este programa alia dois símbolos portugueses: o fado e o vinho do Porto. Melhor que isto, só se juntássemos um passeio de barco no Rio Douro, seguido de uma visita às caves do vinho do Porto, terminando com um espetáculo de fado e jantar. Parece bom demais, mas é possível!

 

Visite as famosas Caves do Vinho do Porto e depois assista a um espetáculo de Fado (com jantar)Visite as famosas Caves do Vinho do Porto e depois assista a um espetáculo de Fado (com jantar)
  

Curiosidades sobre o Fado

  • Desde 2011, é considerado Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO;
  • Maria Severa (1820 – 1846) foi uma cantora portuguesa, considerada a primeira fadista de sempre;
  • A história de Severa está registada no primeiro filme com som de Portugal (“Severa” - 1931);
  • Amália Rodrigues começou a sua carreira a cantar poesia erudita. Cantou Luís de Camões, Alexandre O´Neill e Pedro Homem de Mello;
  • Tal como todas as áreas artísticas, também o fado sofreu mutações durante a censura, em 1926. Não só as letras, mas também a apresentação dos intérpretes e os espaços performativos estavam sujeitos a novas regras.

 

O fado é daqueles elementos que nos caracteriza como um povo. É algo que nos pertence. Aprender mais a sua origem é uma mais valia. Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre a história deste símbolo lusitano!