Douro: um paraíso aqui tão perto! Cruzeiros Douro Blog

Blog

Douro: um paraíso aqui tão perto!

voltar

A paisagem duriense é encantadora. Vamos dar-lhe uma ajuda nessa descoberta.

Quando pensamos em viajar, damos por nós submersos em guias de viagem além-fronteiras, sonhando descobrir incríveis tesouros por esse mundo fora. Apesar de viajar para o estrangeiro ser culturalmente aliciante, por vezes (e tão erradamente) acabamos por nos esquecer que temos autênticos lugares paradisíacos no nosso país.

O Douro, por exemplo, é um desses belos locais. Aclamado pelos quatro cantos do mundo, tem-se tornado um destino cada vez mais emergente na Europa. Milhares de turistas estrangeiros partem à descoberta desta região, procurando as melhores paisagens, das experiências de Natureza mais incríveis e do melhor que o Enoturismo tem para oferecer. Mas, apesar de muitos prémios e menções honrosas que tem conquistado por todo o planeta, ainda permanece desconhecido para a maioria dos portugueses.

Hoje explicamos-lhe as razões pelas quais deve visitar o Douro, esse paraíso aqui tão perto e que o vai deslumbrar!

 

Quintas Produtoras do famoso Vinho do Porto e Douro

A Região do Douro fascina pela magnitude do seu Rio a abraçar imensos socalcos de vinhas. E, enquanto portugueses, temos o privilégio de a ter aqui tão perto e ainda tão inexplorada.

Fazer um passeio pelo Vale do Douro implica conhecer este paraíso devagar, com todas as vantagens de planear uma viagem a um ritmo mais calmo. Essa serenidade combina perfeitamente com todo o processo de nascimento e crescimento da tão apreciada uva destas paisagens e dos produtos daí resultantes: os vinhos do Porto e de mesa do Douro.

Na sua visita à Região do Douro vinhateiro não deixe de visitar uma das várias Quintas Vinícolas onde se produzem os vinhos desta maravilhosa Região. Muito informativa, a visita por qualquer Quinta vai dar-lhe uma ideia bastante real de todo o demorado e cuidadoso processo de produção de vinho. E, no final de qualquer incursão por um destes espaços, há sempre deliciosas Provas de Vinhos com vista privilegiada sobre o Douro. É garantido que todos os sentidos se regozijarão com este presente.

 

O Douro visto das alturas

O Douro é um destino acertado em qualquer altura do ano. Naturalmente que o bom tempo é um grande aliado de uma boa viagem, mas esta Região oferece uma paisagem deslumbrante e experiências arrebatadoras em qualquer estação. Até no outono consegue ser considerada um dos melhores lugares do mundo!

E toda esta paisagem incrível merece ser contemplada a partir de locais privilegiados. Fruto dos altos montes e arribas que se encontram na Região Vinhateira, há miradouros únicos, de cortar a respiração.

Os miradouros de Casal de Loivos ou da Quinta do Seixo estão entre os mais apreciados. O primeiro localiza-se na bonita zona do Pinhão e encontrá-lo-á facilmente se seguir a direção de Sabrosa. Aqui pode sentar-se e sentir o tempo passar, enquanto se deleita com uma soberba vista sobre o Vale do Douro. E caso o tempo não esteja tão convidativo a uma tarde no exterior, a Quinta do Seixo será uma boa alternativa, já que o seu miradouro fica num magnífico salão de prova de vinhos. Uma vez mais, o copo de vinho vai fazer parte das suas melhores recordações de viagem. Afinal, está no melhor local para isso. Aproveite!

 

Conduzir com o Douro à pendura

Deixar a pele receber os belos e dourados raios de sol, de frente para o rio, e contemplando esta paisagem já considerada Património da Humanidade, é uma das experiências mais paradisíacas que podemos ter num passeio pelo Douro. Aprecie a tranquilidade do momento, totalmente inserido no meio da Natureza de um estado tão puro.

Mas se não consegue estar parado por muito tempo, esta região também lhe oferece uma alternativa: percorrer, de carro, as estradas panorâmicas da região. Seguindo o percurso do belo Rio Douro, aqui podemos encontrar algumas das estradas mais bonitas de Portugal. Aliás, os amantes do volante consideraram a Estrada Nacional 222, que liga a Régua ao Pinhão, uma das melhores do mundo para se conduzir, pelas suas curvas e contracurvas suaves, ladeadas por uma paisagem vertiginosamente incrível: este percurso está maioritariamente ladeado por precipitadas encostas ao longo da margem do Rio Douro. Neste percurso avistam-se algumas das Quintas onde é produzido o famoso Vinho do Porto, o comboio a passar no ouro lado do Rio e paisagens de vinha incríveis, onde a vista se perde.

Caso não seja fã de alturas, então vai preferir conduzir ao longo de um vale. A região do Douro também oferece essa opção. A Estrada Nacional 323, por exemplo, que liga o Pinhão a Sabrosa, não oferece uma paisagem tão ampla, mas aqui proliferam as Quintas Produtoras de Vinho mais familiares e de cariz (ainda) mais rural.

E quando o final de tarde sussurrar, desligue o GPS e aventure-se pela Estrada Municipal 590, que passa por baixo da linha férrea, acompanhando o Rio Douro até Covas do Douro. A luz de fim de tarde aqui é realmente única!

 

Magníficos Cruzeiros pelo Douro

E se o Rio Douro é o ex-libris da região, e até já foi considerado um dos rios mais impressionantes da Europa, porque não explorar esta espetacular Região, precisamente, de barco? Há várias opções: algumas mais longas, outras com um percurso mais curto; cruzeiros que incluem viagens de comboio pela Linha do Douro, ou passeios de barco com navegação de ida e regresso ao Cais de partida.

Fazer parte da paisagem, com a água a refletir rostos de satisfação, enquanto embarca nestes cenários maravilhosos, é bem capaz de ser um sonho tornado realidade se pretender um tempo privilegiado de contacto com a natureza. Este belíssimo Rio permite testemunhar toda a grandeza e diversidade da paisagem envolvente, além de experimentar, nas famosas Barragens do Douro, a sensação de passar por desníveis de água até 35 metros. São diversos os Cruzeiros no Douro de 1 dia, pelo que só precisa de indicar qual o destino que prefere descobrir.

Com tantos motivos de deslumbramento (a região demarcada mais antiga do mundo foi classificada pela UNESCO, a 14 de dezembro de 2001, como Património da Humanidade), o melhor é aproveitá-los todos e desfrutar de uma escapadinha de alguns dias pela magnífica Região do Douro. No final, temos a certeza que levará todo o imenso Douro no coração.