À Mesa na Região do Douro. Cruzeiros no Douro Blog

Blog

À Mesa na Região do Douro

voltar

Descubra a encantadora Gastronomia do Douro, com enfoque na cidade da Régua, repleta de história e tradição!

Neste artigo propomos-lhe uma autêntica experiência de saberes e sabores da Gastronomia da Região do Douro. Esta rota começa na cidade da Régua, conhecida como a capital internacional do vinho e da vinha, sendo o centro da região demarcada do Douro. Por ser uma encruzilhada de rotas e de pessoas, a sua gastronomia é marcada pela diversidade e influenciada por sabores mediterrâneos.

 
 

Curiosos? Então venham descobrir!

Do legado de outros tempos, recebemos a sopa de cebola ou de troncha, com feijão vermelho. Por outro lado, as delícias das famílias mais abastadas eram feitas de sardinha com broa, acompanhada de batata cozida, arroz de feijão com pataniscas e o arroz de troncha com moira. É esta tipicidade e autenticidade que reflete os reguenses e a região do Douro.

Por herança, o arroz de forno com cabrito e batatas assadas, a feijoada à transmontana, o rancho com grão-de-bico, a carne em vinha d´alho e os rojões integram a gastronomia reguense. Um manjar digno dos deuses.

 
 

No peixe, sugerimos o bacalhau assado na brasa ou no forno, os pasteis de bacalhau, as trutas de escabeche, as trutas fritas ou grelhadas, arroz de lampreia. Nem Neptuno resistiria!

Se preferir uma sopa sugerimos o caldo de papas, o caldo de nabiças o caldo verde e a sopa de castanhas piladas.

Como é típico em Portugal, não podemos terminar uma refeição sem a bela da sobremesa. Assim, sugerimos o leite-creme que é eleito por unanimidade. No entanto, não deixe de provar a aletria, o pudim de ovos, o doce de abobora, o doce de chila e a marmelada.

Realce, ainda, para a excelente qualidade da amêndoa, do mel, dos enchidos regionais, dos queijos de vaca e ovelha e do presunto na gastronomia reguense.

E como os prazeres de Baco também se sentam à mesa, terá à sua disposição excelentes vinhos reguenses, brancos e tintos, Douro DOC, vinhos de mesa e vinhos regionais durienses e Vinhos do Porto.

Já com água na boca? Embarque numa fantástica viagem e descubra lugares de memória onde se respira hospitalidade e autenticidade e onde cada cliente é um amigo. E vai ter oportunidade de provar e saborear uma das gastronomias mais típicas de Portugal. E não se preocupe. Nós podemos tratar de todo o percurso por si. Peça-nos um orçamento grátis!