As Melhores Experiências e Cruzeiros no Douro

Blog

As Melhores Experiências a Realizar no Douro em 2020

voltar

Aproveite o novo ano para viver experiências únicas no Douro.

O novo ano pede novas experiências e todos sabemos como o Vale Encantado do Douro é convidativo a passeios que enchem a alma de alegria e o coração de paz.

Com efeito, a região duriense é conhecida por guardar algumas das mais bonitas paisagens do nosso país. Daquelas que parecem acabadas de sair de um quadro de um qualquer artista de renome, de tão inacreditavelmente belas.

Com miradouros que nos oferecem vistas de cortar a respiração, vinhas que se perdem no horizonte e socalcos que provam a perfeita comunhão entre Homem e Natureza, não há como não adorar o Douro. Ele é único e deveras especial.

Mas a verdade é que há muitas experiências incríveis para realizar na região duriense, para além de apreciar as paisagens e sentir a magia que se guarda na região. Por isso, reunimos as 7 que vai mesmo querer viver por lá em 2020. Veja abaixo e descubra os as melhores experiências e cruzeiros no Douro.

 

1. Deliciar-se com um Brunch num Cruzeiro pelo Douro

Se visitar o Douro num cruzeiro já é uma boa ideia, imagine então tomar um delicioso brunch a bordo, enquanto se deixa navegar pelas águas plácidas do rio e se encanta pela beleza das margens.

Agora é possível. Com partida no Cais da Ribeira, no Porto, o cruzeiro com brunch a bordo passa pelas seis magníficas pontes que atravessam o rio Douro. Do barco vai poder deslumbrar-se com a Ponte D. Luís I, Ponte Maria Pia, Ponte São João, Ponte da Arrábida e Ponte do Infante, enquanto degusta deliciosos croissants, panquecas, quiches, frutas ou semi-frios de 3 chocolates, entre outras iguarias de “comer e chorar por mais”.

Para além de ser um excelente programa para fazer em família (as crianças irão, certamente, adorar), é também incrível para fazer com amigos e passar momentos inesquecíveis. Momentos esses que serão recordados mais tarde, de sorriso nos lábios, e que serão sempre tema de conversa quando se encontrarem.

Afinal, há lá coisa melhor do que juntar um bom brunch a bordo de um cruzeiro com paisagens de cortar a respiração pelas margens de Porto e Gaia, em boa companhia?

2. Fazer um Cruzeiro à Moda do Porto

Se é fã de francesinha, vai mesmo querer viver esta experiência em 2020.

Imagine fazer um cruzeiro enquanto se delicia com um jantar de francesinha a bordo. Parece bom demais para ser verdade, mas a parte boa é que não é.

Convide a cara metade para este delicioso jantar e desfrutem do vosso amor, enquanto apreciam as luzes das margens do Porto e Gaia, ao sabor de uma tradicional francesinha à moda do Porto.

Uma experiência que dura duas horas, mas que ambos levarão na memória como um momento especial, durante muitos anos.

3. Visitar uma típica Quinta Duriense

Se visitar uma quinta da região do Douro está na sua lista de desejos, nada melhor do que aproveitar 2020 para concretizá-lo e criar algumas das melhores memórias da sua vida.

Com efeito, são muitas as quintas típicas durienses que oferecem visitas guiadas, provas de vinhos com enólogos e terraços com vistas deslumbrantes que se perdem no horizonte e que vale a pena saborear, de cálice de Porto na mão.

Entre elas contam-se, por exemplo, a Quinta da Avessada, a Quinta do Vallado, a Quinta do Pôpa ou a Quinta do Crasto.

Em comum todas têm as paisagens privilegiadas, os conhecidos vinhos que dão fama à região e o sabor a tradição que deixa em todos os que as visitam uma enorme vontade de voltar.

Isto para não falar, claro, das simpáticas gentes da terra que, além de receberem nacionais e estrangeiros de forma calorosa, ainda partilham alguns segredos e tesouros da região que vale a pena descobrir.

Assim, quer seja apreciador de bom vinho, quer queira apenas conhecer um pouco mais dos belíssimos quadros naturais e tradições que o Douro esconde, vale muito a pena demorar-se numa quinta duriense.

Aproveite a experiência até ao último gole e vai ver como volta para casa absolutamente entusiasmado (e com vontade de repetir a experiência).

4. Fazer um piquenique no Douro

Quer queira surpreender a cara metade, quer queira oferecer uma experiência diferente aos seus amigos mais especiais, planear um piquenique no Douro é a certeza de conseguir arrancar sorrisos e gargalhadas a todos, por entre os olhares de contemplação.

Com efeito, o Douro guarda alguns dos miradouros com paisagens mais soberbas do país, onde vale a pena fazer um piquenique e desfrutar da paisagem, como o Miradouro de São Leonardo da Galafura ou o Miradouro de Casal de Loivos.

Paisagens essas que têm conquistado anónimos e famosos, com o Vale Encantado maravilhoso em tons de verde, ao fundo, e o Rio Douro de um azul inigualável, a serpenteá-lo placidamente.

Não se esqueça de levar uma boa garrafa de vinho duriense, compotas, frutos secos da região, queijos e pão, e viva uma experiência única que lhe tatuará um sorriso nos lábios e uma maravilhosa memória na alma.

5. Fazer um Cruzeiro Radical

Se acha que os desportos radicais não casam bem com o Douro, não poderia estar mais enganado.

A prová-lo está neste cruzeiro que se realiza num jet boat e promete ser uma das aventuras mais incríveis do ano.

Aproveite, assim, 2020 para explorar o Rio Douro de uma forma diferente, a bordo de um jet boat radical, numa experiência tão única quanto inesquecível.

Ao todo, serão 25 minutos de pura diversão em que verá a zona ribeirinha do Porto e Gaia com outros olhos. Convide os amigos e prepare-se para gostar tanto da experiência que o mais provável é mesmo querer repetir.

O Douro também pode ser aventura e emoção, com um passeio de jetboat!O Douro também pode ser aventura e emoção, com um passeio de jetboat!
Deixe-se encantar pelo famoso Vinho do Douro e as belas vistas das quintas.Deixe-se encantar pelo famoso Vinho do Douro e as belas vistas das quintas.

6. Fazer uma escapadinha de 3 dias ao Douro

Uma experiência absolutamente incrível que temos a certeza que irá adorar é fazer uma escapadinha de 3 dias pelo Douro.

Com o cruzeiro Douro Encantado, não só viverá a avassaladora experiência de contemplar paisagens que apenas podem ser vistas a partir do rio, como também irá saborear um delicioso almoço a bordo, enquanto se deixa deslumbrar pela magia do Vale Encantado.

O programa inclui ainda a visita a uma das quintas mais famosas da região, onde irá fazer uma prova de vinhos, visita ao centro histórico de Lamego, almoço tradicional onde irá provar a verdadeira gastronomia duriense (acredite, quem prova quer sempre voltar), uma visita ao Mosteiro de São João de Tarouca, passeios pelos tesouros do Douro e um delicioso jantar num restaurante típico da região.

No dia seguinte, não só irá visitar o Pinhão (uma das mais belas aldeias do Alto Douro Vinhateiro), como subirá a bordo de um tradicional barco rabelo (que antigamente transportava as pipas de vinho desde o Douro até às caves de Gaia), podendo apreciar o maravilhoso troço entre o Pinhão e a Foz do Rio Tua.

E, como se o programa não pudesse ficar melhor, irá ainda visitar uma quinta produtora do delicioso vinho Moscatel, qual néctar dos deuses, que poderá bebericar, enquanto passeia pelos jardins onde o Douro, majestoso, se estende pelo horizonte.

Assim, se quer viver a experiência de conhecer um Douro encantado que viverá para sempre nas suas memórias e que o fará sorrir quando o recordar, vale muito a pena reunir a cara metade e alguns casais amigos e desfrutar desta maravilhosa aventura. E deste Douro mágico, até então desconhecido.

7. Almoçar a bordo de um Cruzeiro no Douro

Quer fazer algo verdadeiramente romântico que deixe a sua cara metade feliz? Então, aproveite o novo ano para começar já a planear um almoço a bordo de um maravilhoso cruzeiro no Douro.

Para além de ser uma experiência arrebatadora, a paz que se vive ao contemplar a região duriense a partir do rio é mágica, oferecendo paisagens únicas e inesquecíveis.

Enquanto se deliciam com a rica gastronomia duriense regada ao bom vinho da região, vão trocar sorrisos cúmplices e sentir-se ainda mais unidos e inspirados. Porque o Douro tem esse condão, de apaixonar todos os que se atrevem a visitá-lo.

Não é por acaso que Miguel Torga se perdia pela região sempre que procurava inspiração, apaixonando-se novamente por ela a cada visita.

 

Ainda tem dúvidas de que esta é uma experiência que tem mesmo de realizar em 2020?

Aproveite, portanto, o novo ano para conhecer aquela que é uma das regiões mais bonitas do nosso país, e para se arriscar em experiências únicas e memoráveis.

Afinal, o que levamos da vida são mesmo os bons momentos. E no Douro, não há como não vivê-los.