Dia da Mãe no Douro: as Melhores Sugestões. Blog do Douro

Blog

Dia da Mãe no Douro: as Melhores Sugestões

voltar

Neste dia tão especial, surpreenda a sua Mãe com um passeio espetacular pelo Douro!

O Dia da Mãe está a chegar e, nesta ocasião especial, importa mostrar a uma das pessoas mais importantes da nossa vida como a amamos. Para isso, nada melhor do que um passeio especial por uma das regiões mais encantadoras de Portugal.

Falamos, claro, do Douro! Este vale encantado esconde belíssimos tesouros e paisagens de cortar a respiração que, definitivamente, parecem um quadro vivo inspirador. Assim, e para que possa aproveitar a data da melhor forma ao lado da sua mãe, reunimos algumas sugestões de passeios de barco no Douro que – estamos certos – vão adorar!

 

Cruzeiro de Dia da Mãe

As datas especiais pedem comemorações à altura, certo? Por isso, a nossa primeira sugestão recai num passeio que ficará para sempre gravado na sua memória e na da sua mãe. Falamos, claro, do Cruzeiro do Dia da Mãe.

Sabemos que, navegar pelo Douro, não só é das melhores sensações do mundo, como ainda lhes renderá paisagens arrebatadoras que não veriam de outra forma. Propomos, então, um sublime cruzeiro com partida do Porto e com destino à Régua.

Para além do pequeno-almoço e do almoço servidos a bordo, inclui a passagem pelas Barragens de Crestuma-Lever e Carrapatelo, desembarcando em pleno coração do Douro para que possam passear naquela que é considerada a capital da região vinícola demarcada do Douro. Será um dia completo de pura animação, boa Gastronomia e lindíssimas paisagens.

Este cruzeiro realiza-se, apenas, no dia 6 de maio e oferecemos o cruzeiro a todas as mães!

 

Passeio pelos Miradouros do Douro

Se a sua mãe se inclui no grupo das mais aventureiras, a nossa segunda sugestão é que a leve a passear pelos mais belos miradouros do Douro. Referimo-nos, claro, ao miradouro de São Leonardo da Galafura, localizado muito perto da Régua (e o qual Miguel Torga descreveu como “um excesso de Natureza”); o miradouro de Casal de Loivos, com uma vista absolutamente arrebatadora sobre o Vale do Douro; o miradouro de São Salvador do Mundo, situado em São João da Pesqueira; ou o miradouro de Santo António, este último também da Régua. Em comum, todos têm o facto de oferecerem paisagens maravilhosas a quem os visita e uma sensação de plena comunhão com a Natureza. A sua mãe irá, com toda a certeza, adorar e as fotografias para recordar estes momentos serão únicas (e farão sucesso nas Redes Sociais!).

 

Cruzeiro da Régua até ao Pinhão

A nossa terceira sugestão é um belíssimo cruzeiro de meio dia por um dos percursos mais encantadores do Rio Douro. Como este passeio de barco só se realiza à tarde, aproveita a bela manhã de um domingo primaveril para passear pela cidade da Régua, apreciando as belas paisagens que a cidade oferece e os seus emblemáticos monumentos como, por exemplo, o Museu do Douro.

E, ao meio-dia, embarquem num passeio de barco único no Douro rumo ao Pinhão. A zona do Pinhão, para além das vistas arrebatadoras repletas de robustas vinhas que pendem para o Rio, tem outras atrações que vale a pena conhecer, como a estação ferroviária - decorada com azulejos que, pintados à mão, ilustram todo o processo de produção do vinho e da História e quotidiano duriense. Com um almoço especial a bordo e regresso também em barco, este passeio vai deixar a sua mãe de coração cheio, pois verão algumas das paisagens mais bonitas que existem no nosso país!

 

Visita à Ilha dos Amores

Já várias vezes mencionámos a beleza incrível da enigmática Ilha dos Amores. E que tal celebrar esta data especialíssima, visitando esta ilha que, desabitada e cheia de vegetação, nos lembra as maravilhosas obras de arte que a própria Natureza cria? Fica a cerca de 60km do Porto e – estamos certos – será uma bonita surpresa para a sua mãe. Aproveite e junte toda a sua família porque esta é uma viagem privada em iate e, por isso, momentos incríveis viverão!

 

Programa Especial “Experiências no Douro”

Se a sua mãe é apreciadora das experiências mais genuínas do Douro, vai ter mesmo que a levar neste maravilhoso programa duriense que poderemos realizar, também, neste domingo muito especial. O dia começa na Estação de São Bento, onde o comboio levá-los-á até à bonita cidade da Régua. À chegada, o nosso motorista estará à vossa espera para as guiar até ao Pinhão por uma das estradas já considerada das mais bonitas do mundo, sempre ladeada pelo Rio Douro.

Seguidamente, irão visitar uma das mais famosas Quintas da região, onde é produzido o licoroso e muito doce Moscatel de Favaios. Com uma receção em festa, irão visitar os encantadores jardins da Quinta e fazer uma deliciosa degustação de vinhos, acompanhada por os mais experientes Enólogos. Preparem-se, ainda, para um saboroso e tradicional almoço neste espaço, confecionado em potes de ferro e com os melhores ingredientes da região. Enquanto a refeição decorre, o nosso anfitrião explicará uma das mais importantes histórias do Douro e as suas mais pitorescas tradições.

E como a tarde ainda está a começar, terão tempo de visitar o famoso Museu do Pão e do Vinho e, porque como nem só de vinho vive Favaios, o programa inclui, ainda, uma visita à tradicional padaria da aldeia, célebre por produzir o saboroso pão de Favaios. Aliás, a par do Moscatel, o pão é um dos tesouros desta aldeia vinhateira. Pelo caminho, deixem-se arrebatar por esta aldeia cuja história remonta à Idade do Ferro.

E, no final do dia, o nosso motorista guiá-los-á até ao Porto. Temos a certeza que será um dia em pleno e que a sua mãe vai ficar encantada!

 

E agora que já conhece as nossas propostas, do que está à espera para preparar a melhor surpresa à sua mãe no dia que lhe é especialmente dedicado? Escolha o melhor que se adequa aos vossos gostos e prepare-se, porque qualquer um destes programas é perfeito para lhe arrancar sorrisos e fazê-la imensamente feliz!