Blog

5 Benefícios para a Saúde numa Viagem pelo Douro

voltar

Se precisa de recarregar as baterias, o Douro é remédio santo.

Sofia Ferreirinho

Sofia Ferreirinho

Email

No nosso dia-a-dia deparamo-nos com várias circunstâncias, que, com o tempo, podem debilitar o nosso estado de saúde. O stress com que lidamos diariamente no trabalho e na nossa vida pessoal, juntamente com o desgaste que as cidades provocam, faz com que seja necessário encontrar um escape para ajudar a recuperar o bem-estar.

A Região do Douro, um dos tesouros mais bem guardados de Portugal e cada vez mais procurado por turistas, constitui uma fantástica solução para o efeito. Deixamos-lhe, seguidamente, alguns dos benefícios para a saúde que uma visita ao Vale do Douro lhe pode trazer.
 

Longe do Stress

A calma do Douro vai, certamente, aliviar todo o stress causado pela pressão diária.  Esta região é conhecida pelas suas belas paisagens, de cortar a respiração, as quais irão proporcionar bons momentos de descanso, sem sons de carros a buzinar e horários a cumprir. Silêncio é tudo o que vai ouvir, levemente rasgado pelo canto de pássaros ou o uivar do vento.

Foque-se na beleza do Rio Douro a atravessar os vales, enquanto liberta as suas preocupações.
 

Ar Puro

A poluição dos meios urbanos provoca um impacto negativo em todos nós, pelo que é importante, sempre que possível, respirar ar puro.

Aventure-se e suba até um dos vários Miradouros da região do Douro, onde encontrará uma atmosfera ainda mais limpa. Respire fundo e aprecie a vista privilegiada para o Vale do Douro e para o rio, que o atravessa.

Entre os vários miradouros, os mais apreciados são o Miradouro de São Leonardo de Galafura, Quinta do Seixo e Quinta do Crasto, mas há muitos mais. Antes de escolher, descubra quais os melhores miradouros do Douro que valem uma visita.

 

Renovar Energias

Deixe-se levar pelo Rio Douro num dos vários passeios de barco que fazem a sua travessia, enquanto renova as energias.

Liberte-se da fadiga e cansaço e fique a conhecer a tranquilidade do Vale do Douro a bordo de um cruzeiro. As encostas devolvem-lhe as magníficas paisagens alinhadas das vinhas, nos socalcos. A singularidade e serenidade desta paisagem vai ajudar a recuperar forças, para regressar ao quotidiano mais em forma.

 

Vitamina D

Portugal é um dos países com mais horas de sol e o Douro será, igualmente, um fantástico local para “fazer fotossíntese” e receber vitamina D. O sol é uma fonte desta vitamina, a qual traz vários benefícios para a nossa saúde, entre eles ao favorecer a fixação do cálcio, diminuir o risco de diabetes e melhorar o funcionamento do cérebro.

Um passeio pelas margens do Rio Douro, palco de um microclima bem agradável, constitui uma ótima forma de absorver esta vitamina tão benéfica, enquanto aprecia as paisagens e fica a conhecer esta zona fabulosa. Aventure-se pelos vários caminhos à beira rio e perca-se na magia do Douro.

 

Rejuvenescer

Comprovou-se, recentemente, a existência de propriedades rejuvenescedoras presentes no Vinho Tinto. E na Região do Douro, vinho de qualidade não falta!

Esta zona é conhecida internacionalmente pelos seus vinhos, havendo muita oferta. Vinhos do Porto de todos os tipos, vinhos do Douro tão saborosos e Moscatel e Favaios tão doce. Aqui poderá juntar o “útil ao agradável” e rejuvenescer enquanto aprecia alguns dos melhores néctares do mundo. Visite uma das famosas Quintas Produtoras de Vinho ou adegas. Vai, certamente, aprender mais sobre o Douro e o processo (ainda arcaico) de produção de vinho, estando reservada uma deliciosa prova de vinhos no final da visita, com a orientação de um experiente enólogo. Fique mais jovem, mas sem abusos, claro.

 

Viaje pelo Douro. Cuide da sua saúde!

Sofia Ferreirinho

Sofia Ferreirinho

Email
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui