Férias no Inverno? O Douro é uma Excelente Opção! Douro Blog

Blog

Férias no Inverno? O Douro é uma Excelente Opção!

voltar

O Douro é o destino ideal para uma escapadinha de Inverno. Descubra as razões!

A região do Douro é uma das mais bonitas do país e, por isso, é cada vez mais procurada por turistas nacionais e estrangeiros que buscam paisagens arrebatadoras e o contacto com as belezas naturais guardadas a norte de Portugal. Mas, se é certo que o Douro é lindíssimo em qualquer altura do ano, no inverno esta região ganha um brilho (ainda mais) especial. Isto porque, nesta época do ano, conseguimos aliar algumas das paisagens mais bonitas do mundo a uma viagem contemplativa, sem pressas ou encontrões. O ideal para desligar da rotina e descansar!

Além das bonitas paisagens, também os restaurantes locais, os Cruzeiros no Douro e os miradouros têm menos gente nos dias de inverno. Assim, é possível desfrutar duma calma refeição numa pequena aldeia vinhateira do Douro ou demorar-se a observar as paisagens silenciosas e absolutamente deslumbrantes nos miradouros da região. É verdade que, nesta estação do ano, as barragens no Douro estão encerradas para manutenção e, por isso, os cruzeiros não se realizam. Mas, desengane-se se pensa que não pode navegar: desfrute deste “vale encantado” enquanto desliza pelas águas azuis do Douro num sublime Cruzeiro entre o Pinhão e o Tua.

E apontamos mais uma vantagem: como não é época alta, vai conseguir navegar tranquilamente, sentado sossegadamente nos pequenos sofás colocados na proa deste Barco Rabelo, ouvindo a selvagem Natureza que desfila ao seu redor (sim, este percurso não é visível a partir de estradas nacionais).

Ah! E não podemos esquecer – claro – as provas de vinho que sabem ainda melhor com as temperaturas baixas. Há famosas e requintadas Quintas no Douro que estão abertas todo o ano pelo que, no inverno, como há menos gente, as provas conseguem ser (ainda) mais personalizadas.

Para além disso, as caminhadas a pé pela região do Douro, nos dias frios de inverno, tornam-se mais fáceis. Caminhe pelos trilhos durienses sem pressa e absorva toda a beleza natural que o rodeia. O Rio Douro em plena comunhão com as encostas encarpadas, que resultam num quadro único que nos preenche o coração.

E para os mais aventureiros, ir até ao Parque Natural do Douro Internacional num dia soalheiro de inverno, também se apresenta como um bom programa. Os tesouros geológicos que o Parque esconde, assim como as suas aves e restante fauna, podem ser plenamente absorvidas no inverno, uma vez que pouca gente se aventura por estas terras nesta época do ano. Este é o expoente máximo da Natureza no seu estado mais puro e selvagem, pelo que as fotografias ficarão belíssimas.

Em suma, se é daqueles que gosta de aproveitar os destinos sem confusões e multidões, visitar a Região do Douro no inverno é uma excelente opção para si. Vai ficar deslumbrado com as sublimes paisagens e, a melhor parte, é que vai poder contemplar toda a Região sem o barulho que começa a ser habitual nos meses mais quentes. É como se o Douro estivesse lá só para si, no seu estado mais genuíno. E, afinal de contas, haverá coisa melhor para aquecer o coração num dia frio de inverno?