Páscoa: 6 Sugestões “Low Cost” no Douro para Férias. Blog

Blog

Páscoa: 6 Sugestões “Low Cost” no Douro para Férias

voltar

Aproveite os dias de pausa para descansar e divertir-se no Douro!

A Páscoa é sempre uma boa altura para umas pequenas férias ou algumas atividades diferentes que quebrem a rotina e nos ajudem a (re)carregar energias até à chegada do Verão. Com tempo mais ameno e dias mais longos e luminosos, apetece mesmo aproveitar cada momento, com a família ou os amigos.

É verdade que esta Páscoa se avizinha um pouco mais cinzenta, mas tal não estragará os seus planos. Porque há imensas sugestões no Douro para aproveitar, mesmo que o tempo não esteja solarengo e brilhante. E o melhor de tudo é que há experiências durienses a preços tão baixos que até parece mentira.

Porque o importante é divertir-se, descansar e, acima de tudo, aproveitar bem a sua pausa laboral!

 

Cruzeiro das Pontes

A partir das magníficas margens do Douro, venha conhecer o Porto e Gaia de outros ângulos, num passeio de barco de 50 minutos que, de tão enigmático e deslumbrante que se apresenta, lhe vai ficar na memória.

Este percurso, em Barco Rabelo, permite admirar a arquitetura de cinco pontes (Ponte da Arrábida, Ponte Luís I, Ponte do Infante, Ponte Maria Pia e Ponte São João) e avistar, ainda, a elegante Ponte do Freixo, a montante do Rio Douro. Um programa de férias a não perder e que custa 15€, por pessoa. E as crianças entre os 4 e 12 anos usufruem de 50% de desconto.

 

Piquenique em pleno Douro

Almoçar à beira do Rio Douro, no meio da Natureza e com uma vista deslumbrante? Parece sem dúvida, um programa econômico e agradável no Douro. O miradouro de São Leonardo, em Galafura, é um excelente local para fazer o seu piquenique: tem uma vista incrível e bancos e mesinhas para que possa disfrutar da sua refeição. Por isso, pegue na sua cesta, prepare uns petiscos e faça um piquenique. O sol pode até pode só espreitar de mansinho, mas a paisagem continua extraordinariamente encantadora!

 

Caminhada com amigos

Desafie os seus amigos, meta a mochila às costas e aventure-se pelos trilhos do Douro. As temperaturas da região ainda não estão agrestes, pelo que a primavera se apresenta como a altura ideal para esta atividade ao ar livre. Mesmo que chova um pouco, será algo que lhe vai tornar a experiência mais memorável.

Aventure-se, por exemplo, pelo Trilho S. Cristóvão e leve a sua máquina fotográfica para registar os melhores momentos. Este trilho tem 4km, dura entre 1h30 a 2h e é relativamente fácil de ser percorrido. Este trilho tem início na igreja de Provesende e pode aproveitar para conhecer a igreja da zona, o largo e o chafariz da aldeia. E, após esta visita inicial, siga as setas devidamente indicadas do percurso e não se vai arrepender. Outro trilho muito famoso atualmente é seguir a linha de comboio entre Pocinho e Barca d’Alva. Este troço encerrado da Linha do Douro promete um passeio deslumbrante, sempre à beira do emblemático Rio Douro.

 

Percorrer os Miradouros da Região

Quem tem pouco dinheiro no bolso, mas uma mão cheia de vontade de percorrer as infinitas vistas da região, nada como fazer um roteiro pelos melhores miradouros durienses que estão mesmo à sua disposição e são um verdadeiro regalo para os olhos.

Sem pré-reservas ou qualquer joia, as paisagens de cortar a respiração são nos apresentadas ao longo de 14 pontos inesquecíveis. Começando pelo mais reconhecido e mais bem cotado – o miradouro de Casal de Loivos em Alijó – é um exemplo pitoresco de como as margens do Rio Douro permitem uma beleza ímpar que fica guardada na memória… e no nosso coração.

E se não resiste a uma boa caminhada, porque não subir os 758 metros e chegar a mais uma vista imperdível: o miradouro de São Domingos. E como quem faz dois, faz três ou quatro, há mais dois pontos obrigatórios: o Miradouro da Misarela e o Miradouro da Nossa Senhora de Fátima. E se quer uma boa sugestão para terminar, nada melhor que uma despedida no miradouro de Santa Bárbara, cujo percurso até lá é intenso e amplifica o prazer de contemplar o Douro e tudo o que o rodeia.

Leve o seu carro até ao Douro, aventure-se nas curvas e estradas nacionais que por aqui se encontram, percorra os caminhos sem pressa e, assim, poderá usufruir de um passeio pelo melhor do Douro… a um preço bastante low cost.

 

Visitar Lamego

Intitulada como um dos tesouros do Douro, é uma ótima opção para quem quer fazer uma viagem sem ter de recorrer a créditos. É a segunda maior cidade da zona e até se diz que os romanos por aqui passaram, deixando um rasto de História que se sente e se faz sentir. Quem procura monumentos religiosos deslumbrantes, parques, fontanários e toda uma panóplia de elementos que nos transportam para outras épocas, chegou ao local certo. E sem esquecer, claro, o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, erguido no topo do monte como uma homenagem eterna ao estilo rococó. Suba ou desça a escadaria, percorra a avenida principal e encante-se com os seus museus, regale o estômago com uma deliciosa bôla de carne e respire este ar e deixar-se levar.

 

Cruzeiro num Barco Rabelo no Douro

Para além do célebre Cruzeiro das Pontes, temos mais uma sugestão de passeio de barco para lhe apresentar. Marcamos encontro em pleno Pinhão, um dos lugares mais encantadores do Vale do Douro, para entrar num tradicional Barco Rabelo e relembrar as embarcações onde antigamente se transportavam as pipas de vinho, no Douro. De facto, estes barcos são feitos à imagem dos antigos, apesar de bem mais seguros, pelo que vai sentir-se a viajar no tempo.

 

Propomos, assim, um excelente cruzeiro até à Foz do Tua, sendo um emblemático convite para admirar um percurso belíssimo, não visível através de estradas nacionais. Sente-se nos pequenos sofás colocados na proa do barco, ou resguarde-se no seu interior da embarcação e brinde à Primavera, celebrado com um delicioso cálice de Vinho do Porto ou Vinho Moscatel, enquanto desfruta do melhor que o Douro tem para oferecer.

 

Duas horas memoráveis para recordar e querer, certamente, repetir!