Blog

Dicas Úteis Para Fazer um Cruzeiro no Douro Este Ano!

voltar

Siga os nosso conselhos e desfrute de uma experiência magnífica e inesquecível no Douro!

Catarine Martins

Catarine Martins

Email

O Douro é uma região lindíssima em qualquer altura do ano, pela beleza natural que desvenda e pela paz com que inunda quem o visita e nele se perde. E, uma das melhores formas de admirar estas incríveis paisagens em todo o seu esplendor é, claro, desfrutando de um magnífico passeio de barco.

Fazer um cruzeiro no Douro não só garantir-lhe-á maravilhosas fotografias, como será uma experiência inesquecível que, certamente, quererá repetir. E esta é uma das atividades mais tipicamente portugueses que serão mais populares em 2018.

Assim, e para todos aqueles que têm agendado (ou a intenção de) fazer um cruzeiro no Douro este ano, reunimos algumas dicas úteis e importantes para fazer um cruzeiro no Douro este ano. Inspire-se e viaje já!

 

Escolha O Itinerário Que Mais Se Adequa A Si

Há várias ofertas de Cruzeiros no Douro, com diferentes percursos e diferentes programas. Pode escolher itinerários desde o Porto até Barca d’Alva (na fronteira de Espanha). Por isso, escolha o programa que mais se adequa às paisagens que pretende ver e às experiências de que pretende usufruir.

Se prefere admirar os caraterísticos socalcos vinhateiros, aconselhamos que escolha um passeio de barco que navegue entre Régua e o Pocinho. É nesta extensão que se localizam as maiores partes das vinhas onde cresce a uva para a produção dos famosos Vinhos do Porto e Douro. A partir do Pocinho, as paisagens são mais imponentes, com muitos percursos inacessíveis através de estradas nacionais e, por isso, igualmente belas. O percurso entre Porto e Régua é o mais citadino que poderá encontrar, repleto de paisagens verdes e magníficas. 

Seja sozinho, com a cara metade ou em grupo, há várias opções e o mais provável é que acabe por querer fazer todas. Se não for este ano, será no próximo. Mas esteja, igualmente, atento a outro detalhe. Se viaja com crianças, então o ideal é escolher um percurso não muito longo. Os barcos de cruzeiro no Rio Douro navegam a uma velocidade de aproximadamente a 7 nós, o que equivale a cerca de 13 km/h. Por isso, um pequeno percurso pode demorar mais do que comumente se espera. Entre os cruzeiros mais curtos, há percursos de uma, três ou cinco horas que será suficiente e são, igualmente, belos. Caso sejam só adultos no seu grupo, então aventure-se por um percurso mais longo em pleno Rio Douro para conhecer o melhor da região!

E se tem alguma dúvida sobre qual o melhor percurso para si, entre em contacto com a nossa experiente equipa. Teremos todo o gosto em esclarecer todas as suas dúvidas e sugerir-lhe as nossas melhores opções.

 

Reserve O Seu Cruzeiro Com Antecedência

Os Cruzeiros no Douro são uma das melhores formas de ver e sentir a região do país que já inspirou escritores e pintores. Assim, depois de ter escolhido o programa que mais lhe agrada, sugerimos que reserve com alguma antecedência para não correr o risco de não haver lugares no dia em que pretende subir a bordo.

Com os cruzeiros a serem uma atividade cada vez mais requisitada entre turistas portugueses e estrangeiros, é normal que algumas datas tendam a esgotar rapidamente, principalmente se pretender viajar entre junho e setembro. Desta forma, consegue garantir que todos os participantes do seu grupo têm lugar e que vão desfrutar de um dia esplendoroso e diferente… em pleno Douro Vinhateiro.

 

Tenha Atenção Ao Que Vai Vestir

Agora que já tratou da reserva, já tem os bilhetes e a identificação consigo (em Portugal é obrigatório andar com o cartão de cidadão) está preparado para embarcar no cruzeiro! Basta esperar pelo dia marcado e rumar ao Douro. Mas para que a experiência seja definitivamente agradável, também é importante a roupa que vai vestir nesse dia.

Acima de tudo, lembre-se de optar por roupa e calçado confortável. E, dado que no Douro se regista um microclima, a região tende a ser bastante quente no Verão. Apesar dos barcos estarem totalmente preparados para estas temperaturas, também é importante levar roupa leve fresca, que lhe permitam liberdade de movimentos, e chapéu, especialmente para admirar as paisagens no convés exterior da embarcação e para quando sair do barco.

E o melhor calçado para as terras durienses ou mesmo para se movimentar durante o cruzeiro são umas sapatilhas (sobretudo se o programa que escolher envolver excursões em terra) ou sandálias ou sapatos sem salto e cómodos.

 

Não Se Esqueça Do Telemóvel (e do seu power bank)

A região duriense é tão bonita que dificilmente resistirá a fotografar e a fazer alguns vídeos durante o cruzeiro com o telemóvel. Por isso, leve um power bank consigo para garantir que não fica sem bateria. Há alguns lugares no Douro onde não há rede, especialmente se o seu cruzeiro navegar entre Pocinho e Barca d’Alva mas não se preocupe: o objetivo é mesmo descontrair e relaxar. O mundo lá fora pode esperar, certo?

 

A Comida Não É Preocupação… Mas Não Se Esqueça Da Água!

Embora não haja qualquer paragem entre o cais de partida e o cais de chegada há sempre comida disponível e deliciosas refeições a bordo que poderá comprar, caso a fome aperte. Aliás, os cruzeiros mais longos incluem já um delicioso almoço a bordo, que o deixará muito satisfeito.

No entanto, se preferir levar uma sandes para o lanche, também poderá fazê-lo. É permitido levar snacks, pelo que pode ser uma boa opção. Assegure-se, apenas, de acondicionar bem os alimentos num saco próprio e na mochila, por exemplo, de forma a evitar acidentes a bordo.

E leve água! Principalmente se viajar no Verão. Com as altas temperaturas no Douro, é sempre muito importante ir-se hidratando ao longo da viagem. No bar da embarcação poderá, igualmente, adquirir garrafas de água, mas será sempre mais económico se levar uma ou duas garrafas na mochila. Este conselho é muito importante, especialmente se viajar com crianças!

 

Leve Algum Dinheiro Consigo

Caso pretenda comprar comida a bordo é importante que leve algum dinheiro consigo ou que levante numa caixa multibanco antes de embarcar, dado que, a bordo, não existe qualquer aparelho digital de pagamentos. Para além disso, pode ser útil caso queira fazer um passeio pelo local de desembarque e comprar alguma recordação. Pelo feedback que temos tido dos nossos clientes, com as multidões turistas que passeiam pelo Douro diariamente, muitas vezes as caixas multibanco mais próximas ficam sem dinheiro disponível. Para além disso, é sempre importante referir que a divisa a bordo e na região do Douro é o Euro (€).

 

Não Se Esqueça Do Protetor Solar E De Um Batom Do Cieiro

Como referimos acima, as temperaturas no Douro tendem a ser bem mais quentes, principalmente se comparadas com as do litoral do país. Por isso, e como já referimos, roupa leve e fresca é fundamental. Mas algo essencial é, também, o protetor solar (mesmo no inverno, dado que os raios UV se mantêm prejudiciais). Para além disso, um bom batom do cieiro também será útil, pois o vento tende a secar os lábios. Isto porque é muito importante que esteja absolutamente confortável para que possa usufruir da beleza do Douro em toda a sua plenitude.

 

Conviva Com Os Outros Passageiros

Um cruzeiro no Douro é uma experiência única pelo que deve aproveitar cada momento e fazer parte dele. Quer vá sozinho, quer vá acompanhado, compartilhe a viagem com as pessoas que vão consigo a bordo. Muitas boas amizades nascem a bordo de um cruzeiro, por isso não perca a oportunidade de conviver e de partilhar a maravilhosa experiência com todos os que estão a vivê-la consigo. Os guias no barco vão, também, tornar a viagem mais agradável, misturando boas explicações sobre a região e a paisagem, com alegre música para cantar e dançar. Sinta-se à vontade, ria muito e divirta-se a bordo. Afinal, é um dia diferente e tudo tem de ser memorável!

 

Confira Se Tem A Máquina Fotográfica Consigo!

A máquina fotográfica vai ser, provavelmente, a sua melhor amiga num cruzeiro no Douro. As paisagens são tão magníficas e majestosas, encerrando em si uma beleza natural de cortar a respiração, que vai querer registar tudo. Não se esqueça de levar as baterias carregadas e de desfrutar enquanto fotografa. Sabemos que a maior parte dos telemóveis já substitui este pequeno aparelho e publica automaticamente nas redes sociais (pode partilhar a sua experiência connosco através do nosso Facebook) mas se conseguir aliar os dois dispositivos ainda será melhor. No fundo, o importante é registar todos os momentos… para mais tarde recordar!

 

E, Claro, Desligue E Aproveite!

Enquanto estiver a bordo do cruzeiro no Douro aproveite para não pensar em problemas, desligar-se da rotina citadina e confusa, concentrando-se somente no agora e na beleza deslumbrante das paisagens. Serão momentos únicos que recordará para sempre. Por isso, usufrua deles em pleno.

 

Agora que já registou as nossas dicas, só nos resta desejar-lhe boa viagem. Será, com toda a certeza, uma experiência inesquecível que vai querer repetir muito em breve!

Catarine Martins

Catarine Martins

Email
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui