Caves de Vinho do Porto: História e Sabores

Blog

Caves de Vinho do Porto: História e Sabores

voltar
Caves de Vinho do Porto: História e Sabores

Caves de Vinho do Porto: História e Sabores

O Vinho do Porto é uma das bebidas mais famosas e apreciadas do mundo, sendo um dos símbolos de Portugal. Embora se desconheça a data exata da sua origem, a primeira referência oficial ao Vinho do Porto remonta ao ano de 1675. Esta surge num documento que regista a primeira exportação de vinho com esse nome, numa altura em que este já possuía um estatuto internacional.

Um fator que definiu a identidade deste vinho: durante as longas expedições que os comerciantes de Vinho do Porto faziam, a fim de o exportar, surgiu a ideia de fortificá-lo com aguardente vínica, de forma a preservar as suas características durante as longas viagens pelo mar. Foi assim que nasceu o Vinho do Porto como o conhecemos hoje.

 

As Caves de Vinho do Porto

As famosas Caves de Vinho do Porto são um ponto de paragem obrigatório para quem passa pela cidade do Porto. Estas caves oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer a história e os métodos de armazenamento deste vinho tão especial. 

Gostava de realizar um cruzeiro das Pontes, visitar as Caves do Vinho do Porto e depois usufruir de um jantar acompanhado por Fado? Nós temos o programa ideal para isso!

 

A Região Demarcada do Douro

O Vinho do Porto é produzido exclusivamente a partir das uvas da Região Demarcada do Douro, uma área de grande beleza natural. Esta região (a mais antiga região demarcada do mundo) é caracterizada pelas suas encostas íngremes e os seus solos xistosos, que proporcionam um ambiente único para o cultivo das uvas utilizadas na produção deste vinho.

Além das características geográficas, a região do Douro também beneficia de um clima particular, com verões quentes e secos e invernos rigorosos. Estas condições climáticas, juntamente com a expertise dos produtores, contribuem para a produção de uvas de alta qualidade, a base para o Vinho do Porto.

 

Processo de Produção

O processo de produção do Vinho do Porto envolve várias etapas. Vamos a um resumo?

1. A seleção das uvas, que são colhidas à mão. Estas uvas são então esmagadas e fermentadas;

2. O vinho é fortificado com aguardente vínica, interrompendo a fermentação e preservando os açúcares naturais da uva. Este processo aumenta o teor alcoólico do vinho;

3. Processo de envelhecimento em barricas de carvalho, onde adquire características únicas;

4. O Vinho do Porto é então engarrafado e está pronto a ser degustado. Alguns vinhos são comercializados imediatamente, outros continuam a envelhecer por vários anos, adquirindo uma complexidade ainda maior.

 

Curiosidades sobre o Vinho do Porto

  • Descobertas arqueológicas apontaram que a plantação de vinhas na região do Douro é feita há mais de 2000 anos
  • O Vinho do Porto é um dos vinhos mais antigos do mundo, com uma história que remonta a mais de 300 anos.
  • O nome "Porto" justifica-se por ser o local onde o vinho era tradicionalmente embarcado e transportado para outras partes do mundo.
  • Além de ser apreciado como um vinho de sobremesa, o Porto também pode ser utilizado em cocktails e como ingrediente em pratos culinários.

 

Tanto as Caves do Vinho do Porto como a Região Demarcada do Douro são tesouros do nosso país, que nos oferecem uma viagem à nossa história. Quer seja um amante de vinho ou apenas um curioso, visitar estes locais é uma paragem obrigatória. Felizmente, experiências inesquecíveis no Douro são a nossa especialidade. Até à próxima!