6 Lugares Perfeitos no Douro Para Quem Gosta de Comer Bem!

Blog

6 Lugares Perfeitos no Douro Para Quem Gosta de Comer Bem!

voltar

Vale do Douro e excelente Gastronomia: a harmonia perfeita!

Considerado uma das regiões mais bonitas do país, o Douro esconde muito mais do que paisagens deslumbrantes e o delicioso néctar que, apelidado de Vinho do Porto, é apreciado além-fronteiras. Afinal, a região duriense é, também, um dos melhores destinos para degustar uma Gastronomia de sabores fortes e suculentos, feita a partir de produtos regionais, que deixa qualquer um de “água na boca”.

Por isso, se gosta de comer bem, comece já a planear uma escapadinha à região duriense. Para além do belíssimo quadro natural, da magnitude de um Cruzeiro no Douro (que, aliás, é uma experiência inesquecível) e dos miradouros com vistas de cortar a respiração, a região duriense é um destino gastronómico cada vez mais apreciado por nacionais e estrangeiros.

Sobre este tema, já antes lhe havíamos mostrado como a Cozinha duriense é tão rica em fama como os seus adorados vinhos. Mas voltamos a falar no assunto porque reunimos alguns dos melhores locais no Douro para quem gosta de comer bem.

 

Restaurante Vindouro

Localizado no centro histórico de Lamego, é paragem obrigatória, quer esteja a fazer um Cruzeiro no Douro e desembarca no Cais da Régua, quer vá de carro até Lamego para conhecer a cidade. O restaurante, que mistura receitas tradicionais do Douro com uma cozinha contemporânea, é um dos melhores da região.

Com uma carta eclética, que contempla desde a posta “à Moda do Douro” ao delicioso porco preto, é impossível não conseguir escolher uma iguaria que lhe agrade. E, para além dos cozinhados bem apetitosos, o espaço do restaurante é deveras agradável, simulando as ondulações do Rio Douro e a sua envolvência, com a recriação de videiras e oliveiras. Se gosta de comer bem, sugerimos-lhe a degustação, sem pressa, de seis pratos, acompanhados – claro – do melhor vinho da região.

 

Restaurante Rabelo

Se está de visita ao Pinhão, ou se quer almoçar antes de embarcar num cruzeiro do Douro rumo ao Tua, aproveite que está numa das mais belas vilas vinhateiras para degustar uma refeição que lhe conquistará, não só o paladar, como a memória. O restaurante Rabelo, localizado no Pinhão, faz parte do Hotel Vintage House Douro, mas pode ser frequentado por quem não está hospedado no hotel.

Assim, a proposta do Restaurante Rabelo é uma cozinha de fusão com uma base tradicional. Ou seja, às tradicionais receitas do Douro juntou-se uma cozinha conceitual, resultando numa carta com pratos deliciosos. Desde robalo a cordeiro, há pratos para todos os paladares e – o melhor de tudo – é que não há um que não valha a pena, sobretudo quando regado com um bom Vinho do Douro.

Sugerimos-lhe que não resista à sobremesa e se delicie com o pudim de Abade dos Priscos, enquanto aprecia o ambiente da sala que, com pinturas alusivas ao Douro Vinhateiro, é absolutamente convidativa a refeições em boa companhia. Caso o dia esteja soalheiro, prefira almoçar na esplanada onde poderá contemplar uma vista deslumbrante sobre o Rio Douro e este vale encantado.

 

Quinta da Pôpa

Imagine fazer um piquenique no meio das vinhas de uma Quinta do Douro com uma vista absolutamente arrebatadora sobre o Vale Encantado e o rio. Parece bom demais para ser verdade, certo? Mas não é. Na Quinta do Pôpa, localizada em Tabuaço, é essa a proposta: aos visitantes é oferecido um cabaz – cujo menu varia de acordo com as estações do ano – mas que pode levar, por exemplo, queijos regionais, enchidos, pão caseiro e moelas, contando sempre com duas garrafas de bom vinho duriense

Assim, pode-se degustar as deliciosas receitas tradicionais onde quiserem, dentro dos jardins e vinhas da Quinta. Sim, é verdade: pode escolher onde quer estender a sua toalha e fazer o seu piquenique. Este é um programa não só romântico, como maravilhoso para quem gosta de comer bem no Douro, lado a lado com a mais pura Natureza.

 

Restaurante Castas e Pratos

É na Régua que se esconde um dos restaurantes onde melhor se come na região do Douro: o Castas e Pratos. Localizado num antigo armazém de caminhos de ferro, é possível degustar a refeição que escolher – que se baseia em boas receitas tradicionais da região – na esplanada, junto aos trilhos, ou numa antiga carruagem de carga. Sugerimos-lhe a esplanada por ter uma vista arrebatadora sobre o Douro e o famoso Cais da Régua.

Desde bacalhau à vitela, são vários os pratos maravilhosos que pode escolher no Castas e Pratos. E, como se isso não fosse já suficiente, o restaurante tem mais de 700 vinhos à escolha para acompanhar a sua refeição. Não tente resistir à sobremesa porque é mesmo a cereja no topo do bolo de tão incrível experiência.

 

Restaurante Manjar do Douro

Localizado na pacata cidade de Lamego, e com vista privilegiada para o célebre Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, neste espaço harmoniza-se a melhor Gastronomia portuguesa com a cozinha de autor, num ambiente tranquilo, intimista e acolhedor.

As principais especialidades são o cabrito assado e grelhado no carvão, a vitela arouquesa ou maronesa, o bacalhau e o rodízio de carnes, entre outros pratos bem servidos e deliciosos. Para além da enorme variedade de vinhos à disposição (conta com mais de 100 variedades), este é um local para degustar os pratos tradicionais da gastronomia duriense e chorar por mais. E em toda a refeição será brindado com o sorriso mais genuíno e a excelência da qualidade.

 

Quinta da Avessada

E se de “Quintas” vive o Douro, não pode sair da região sem uma boa refeição ao lado da mais pura tradição. Há imensas “Quintas” no Douro pelas quais pode optar, com pratos mais ou menos Gourmet, onde poderá degustar os mais deliciosos sabores e aromas dos mais renomados vinhos, lado a lado com paisagens arrebatadoras e ambientes adornados com pipas e garrafeiras.

O nosso destaque de hoje vai para a bonita Quinta da Avessada, que em cada visita nos conta uma História. Recebendo as visitas com alegres músicas tradicionais, não poderia haver melhor receção. O almoço ou jantar é cozinhado em autênticos potes de ferro, tal e qual como se fazia antigamente. E desde a sopa à sobremesa, vamos conhecendo a História do Douro, dos Vinhos e da sua Gastronomia, contada pelos próprios locais. Esta será uma refeição temática que vale pelos sabores e experiência… uma viagem no tempo incrível para conhecer a herança cultural e gastronómica do Douro!

 

Agora que já conhece alguns dos melhores locais para comer bem no Douro, do que está à espera para planear a sua escapadinha a uma das mais belas regiões do país?