Tudo o que o Outono traz ao Douro! Blog do Douro

Blog

Tudo o que o Outono traz ao Douro!

voltar

O outono consegue ser uma das mais inspiradoras épocas no Douro. Descubra porquê!

A região duriense, sumptuosa nas suas encostas e socalcos serpenteados pelo Rio Douro, pinta-se de mil e um tons de laranja, vermelho e amarelo, com suaves pinceladas violeta, naquela que é uma das suas épocas mais encantadoras: o Outono. Não é por isso à toa que esta estação é apelidada de “mágica” no Douro, havendo até quem ache que é a melhor altura para visitar pela região!

Outrora verdes e refrescantes, as folhas das videiras plantadas em socalcos dão lugar a tonalidades mais quentes, que nos aquecem a alma e o coração, num festival de cores que impressiona qualquer visitante. Na verdade, a paisagem é tão geometricamente perfeita nas suas mágicas gradações de cores que mais parece um quadro de um famoso pintor. Todos estes tons outonais se unem, assim, para pintar de encantos uma das mais belas regiões do país.

E, apesar de muita gente achar que não, há outras vantagens com a chegada do outono: o calor abrasador resultante do microclima que se faz sentir no Douro é substituído por dias mais amenos e apaziguantes, e as massas turísticas que tornam a região mais confusa já foram embora. Por tudo isto, passear pelas colinas, visitar os seus miradouros ou simplesmente deixar-se inebriar pelas paisagens em que cuidadas vinhas em socalcos se pintam em tons de fogo, com um cálice de Vinho do Porto na mão, é uma das melhores experiências outonais que pode ter.

Mas há muito mais que o Outono trás ao Douro! E estas são as cinco experiências que não vai querer perder!

 

As Vindimas do Douro

Entre setembro e outubro o Douro celebra a Festa das Vindimas. É a tradição no seu mais alto esplendor, num convívio alegre e que tem passado de geração em geração. Os vinhedos enchem-se de gente que, ao som de cantos tradicionais e muita alegria, cortam-se os cachos e pisam-se as uvas que darão lugar a deliciosos vinhos. É uma época de muito trabalho na região, mas também de alegria contagiante, permitindo que os visitantes entrem e façam parte da parte da festividade. Junte-se à festa e embarque no nosso Cruzeiro Especial das Vindimas. Serão dois dias absolutamente inesquecíveis em que poderá experienciar, na primeira pessoa, a magia das Vindimas no Douro.

 

A Festa de São Martinho

O outono traz, também, ao Douro a animada festa de São Martinho, uma das maiores celebrações outonais do nosso país. Assim, às saborosas castanhas assadas junta-se a água-pé e a jeropiga tendo, claro, por pano de fundo as paisagens durienses de cortar a respiração. Para viver o Magusto ao máximo, preparámos algo diferente: durante a tarde do dia 11 de novembro, suba a bordo do nosso Cruzeiro de São Martinho e comemore connosco. Do Porto até à belíssima barragem de Crestuma-Lever, não se esqueça da máquina fotográfica, para registar todos os momentos e partilhá-los nas redes sociais. Sozinho, ou com amigos, esta será uma festa inesquecível!

 

Uma Viagem pela Mais Bela Estrada do Mundo

Como já lhe dissemos, é no outono que se vive uma verdadeira explosão de cores na região duriense e é, também, no outono que a paisagem – já de si maravilhosa – atinge o seu expoente máximo de beleza. Por isso, instale-se num magnífico e acolhedor Hotel da Região e aproveite para saborear um cálice de Vinho do Porto, enquanto contempla o Vale do Douro deleitosamente, sem pressas. Depois, percorra a estrada N222 que liga o Peso da Régua ao Pinhão (considerada uma das mais belas estradas do país) e faça uma paragem num dos fantásticos miradouros que se perdem pela extensa paisagem duriense e, nos quais, o horizonte se funde em cores robustas e gritantes ao pôr-do-sol. Um momento inesquecível!

 

Cruzeiros no Douro Inesquecíveis

Viajar num Cruzeiro do Douro é maravilhoso em qualquer estação do ano, mas, no outono, assume especial magia. Sendo o passeio de barco uma das melhores formas de apreciar a paisagem da região, no outono estes cruzeiros tornam-se ainda mais magníficos, somando-se as cores quentes que se pintam no Douro nesta época do ano. O resultado é um regalo para a vista e para o coração: o Vale do Douro estende-se para além do olhar, enquanto as águas plácidas do Rio Douro o serpenteiam demoradamente, como que sabendo que a comunhão dos dois forma um quadro de inenarrável beleza. A verdade é que as palavras são insuficientes para descrever as paisagens outonais que podem ser apreciadas a partir de um Cruzeiro do Douro, por isso aconselhamos que aproveite o seu fim de semana, para uma magnífica escapadinha pelo Douro. Divirta-se, aproveite e revigore energias!

 

Como vê, o outono é mágico na região duriense, trazendo ainda mais beleza a um quadro natural que, por si só, já nos corta a respiração. Por isso, aproveite esta altura para viver o Douro ao sabor dos deliciosos vinhos e embarque numa das melhores experiências da sua vida!