A Primavera está a Chegar: 5 Experiências. Douro Blog

Blog

A Primavera Está a Chegar: 5 Experiências Que Não Vai Querer Perder

voltar

Top 5 de experiências durienses para surpreender na próxima estação!

Deixe o casaco e os agasalhos nos armários: os primeiros raios de sol da Primavera e os dias cada vez mais longos estão a chegar. Só há uma coisa a fazer: marcar viagem ao Douro e aproveitar esta estação maravilhosa!

 

Cruzeiro no Douro a partir do Porto

A partir do final do mês de março, as Barragem no Douro reabrem após alguns meses em manutenção, o que significa que reabre a bonita época de Cruzeiros no Douro.

Por isso mesmo, a nossa primeira sugestão é que aproveite os dias amenos da região duriense, e ainda sem as caraterísticas multidões de turistas, para desfrutar de um belíssimo passeio de barco, num dos percursos mais encantadores do Rio Douro: entre Porto e Pinhão.

A bordo, deslumbre-se com a paisagem que vai desfilando à sua volta, enquanto se delicia com um saboroso pequeno-almoço e almoço. Suba 3 Barragens (por ordem: Crestuma-Lever, Carrapatelo e Régua) e testemunho o curioso processo de eclusagem que espanta turistas nacionais e estrangeiros, admire o bonito Cais da Régua, fotografe os famosos socalcos que vamos encontrando e deslumbre-se com a bonita vila do Pinhão. Aproveite tudo o que magnífica vista lhe devolve e respire cada momento de felicidade. E se quiser juntar a este emblemático cruzeiro mais uma experiência típica do Douro, reserva o programa que inclui uma deliciosa Prova de Vinhos numa célebre Quinta da Região!

 

Aprecie a Vista de um Miradouro

Com a luz incrível do Sol que esta estação traz, não há como recusar um passeio pelos miradouros mais emblemáticos do Douro. O Miradouro São Leonardo de Galafura, um dos mais conhecidos desta região, a poucos quilómetros da Régua, constitui uma boa opção para apreciar os bonitos dias da Primavera.

Este belo lugar perdido no meio de uma imensa e (quase) intocável Natureza proporciona-nos uma visita inesquecível, dos seus 620 metros de altitude sobre o Vale do Douro! Daqui, é possível também contemplar a alta Serra do Marão. Visite este Miradouro ao fim do dia e deixe-se ficar até ao pôr-do-sol: estas condições, só pode ser incrível!

 

 

Agradável Piquenique em plenas Vinhas

Bom tempo rima com atividades fora de portas. Não acha? Por esta razão, pensamos que a Primavera é uma ótima altura para piqueniques, principalmente se está a pensar levar os seus mais novos num passeio pelo Douro. E a melhor notícia é que nem precisa de se preocupar em trazer o farnel de casa! Há várias Quintas no Douro que lhe preparam um bom cesto com produtos regionais. Qual manjar dos Deuses!

Basta marcar o dia e hora para o seu piquenique, pegar no certo e levá-lo até ao ponto que escolher, entre vinhas e vinhedos, desfrutando ainda de uma paisagem com o Rio Douro ao fundo. Garrafa de Vinho, água, pão e tostas, azeite, azeitonas, queijo, enchidos, compota, marmelada, doces regionais. E se precisar de alterar algo na “ementa”, também pode fazê-lo! 

 

Passagem pela Quinta do Castro

Esta é uma das Quintas mais emblemáticas do Douro e vale a pena uma visita. A vista que esta maravilhosa Quinta nos oferece sobre o Vale do Douro é incrível e de cortar a respiração. Mas há mais! Como os bons dias da Primavera já permitem uns mergulhos, principalmente com o microclima durienses, estes vão saber ainda melhor na piscina “infinita” que aqui encontramos, com uma vista arrebatadora para todo o imenso vale.

De facto, é esta piscina desenhada pelo famoso arquiteto Souto Moura, e que parece um espelho de água suspenso sobre o Rio Douro, a grande atração da Quinta. E, todos os anos, aqui chegam milhares e milhares de turistas prontos para a fotografar. 

E para tornar a experiência ainda mais magnífica e tradicional, termine a visita com uma deliciosa Prova de Vinhos. Com autênticos néctares primorosos e fantásticas vistas, esta degustação vai ser ainda mais sublime do que tinha imaginado. Uma incrível experiência vínica para aproveitar os dias primaveris da melhor maneira!

 

Visita à Ilha dos Amores

Já aqui lhe falámos da requintada ilha “plantada” no meio do Rio e que testemunha o cruzamento dos Rios Paiva e Douro. A Ilha dos Amores já dispensa apresentações para os nossos seguidores, tendo-se tornado num verdadeiro ícone no turismo da região duriense. Uma vez que não há cruzeiros diários que rumem a este encantador e misterioso pedaço de terra, para aqui chegar sugerimos que junte a sua família ou grupos de amigos e partam à descoberta num requintado iate de luxo. Sim, suba a bordo e desembarque no pequeno cais da Ilha dos Amores, ponto de partida para descobrir esta porção de terra desabitada, onde a comunhão com a Natureza autóctone lhe despertará os sentidos e lhe devolverá a paz primaveril.

 

Pouse o seu delicioso cesto de merendas nas convidativas mesas em pedra, faça um piquenique inesquecível, dê um refrescante mergulho se as temperaturas o permitirem, deslumbre-se com a paisagem de um robusto verde ao seu redor e celebre esta sublime harmonia, com a fauna e a flora local!