Por que o Vinho do Porto Vintage está a Correr o Mundo? Blog

Blog

Por que o Vinho do Porto Vintage está a Correr o Mundo?

voltar

Conheça o expoente máximo de célebre Vinho do Porto!

Portugal esconde alguns tesouros e, entre eles, conta-se o Vinho do Porto. Este néctar delicioso, que se produz na tão bela quanto inigualável região do Douro, é um ex-libris da cultura portuguesa. Mas o Vinho do Porto atinge o seu expoente máximo, segundo enólogos e apreciadores de vinho, no seu Porto Vintage.

Afinal, este é um vinho único, apreciado em todo o mundo e que resulta dum lote de vinhos considerado excecional e que, depois de um ano e meio passados sobre a Vindima, é submetido à apreciação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. Se, e segundo o Regulamento, contiver “características organoléticas de excecional qualidade, for proveniente de uma só vindima, retinto e encorpado e tiver aroma e paladar muito finos”, o vinho é aprovado como Vintage. Nem todos os anos se produz um Vintage – e mesmo dentro desta categoria há uns anos melhores que outros – e talvez por ser um bem raro e de extrema qualidade, as garrafas mais envelhecidas chegam a custar uns poucos milhares de euros.

Aliás, a quantidade anual de produção raramente ultrapassa o 1% de toda a produção de Vinho do Porto. E toda a sua complexidade e subtileza surpreendem além-fronteiras. Sendo sempre tinto, é de todos os Vinhos do Porto aquele que tem maior potencial de envelhecimento. Por isso, muitas famílias conservam garrafas de bons anos, de forma a ser desfrutado por gerações futuras. Na verdade, às vezes só após décadas ou mesmo um século de história, o Vinho do Porto Vintage atingirá o seu expoente máximo.

Este longo potencial de envelhecimento que lhe é permitido resulta da utilização de uvas complexas e concentradas na sua produção. De cor muito intensa, rico em taninos, encorpado e forte na sua estrutura e intensidade, é engarrafado sem ser submetido a qualquer tipo de filtração. Inicia-se com tonalidades de violeta escuro e a cor tinta vai tornando-se mais clara à medida que envelhece, até se tornar num robusto tom acastanhado. Com aromas a fruta no início, estes permanecerão sempre, independentemente do seu amadurecimento, juntando-lhe ainda toques de aromas a compotas e a frutas secas à medida que envelhece. 

Especificações técnicas à parte, muito do que o Vinho do Porto Vintage atualmente é, deve-se à região duriense onde tem origem e às suas gentes que no vinho foram vindimando a sua vida. Por isso, apreciar o Vinho do Porto Vintage na terra onde nasce é, essa sim, uma experiência absolutamente única, que jamais esquecerá.

Quer viva em Portugal, quer viva no estrangeiro e ande a planear uma visita ao Douro, quer seja simplesmente apreciador, quer seja o viajante vínico mais experiente do mundo, a nossa sugestão é que desfrute de um bom Vintage sem pressa, em plenas Caves de Vinho do Porto (localizadas em Vila Nova de Gaia) e rodeado de pipas e tonéis, ou em pleno Vale do Douro, envolto nas paisagens mais magníficas e caraterísticas de que há memória!

 

Os melhores programas no Douro para saborear um bom Vinho do Porto Vintage

E para desfrutar de um bom cálice de Vinho do Porto Vintage, nada melhor do que um programa onde o vinho é rei. Assim, preparámos dois programas de sonho, que qualquer amante de vinhos ou simples fã de Enoturismo gostaria de fazer. Deixe-se deslumbrar pela paisagem pintada a azul e verde que tanto inspirou grandes escritores e poetas portugueses, e sinta os paladares mais tradicionais e saborosos do Douro!

 

Rota dos Vinhos: Douro, Verde e Moscatel

A nossa Rota dos Vinhos pelo Norte de Portugal não poderia começar da melhor maneira: a bordo de um Cruzeiro do Douro, no qual poderá contemplar paisagens magníficas que, de outra forma, nunca poderia apreciar. E, chegados à Régua, os viajantes rumam para uma visita a uma das mais famosas Quintas da Região, para uma emblemática prova dos seus melhores vinhos. Duas experiências típicas e magníficas em, apenas, um dia. Mas o programa não fica por aqui. São, ao todo, três dias sublimes e repletos da melhor Gastronomia e dos vinhos mais célebres de três regiões vinícolas de Portugal!

 

Cruzeiro Douro Encantado

Este é um Cruzeiro magnífico que o levará pelo coração do Alto Douro Vinhateiro e o fará sentir-se em plena comunhão com a Natureza. Para além de um emblemático cruzeiro no Douro, uma visita a Lamego e outras tradicionais atrações, haverá tempo, claro, para visitar uma das mais famosas Quintas do Douro, para desfrutar de uma deliciosa prova de vinhos, assistida pelos mais experientes enólogos, que ensinar-lhe-ão tudo o que precisa de saber sobre o vinho do Porto, incluindo, o Vinho do Porto Vintage. Uma experiência de 3 dias que, acredite, será memorável!

 

Portanto, venha daí e descubra o sabor do Porto Vintage na região que o produz, considerada uma das mais belas de Portugal e já eleita Património Mundial da UNESCO. Podemos garantir-lhe que qualquer um destes programas será uma experiência arrebatadora e que o fará imensamente feliz. E, claro, que nunca um Vinho do Porto Vintage lhe saberá tão bem depois de conhecer a região do Douro!