Como conhecer o Douro, longe das multidões? Douro Blog

Blog

Como conhecer o Douro, longe das multidões?

voltar

Sim, ainda é possível visitar o Douro sem confusões turísticas. Explicamos como!

Já não restam dúvidas – se é que, na verdade, alguma vez as houve – que o Douro é absolutamente lindo. No Inverno ou no Verão, com as margens cheias das chuvas ou as vinhas a secar ao sol, este vale é paragem obrigatória, tanto para os de fora, como para os de dentro.

Assim, e tal como o resto de Portugal, também o Douro está na moda e cada vez são mais os turistas que querem conhecer este paraíso. No ano passado, foram milhares os curiosos que não quiseram deixar passar 2017 sem um passeio por terras durienses. De barco, de comboio ou de carro, todos se deslumbraram e prometeram voltar. Multidões desenfreadas que rumaram ao Douro e o trouxeram no coração.

E é tão bom vermos o Douro repleto de entusiastas! Mas sabemos, também, que há turistas que preferem a beleza natural do silêncio, a Natureza sem intrusos, longe de massas e constantes filas e selfies! E por isso este artigo é para eles: nós descobrimos que ainda é possível visitar o Douro longe das confusões turísticas. E contamos-lhe tudo já de seguida!

 

Pinhão: um refúgio que tem séculos para contar

Se procura fugir do mundo civilizado e refugiar-se na Natureza aliada à História, esta vila do século XIX situada no Alto Douro vinhateiro é ideal para si. Percorra o Rio Douro de barco, num cruzeiro desde a Régua, ou num passeio do barco desde o Porto, se pretende uma experiência total e inesquecível.

As margens do Douro vão acompanhá-lo e permitir relaxar por completo nesta paisagem de cortar a respiração! E ao chegar a este pequeno mundo abrigado das confusões turísticas, aprecie o isolamento que tanto procura.

Tradições: um mundo à espera de ser descoberto

Se é fã da fuga à rotina e da descoberta de novas culturas, então o Douro tem muito para oferecer. Para além de fantásticos Cruzeiros no Douro, poderá tentar outras atividades mais calmas e pouco comuns. Sugerimos um delicioso piquenique, numa das famosas Quintas da Região do Douro. Muitas Quintas oferecerem este tipo de serviço e preparam-lhe um cesto repletos de bons petiscos regionais que lhe vão permitir relaxar em perfeita sintonia com a Natureza.

Para além disso, propomos que explore a região um pouco mais a fundo, aventurando-se pelas suas imensas vilas e aldeias vinhateiras que vale a pena conhecer. Por estas terras durienses, onde os locais o receberão de braços abertos, respira-se e vive-se a Tradição. São terras de muitos costumes, principalmente no Verão, e podendo sentir-se parte destas comunidades. Vai, certamente, encontrar sítios menos explorados por turistas, mas igualmente belos, e nos quais poderá vivenciar o verdadeiro quotidiano rural do Douro.

Março e Abril: os meses que deve explorar

Outro truque para quem prefere visitar o Douro longe das confusas multidões é viajar em meses de menor afluência turística. E – porque não? – nos meses de Março e Abril? Com o microclima que se sente no Douro, os primeiros raios de sol primaveril aparecem e aquecem as encostas durienses. Cria-se, assim, o cenário perfeito para bons e agradáveis passeios.

É, igualmente, nesta altura que os primeiros barcos começam a atravessar as Barragens que encerraram para manutenção durante o Inverno. Todo o espetáculo é, por isso, sublime, sem perder a identidade tranquila e de contemplação tão caraterística do Douro.

Passeios no Douro: perca-se nas margens do Rio

Os médicos dizem que passear 30 minutos por dia tem impactos significativos na redução da ansiedade e nervosimo. Estimula o cérebro, dizem eles, e ficamos efetivamente mais felizes. E nós queremos muito acreditar nestas estatísticas. Porque se isso é verdade em abstrato, imagine o que um passeio a pé pelo Douro pode fazer!

Explore os inúmeros trilhos preparados para o efeito e retempere as suas forças num cenário idílico. Há imensos percursos pedestres espalhados pelas mais variadas áreas do Douro, alguns mais conhecidos que outros, mas certamente não muito turísticos. Por estes simples caminhos vai poder desfrutar da Natureza no seu estado mais puro, sentir o ar fresco e limpo do Douro e ouvir o silêncio do mundo rural, brevemente rompido pelos cantos das aves que por lá passam.

Para quem gosta de multidões, ou para quem prefere o silêncio da tranquilidade, o Douro é o destino ideal. Só tem de escolher a altura certa e optar pelos melhores lugares. Porque o Vale do Douro… tem tudo para dar certo!