Que o Porto é uma cidade maravilhosa, já todos sabemos. Mas sabia que aquela que já foi aclamada como “melhor destino europeu” é uma cidade convidativa a escapadinhas que vão muito mais além dos passeios pela Ribeira?
Sim, a Invicta guarda vários tesouros que vale a pena descobrir, nem que seja numa escapadinha rápida de dois dias. E, se a esta altura está a pensar que quer algo diferente dos tradicionais passeios citadinos, temos uma sugestão que vai adorar: um Porto City Break com direito a cruzeiro pelas plácidas águas do Douro, visita às Caves de Vinho do Porto e degustação da gastronomia típica.
Visitar a cidade do Porto nunca foi tão entusiasmante!
O melhor da Invicta num City Break de dois dias
Ao todo serão dois dias de pura diversão e descontração, onde não só conseguirá aproveitar a cidade e contemplar as maravilhosas paisagens que só o Porto oferece, como também irá aprender mais sobre o tradicional Vinho do Porto, qual néctar dos deuses e, claro, sobre a própria cidade.
Assim, o primeiro dia começa com um cruzeiro pelas pontes que atravessam o Porto e Vila Nova de Gaia. Ao todo são 6: a Ponte Luiz I, inaugurada em 1886, e que hoje em dia é a ponte mais antiga da cidade do Porto que permanece em atividade, a Ponte da Arrábida, Ponte do Infante, Ponte Maria Pia, Ponte de São João e Ponte do Freixo.
E uma das melhores coisas de embarcar no cruzeiro das pontes é que poderá usufruir da vista privilegiada sobre as margens do Porto e Gaia, que permite fotografias maravilhosas que mais se assemelham a postais, de tão belas. Sim, de facto há perspetivas que só se consegue ter a partir do rio e que ficam para sempre gravadas na memória. Não se esqueça, por isso, de levar a máquina fotográfica e de ter a bateria do telemóvel carregada.
O passeio dura aproximadamente 50 minutos e fá-lo-á sentir-se maravilhado pelo belíssimo quadro natural que envolve a Invicta, e que faz dela um dos destinos favoritos de nacionais e estrangeiros, ano após ano.
Depois do cruzeiro, segue-se uma experiência maravilhosa de que dificilmente se esquecerá: uma visita guiada às Caves do Vinho do Porto, onde poderá deliciar-se com o que de melhor se faz no nosso país, em termos deste delicioso néctar.
Para além de percorrer as instalações da adega de forma a compreender o processo de elaboração do vinho acompanhado por um enólogo, uma visita às caves de Gaia é uma viagem no tempo, onde o cheiro a madeira das pipas se mistura com o perfumado aroma dos vinhos que elevam o nome de Portugal além-fronteiras.
Foi ali que, desde “sempre”, chegavam os tradicionais barcos rabelos carregados de pipas com os vinhos vindos do Alto Douro Vinhateiro, qual tradição que faz parte da alma portuguesa.
E se dúvidas houvesse de que o vinho que se produz no Douro é, de facto, especial, terá a oportunidade de o provar na própria adega. E, acredite, quem prova os vinhos do Douro dificilmente volta a beber um vinho de qualquer outra região com o mesmo gosto. Não é por acaso que os vinhos durienses são aclamados por todo o mundo, especialmente o Vinho do Porto.
A meio da tarde, os vinhos dão lugar ao fado. Sim, este programa inclui um espetáculo de fado, uma das maiores heranças musicais do nosso país. E, se é verdade que Lisboa e Coimbra têm uma tradição de fado mais conhecida, também no Porto não faltam fados bem cantados, que nos arrebatam o coração.
Deixe-se levar pelas cantorias, e sinta como lhe tocam a alma, numa viagem inesquecível pelos sentimentos e momentos com que todos nós nos identificamos. Afinal, não há como não ficar com os sentimentos à flor da pele, ouvindo tão belas canções.
Depois de se cantar o fado, está na hora de se deliciar com as típicas iguarias portuenses. Por isso, o jantar é feito de produtos regionais, onde poderá experimentar alguns dos melhores ingredientes da região, que conquistam o paladar de todos os que os provam. Tudo, claro, regado ao bom vinho duriense e a muita alegria.
O dia termina no hotel onde poderá descansar e passar em revista as maravilhosas horas pelos encantos da Invicta. No dia seguinte, o pequeno almoço está incluído, e poderá perder-se pelas ruelas da cidade, descobrindo recantos encantadores onde vive a alma portuense.
Não deixe de atravessar a Ponte Luiz I a pé, e de visitar o Mosteiro da Serra do Pilar que oferece uma vista arrebatadora.
Faça da primeira escapadinha do ano uma aventura inesquecível que poderá partilhar quer com amigos, quer com a cara metade. Afinal, a felicidade é ainda maior quando estamos a viver momentos memoráveis bem acompanhados, não é verdade?